Séries do HBO Max podem chegar à Netflix em breve

Acordo costurado entre Warner e Netflix permite que séries da HBO cheguem ao streaming

- Publicidade -

Mais uma transação milionária pode fazer com que a Netflix fortaleça seu catálogo ainda mais nos próximos meses. De acordo com informações do Deadline, em um movimento surpreendente, a Warner Bros. Discovery poderá comercializar algumas de suas séries com o serviço de streaming.

- Publicidade -

As informações dão conta de que isso pode acontecer inicialmente em território americano. O primeiro título que o Deadline soube que fará parte do acordo é a comédia Insecure de Issa Rae, que durou cinco temporadas na HBO e terminou em dezembro de 2021. No entanto, o site afirma que outros títulos originais podem chegar na Netflix. 

Segundo fontes, este é um movimento financeiro. O Deadline detalha que os executivos mais veteranos da HBO eram contra o plano, mas a consideração financeira corporativa os convenceu e eles recuaram. Por outro lado, os especialista afirmam que o acordo não está fechado e ainda pode recuar. 

Contudo, independente disso, é uma grande mudança de estratégia para ambos os serviços. Além disso, entende-se que os programas devem ser distribuídos de forma não exclusiva, o que ainda permitiria que eles fossem transmitidos no Max e na Netflix ao mesmo tempo. 

- Publicidade -

Séries da HBO na Netflix podem fortalecer concorrente

O CEO da Warner Bros. Discovery, David Zaslav, sinalizou no início de seu mandato que está aberto para renunciar à exclusividade e licenciar o conteúdo para aumentar os resultados. Embora isso foralecesse a concorrência, como a própria Netflix, outros vezes aconteceu, como por exemplo, com séries da ABC no catálogo do serviço.

- Publicidade -

Publicidade

No início deste ano, a Warner Bros. Discovery passou a distribuir títulos como Westworld para plataformas de streaming gratuitas como Roku e Tubi. No Brasil, o movimento para isso também ocorreu com a chegada de diversos filmes da DC e outros “exclusivos” da Warner na Amazon Prime Video. 

A própria Insecure foi exibida na rede de cabo de propriedade da Warner Bros. Discovery OWN no ​​início deste ano. Esse foi um movimento recente raro para uma série da HBO para ter uma exibição nesse tipo de canal. A HBO deu um grande impulso na distribuição fora da rede há mais de uma década.

Na época, vendeu versões editadas de Sex and the City para TBS (e posteriormente E!/Style), Curb Your Enthusiasm para TV Guide Channel, Entourage para Spike, bem como Os Sopranos para a A&E por um acordo de US$ 200 milhões. Portanto, o movimento de venda para a Netflix não é tão inédito assim.

- Publicidade -

Em 2014, a HBO fechou um acordo com a Amazon Prime Video para licenciar séries como Os Sopranos, Deadwood, Six Feet Under e The Wire. No entanto, esse acordo foi fechado antes que a Amazon começasse a produzir suas séries originais. 

Acordo pode provocar mudanças nos streamings

Logo, esse último movimento seria o primeiro na era do streaming, principalmente devido ao aumento da integração vertical de todos os principais estúdios de Hollywood. Isso ocorre quando Zaslav está tentando encontrar novas maneiras de monetizar a biblioteca da empresa.

- Publicidade -

Séries da HBO Max vão para a Netflix
Imagem: Divulgação

 Ao mesmo tempo, continua com um plano de corte de custos em toda a empresa. A faceta mais surpreendente do acordo é que a Warner Bros. Discovery permitiria que parte de sua programação premium vivesse indiscutivelmente na Netflix, sua maior concorrente. Isso provocaria uma mudança em toda a indústria. 

Percorremos um longo caminho desde que o então chefe da Time Warner, Jeff Bewkes, comparou o serviço ao exército albanês em 2010. Por outro lado, há esperança de que colocar os programas da HBO no serviço lhes dê uma exposição adicional, alcançando uma nova audiência global. 

- Publicidade -

Também ocorre apenas seis meses depois que Zaslav mirou na Netflix, depois de ficar insatisfeito com a maneira como o serviço analisa seus termos de pagamento. Por hora, é difícil imaginar que séries como Game of Thrones, The Last of Us e Euphoria migrem para o serviço, mas a chegada de Insecure abre um grande precedente para que isso aconteça. 

Então, o que você acha da mudança?

Certamente, você também vai gostar:

Manifest matou personagem importante sem os fãs perceberem

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil para não perder nada da série.