Sex Education: Essa é a única maneira da série não acabar

Saiba qual a saída para Sex Education não acabar

- Publicidade -

A comédia dramática aclamada pela crítica da Netflix, Sex Education, tem sido um dos maiores sucessos do serviço de streaming. No entanto, seu melhor futuro agora é um elenco e personagens completamente novos. Desde sua estreia em 2019, nomes como Otis, Maeve, Eric, Jean Milburn e Adam Groff se tornaram figuras amadas, inextricavelmente ligadas à história de Sex Education.

- Publicidade -

No entanto, à medida que membros proeminentes do elenco de Sex Education continuam seu êxodo antes das temporadas 4 e 5, e a trama inevitavelmente avança, fica cada vez mais claro que uma nova geração de estrelas em ascensão é necessária.

Um grande problema para a série é que vários de seus protagonistas estão saindo do palco. Já Ncuti Gatwa, que interpreta Eric Effiong, foi escalado como o novo Doutor na instituição de ficção científica da BBC, Doctor Who. Da mesma forma, a vencedora do prêmio BAFTA Rising Star de 2023, Emma Mackey, aparentemente confirmou que não voltará para a série após a 4ª temporada.

Juntamente com o fato de que todos os atores originais estão ultrapassando a idade para efetivamente habitar o cenário do ensino médio, fica claro que as circunstâncias estão trabalhando contra os planos futuros de Sex Education. Como tal, é necessário um repensar radical.

- Publicidade -

Sex Education terá um elenco totalmente novo?

Se a Netflix quiser continuar Sex Education após a 4ª temporada e além, a única opção viável é um elenco totalmente novo de personagens. Ao substituir Otis, não será uma tarefa fácil, simplesmente não há outra maneira de lidar com as restrições narrativas de atores envelhecidos e personagens originais, além de um número crescente de partidas.

- Publicidade -

Publicidade

Embora a série possa ser capaz de substituir uma ou duas figuras menores de fundo, reformular papéis como Otis e Maeve simplesmente não é realista.

Dado seu papel central na história da série até o momento, seria melhor a série se comprometer totalmente com uma mudança de curso, em vez de ficar apenas com personagens cujos atores permanecem a bordo. Por outro lado, um novo elenco pode devolvê-la e às suas raízes e revigorar a série.

Parte do que tornou Sex Education tão bem-sucedido foi a universalidade de seus temas e seu retrato realista da adolescência. Embora a série até agora tenha feito um trabalho admirável ao explorar essa experiência, ainda há muito mais a ser dito.

- Publicidade -

Sex Education: Essa é a única maneira da série não acabar
Imagem: Divulgação/Netflix

Iniciar uma nova jornada com rostos desconhecidos pode permitir que a série examine essas questões de uma maneira autêntica e crível, em vez de permanecer apegado a um elenco cada vez mais envelhecido cujas histórias estão se aproximando de uma conclusão natural.

O final do ensino médio é sempre difícil, mas no caso da série, deixar ir e começar de novo pode ser exatamente o que ela precisa.

- Publicidade -

A 5ª temporada de Sex Education terá que ter mudanças

Parte da razão pela qual as saídas de Sex Education são tão devastadoras é que sempre foi uma peça de conjunto. Embora Otis seja ostensivamente o foco, personagens como Eric, Maeve e Adam tiveram uma parte dos holofotes e conduziram tramas secundárias importantes.

Embora uma educação sexual futura com uma abordagem mais centrada em Otis pudesse funcionar, não pareceria fiel ao tom do original, o que tornava seus relacionamentos complicados com seus colegas uma preocupação fundamental.

- Publicidade -

De muitas maneiras, as partidas da série são importantes não apenas pela forma como os personagens se relacionam com Otis. Contudo, também pela forma como definem toda a estrutura da série. Além dos aspectos práticos dos atores que desejam seguir carreiras diferentes, o enredo de Sex Education realmente precisa de uma redefinição.

Já, manter o mesmo grupo de personagens dentro de um ambiente de ensino médio está começando a esticar os fundamentos da credulidade. Inevitavelmente, quando a escola termina e o próximo capítulo começa, os relacionamentos mudam, as pessoas se afastam e o tempo passa.

Ignorar essa realidade em uma tentativa de recapturar a magia da 1ª temporada da série, mesmo que os principais jogadores não estivessem saindo, seria extremamente equivocado.

A série, portanto, tem que mudar de qualquer maneira. O fato de também haver tantas grandes saídas só torna a situação mais desesperadora.

Como personagens existentes de educação sexual ainda podem aparecer

Embora um novo elenco seja o melhor caminho a seguir para Sex Education após a 4ª temporada, existem maneiras pelas quais a série pode incorporar personagens legados. Por exemplo, embora muitas das circunstâncias e situações dos principais jogadores sejam determinadas pela idade, esse não é o caso de todos. 

Um exemplo proeminente é alguém como o Dr. Jean Milburn de Gillian Anderson. Como uma conhecida terapeuta sexual, é fácil ver como ela poderia ser atraída para outro ambiente como Moordale para consultar mais adolescentes à solta.

Sex Education: Essa é a única maneira da série não acabar
Imagem: Divulgação/Netflix

Isso pode até ser feito de forma que Milburn permaneça muito na periferia, em vez de servir como foco da série, permitindo assim que um novo elenco prospere. Da mesma forma, se uma futura trama de Sex Education envolve outras escolas inspiradas em Moordale.

Assim, fica fácil imaginar uma situação em que o novo elenco tenta rastrear alguém como Otis para obter conselhos sobre como continuar a revolução sexual, ou entra em contato com um professor da escola. Essa abordagem tangencial permitiria que a série permanecesse conectada com suas temporadas anteriores.

Assim, poderia analisar mais profundamente os temas que o tornaram tão bem-sucedido. Dada sua presença dominante, é difícil imaginar como a série pode sobreviver sem seu elenco principal. No entanto, com algum pensamento criativo, ainda há um futuro viável para o grande sucesso de Sex Education na Netflix.

Certamente, você também vai gostar:

The Walking Dead: Origem do vírus zumbi explicada

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série. (Via ScreenRant)