Pousando no Amor: 10 coisas que a série mostrou sobre a Coreia do Norte

Pousando no Amor é extremamente fiel em algumas coisas da Coreia do Norte

- Publicidade -

Pousando no Amor desmascarou muitos dos mitos sobre a vida na Coreia do Norte. O dorama é sobre uma rica empresária sul-coreana que acidentalmente salta de parapente na Zona Desmilitarizada. Logo, é encontrada por um capitão do exército norte-coreano.

- Publicidade -

Ele concorda em ajudá-la a se esconder e, num verdadeiro drama, eles se apaixonam. Grande parte da ação se passa na Coreia do Norte. Mas com tão pouco conhecimento sobre como é realmente a vida na ditadura, quão bem Pousando no Amor a retratou?

Pois bem, aqui estão 10 detalhes surpreendentemente precisos sobre o país na série, analisados por desertores reais do país.

O que é verdade sobre a Coreia do Norte em Pousando no Amor?

Fazendo kimchi com água do mar

Seria fácil presumir que esta ideia foi inventada pelos escritores como uma forma de demonizar o regime norte-coreano, mas na verdade acontece. Em áreas onde os recursos e o dinheiro são escassos, a água do mar é usada para fazer kimchi e as pessoas tomam banho em banheiras improvisadas.

- Publicidade -

Publicidade

E sim, as cavernas de kimchi vistas em Pousando no Amor também são populares. Afinal, muitas áreas rurais têm cortes de energia frequentes, por isso não instalam geladeiras.

Variedade de pessoas e estilos de vida

A Coreia do Norte é tipicamente retratada no Ocidente como um lugar desolado, cinzento e sem vida. A série rejeita esse retrato do país e mostra que a vida lá é diversa. Existe uma divisão entre os moradores das cidades e aqueles que vivem em áreas mais rurais. Logo, a maioria das pessoas simplesmente segue com suas vidas.

É claro que há mais restrições do que você pode ver em alguns lugares, mas Pyongyang tem um parque aquático e fliperamas.

Os ricos gostam de se exibir

Onde isso não acontece? A Coreia do Norte é como qualquer outro lugar neste aspecto. Pois bem, se você notou as cortinas de renda em Pousando no Amor, você viu um dos símbolos de status de Pyongyang. Ok, pode não ser um grito de riqueza em alguns países, mas o sentimento é o mesmo.

Veículos de luxo

Veículos de luxo como Mercedes e BMW não são incomuns nas ruas de Pyongyang. Você pode não ver tantos quanto veria em Londres ou Nova York, mas seria difícil passar um dia na cidade e não ver nenhum. Eles são mais raros nas áreas rurais – mas isso é apenas parte dessa divisão.

Estudantes no exterior adoram equipamentos de grife

- Publicidade -

Da mesma forma que as famílias ricas gostam de se exibir, os estudantes que estudam no exterior (e suas famílias) gostam de garantir que as pessoas saibam disso. Uma maneira de fazer isso é comprar roupas de grife e usá-las em casa. Outra é adicionar palavras em inglês para parecerem mais… exóticas.

Amêijoas a gasolina e soju

Certo, se você viu essa parte de Pousando no Amor, provavelmente pensou que era fictício ou raro. Mas é bastante comum. E na verdade usam gasolina para cozinhar. Basicamente, você embebe as amêijoas em gasolina, certificando-se de que estejam voltadas para baixo para reduzir o risco de alguma parte entrar na casca, e então coloca fogo nelas.

Após cerca de cinco minutos, a gasolina está cozida e as amêijoas estão prontas para comer. E são regados com soju, o licor característico da Coreia do Norte.

Crachás celebrando os líderes

Sim. Eles usam distintivos acima do coração que homenageiam seus líderes. Parece algo que todos nós imaginamos na Coreia do Norte – e estaríamos certos.

Os trens não funcionam no horário

Pousando no Amor retrata com fidelidade a Coreia do Norte
Imagem: Divulgação/Netflix

Mussolini pode ter conseguido, mas Kim Yong Un ainda não conseguiu fazer os trens circularem no horário. E isso fica claro em Pousando no Amor. O problema, mais uma vez, é a falta de energia elétrica. Embora a capital tenha energia 24 horas por dia, fora de Pyongyang estes incômodos apagões significam que os trens simplesmente não podem circular o tempo todo.

As mulheres usam o cabelo preso para trás

Quando Ri Jeong-hyeok amarra o cabelo de Yoon Se-ri, ele explica que existem apenas dois tipos de mulheres que usam o cabelo solto – estrangeiras e mulheres malucas. Descrever o cabelo dela como ‘desgrenhado’ exagerou um pouco exagerado, mas não é comum as mulheres usarem o cabelo solto.

A grande diferença entre o norte e o sul

Quando Ri Jeong-hyeok vai para a Coreia do Sul, ele vivencia a vida do outro lado da fronteira, o que é muito diferente do que estava acostumado. Desertores da vida real comentaram que a vida do outro lado da fronteira é algo que os deixa maravilhados, se e quando conseguirem chegar em segurança ao Sul.

Para muitos de nós, assistir Pousando no Amor foi nossa primeira experiência de como seria a vida na Coreia do Norte. É claro que todos nós temos nossas opiniões baseadas no que ouvimos e nas imagens limitadas que vimos do país.
O que a série faz tão bem é humanizar o povo da Coreia do Norte e nos lembrar que eles são pessoas como todos nós. Ah, e é uma boa história também.

Então, você já assistiu todas as temporadas da série?

Certamente, você também vai gostar:

Netflix revela excelente notícia com chegada de 9 animes