Red Rose: Quem é o jardineiro? O que acontece com Rochelle?

Entenda o final de Red Rose na Netflix

- Publicidade -

Ser adolescente parece uma morte. No caso de Red Rose, estamos falando literalmente. Embora esteja chegando mundialmente na Netflix, a série foi lançada em agosto de 2022 na BBC e desde então, vem sendo considerado uma viagem louca.

- Publicidade -

Red Rose é uma mistura de Derry Girls com Black Mirror, apresentando angústia, drama e acima de tudo, fantasmas. Mas, depois de oito episódios e algumas reviravoltas inesperadas, os fãs certamente estão com várias dúvidas. 

O que vimos em Red Rose?

O 1° episódio da série usou a desorientação para criar a ilusão do sobrenatural. Desde o início, o aplicativo atormenta Alyssa até sua morte prematura. Posteriormente, vemos o aplicativo encontrando Rochelle misteriosamente e prometendo sua riqueza, proteção e sua mãe morta, cheirando ao paranormal.

- Publicidade -

Red Rose se passa em um lugar no Reino Unido chamado como “O Jardim”, liderado por uma entidade desconhecida chamada “O jardineiro”. Mas, temos uma tecnologia permitindo aos espíritos uma oportunidade de aterrorizar os vivos. 

A grande questão é Por quê? O código foi hackeado? Tem um demônio preso em um aplicativo? Mas na segunda metade de Red Rose, o disfarce de espectros digitais caiu. Não se trata de um caso de demônios vingativos, era tudo de carne e osso. Apenas rostos sem nome atrás de telas de computador.

- Publicidade -

Publicidade

O aplicativo nada mais era do que uma fachada para os usuários da dark web. Um meio para eles realizarem todas as fantasias pervertidas e sinistras que quisessem, sem limites. O que começou como um aplicativo para invadir obsessivamente a privacidade de Alyssa, se transformou em um passe de acesso total à tecnologia de qualquer pessoa.

Tornou-se um caminho digital para caçar outros humanos, torturá-los e matá-los por esporte. No entanto, as perguntas que todos tínhamos antes, embora diferentes agora, ainda permanecem. Indiscutivelmente, eles aumentaram. Pois bem, aqui está o final explicado de Red Rose.

Qual é o propósito do Red Rose?

- Publicidade -

Esta é a principal questão que persegue a série, especialmente depois de sua grande reviravolta e revelação. Infelizmente, e um pouco irritante, não obtemos nenhuma resposta sólida. Embora saibamos que esses elementos online sinistros estão tendo prazer em matar outros, não somos informados de suas motivações além disso. 

O final nos deixa com a sensação de que eles fazem isso porque podem – apenas mais um meio de entretenimento online, como um jogo, mas com controle e consequências da vida real. Talvez, em última análise, seja disso que se trata Red Rose: ter direito à vida de todos, ao mesmo tempo em que é capaz de comandá-la. 

Você se torna um deus através do poder da internet.

- Publicidade -

Quem é o jardineiro e o que eles querem?

O final explicado de Red Rose
Imagem: Divulgação/Netflix

Da mesma maneira, Red Rose não deixa claro as motivações do jardineiro. Na verdade, os torna ambíguas. Podemos conhecê-los no último episódio, outra reviravolta que transforma nossas expectativas em suas cabeças, quando é revelado que o jardineiro é uma mulher. No entanto, enquanto a conhecemos, sabemos pouco sobre ela.

- Publicidade -

Ela é a orquestradora, a feiticeira por trás da cortina e, no entanto, o jardineiro realmente ajuda os adolescentes no final, aparentemente porque ela se apegou a eles. Mas, na verdade, parece que a ajuda dela é simplesmente outro meio de alterar o jogo para mantê-lo interessante. Afinal, tudo isso é um jogo para ela.

Isso fica evidente na maneira como ela não apenas poupa a vida de Noah, mas também diz a ele para onde Wren está indo. Mas seu raciocínio está longe de ser inocente. Quando Jaya a encontra no final, “o jardineiro” explica que ela queria ver até onde Wren iria e se ela poderia ser empurrada para matar.

O que acontece com Rochelle?

O final explicado de Red Rose na Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

A morte de Roch foi um destino esperado, mas triste para um dos melhores personagens de Red Rose. Mal-humorada, teimosa e sensível de coração, ela conseguiu roubar a série apesar de morrer no segundo episódio. No entanto, o que atormentou sua morte foi a questão do que realmente aconteceu.

Foi suicídio como parecia ou o aplicativo a afetou? A maioria dos espectadores suspeitava de crime, mas não foi até o episódio final que descobrimos que não era morte por fantasmas, mas assassinato de coração frio. Wren assistiu à filmagem de alguém invadindo a casa de Roch e a atacando, a imagem final de Roch gritando foi um momento assustador que transformou sua história em algo ainda mais trágico.

Rick será culpado por Red Rose?

O final sombrio desta série assume um significado mais profundo quando vemos o pai de Wren, Rick, preso. Embora saibamos que ele não teve nada a ver com Red Rose, seu passado criminoso e o fato de ter sido encontrado ao lado de um cadáver com a arma do crime selaram seu destino. Outra vítima do aplicativo.

Se ele realmente assumirá a culpa pelo que aconteceu, ninguém sabe, não apenas porque uma temporada ainda não foi anunciada, mas porque todas as evidências foram excluídas. Diante de poucas maneiras de salvar Wren, Jaya e Noah não viram outro meio de ajudá-la a não ser tirar a principal ferramenta do Jardineiro: o aplicativo.

Ao excluir o aplicativo, seu público foi perdido. Mas, dado o fato de que o jardineiro não parece afetado por isso quando Jaya finalmente a conhece, parece que excluir o aplicativo foi em vão e pode haver mais truques na manga.

Red Rose está viva?

Red Rose: O final explicado da série
Imagem: Divulgação/Netflix

Depois de toda a morte, dor e desgosto, o final nos deixou com pouca paz de espírito enquanto viajávamos das ruas chuvosas de Bolton, na Inglaterra, para Tóquio, no Japão. Lá, encontramos outro grupo de amigos cujos mundos estavam prestes a mudar para sempre. O familiar som de notificação de Red Rose soou, quando um membro do grupo foi alvo do aplicativo.

Agora decorado em branco e dourado, o aplicativo apareceu na tela perguntando “Você quer realmente viver?” Foi um final arrepiante. Aquele que nos lembra que o aplicativo nunca acaba, mesmo que a série termine. O aplicativo é uma ideia, um conceito que prospera na conectividade e na influência, tanto boa quanto ruim, das mídias sociais.

Mesmo que nunca tenhamos a segunda temporada, o que, honestamente, não é necessário, o legado do aplicativo continua vivo.

Então, você gostou do final de Red Rose?

Certamente, você também vai gostar:

> House Of The Dragon pode confirmar uma grande teoria do Meistre de Game Of Thrones

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série. (Via DigitalSpy).