Prisioneiros tem história real? A verdade por trás do filme na Netflix

Entenda a verdade por trás de Prisioneiros na Netflix

- Publicidade -

Prisioneiros foi lançado em 2013, mas, recentemente, após voltar ao catálogo da Netflix, o filme voltou a ficar em evidência. Estrelado por Hugh Jackman e Jake Gyllenhaal, o filme envolve uma premissa familiar e um crime bárbaro. Logo, muitos dos fãs questionam se o longa é inspirado em uma história real. 

- Publicidade -

A história de Prisioneiros gira em torno do sequestro de duas crianças pequenas e as medidas desesperadas que um pai toma para encontrá-las. O filme foi um sucesso, tanto comercial, quanto de crítica e indicado a vários prêmios. Alguns dos elogios recebidos foram graças a sua edição e cinematografia, que mostra a atmosfera melancólica apontada em muitos filmes de crimes reais. 

O evento catalisador do filme, dirigido por Denis Villeneuve, também guarda semelhanças com casos de abdução famosos. Entre eles, a mais trágica história de Adam Walsh. Além disso, o arco da busca do detetive Loki pelas vítimas desaparecidas lembra os processos que ocorrem durante as investigações de sequestro.

A natureza fundamentada de todos os personagens envolvidos no crime contribui para seu retrato incrivelmente realista de todos que são pegos após um crime horrível como o sequestro de crianças. Portanto, existem boas razões para supor que Prisioneiros é baseado em outra dessas infelizes histórias verdadeiras de sequestreos de crianças. Mas, aqui está o que sabemos.

- Publicidade -

Prisioneiros tem como base uma história real?

Indo direto ao ponto, a resposta é Não. Prisioneiros é na verdade, inspirado em um conto escrito pelo roteirista Aaron Guzikowski. A história surgiu em meados de 2007 e não demorou muito para que os direitos fossem comprados. No entanto, até a adaptação cinematográfica, a história ficou no limbo do desenvolvimento. 

- Publicidade -

Publicidade

Então, Denis Villeneuve finalmente assinou um contrato para dirigir o longa. Na época, Guzikowski disse ao Film School Rejects que o conto era sobre “um pai cujo filho foi atropelado por um motorista que fugiu e o colocou em um poço em seu quintal”.

Posteriormente, a premissa foi alterada para o filme. Logo, vemos um suposto sequestrador preso pelo pai de uma das crianças desaparecidas. Apesar da natureza ficcional da história de Guzikowski, ainda seria possível que Prisioneiros fosse inspirado por criminosos ou em casos da vida real.

Contudo, Guzikowski, que mais tarde criou Raised By Wolves, descartou essa ideia durante uma entrevista ao Los Angeles Times:

- Publicidade -

“Não fui inspirado por nada nas notícias e, ao escrevê-lo, ouvir sobre esses casos, e parecia estranhamente reminiscente do que eu estava fazendo .”

De certa forma, existe verdade nessa afirmação. Ao longo dos anos, vários casos de sequestro de alto nível nos Estados Unidos aconteceram. Por sua vez, várias delas foram sequestradas por estranhos, assim como no filme. 

Como Edgar Allan Poe inspirou o autor

- Publicidade -

Além de ser baseado em um conto escrito por Aaron Guzikowski, Prisioneiros também foi inspirado em outro conto mais famoso. Especificamente, a história teve como base o conto de Edgar Allan Poe de 1843 “The Tell-Tale Heart”, que é contado do ponto de vista de um homem que mata seu colega de quarto.

Depois de matar a vítima, o narrador desmenbra o corpo e enterra os restos mortais sob o assoalho de sua casa. Isso é semelhante a como os sequestrados do filme escondem as crianças em uma cova subterrânea em seu quintal.

Prisioneiros tem história real? A verdade por trás do filme
Imagem: Divulgação/

- Publicidade -

Na história de Allan-Poe, o narrador é interrogado por policiais em sua casa e fica cada vez mais nervoso. Ele acredita que pode ouvir o coração de sua vítima batendo cada vez mais alto através das tábuas do assoalho.  Eventualmente, ele desiste e confessa.

Existe um momento semelhante no final de Prisioneiros. O personagem de Hugh Jackman fica trancado em um fosso após enfrentar o antagonista. A polícia chega e escava a maior parte da propriedade, mas acreditando que seu trabalho está feito, eles partem para pernoitar. 

Então, o detetive de Jake Gyllenhaal fica para trás, enquanto ouve um assobio vindo do fosso que fica cada vez mais alto antes que a tela fique completamente preta. 

Então, você gostou do filme de suspense?

Certamente, você também vai gostar:

Ahsoka está trazendo de volta um vilão inesperado de Star Wars

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.