Por que os Peaky Blinders são chamados assim?

Qual a origem do nome Peaky Blinders?

- Publicidade -

O nome Peaky Blinders pode parecer auto-explicativo para os fãs da série. No entanto, a verdadeira origem do nome pode ser uma surpresa. A 6ª e última temporada da série, que terminou em 2022, marcou o fim dos 9 anos do programa.

- Publicidade -

Embora essa produção lendária possa ter acabado, um filme do programa está em andamento e verá a estreia do clã Shelby na tela grande. Como muitos fãs provavelmente sabem, os Peaky Blinders eram uma verdadeira gangue no início do século XX em Birmingham, Inglaterra.

A grande maioria dos eventos na série são fictícios, no entanto, e a maioria dos personagens também foram inventados. Os membros do verdadeiro grupo eram uma gangue de rua que se envolvia principalmente em pequenos furtos e apostas. Contudo, a origem de seu nome continua sendo um ponto de discordância.

A falsa história sobre o nome Peaky Blinders

- Publicidade -

Acredita-se que o nome Peaky Blinders venha das lâminas de barbear que a gangue costurava nas abas de seus chapéus e usava para cortar o rosto de suas vítimas. No entanto, os historiadores apontaram que o tipo de lâmina de barbear que foi costurada em seus chapéus não foi fabricada na Grã-Bretanha até 1908.

Considerando que os verdadeiros Peaky Blinders foram fundados na década de 1880 e assumidos por Billy Kimber em 1910, o nome claramente antecede a introdução dessas navalhas. No final da 6ª temporada, a família Shelby matou tantas pessoas, até mesmo muitos de propósito, que a relação entre seu nome e as suas navalhas parecia óbvia.

- Publicidade -

Publicidade

Considerando que a série é uma obra de ficção, talvez o nome tenha a intenção de representar as lâminas do programa da Netflix. No entanto, os historiadores aparentemente descartaram essa possibilidade na vida real.

É possível que a gangue real tenha usado algum outro tipo de lâmina em seus chapéus antes da invenção da navalha descartável, mas faltam evidências sobre isso.

O que o nome realmente significa

- Publicidade -

A gangue de Tommy Shelby em Peaky Blinders ainda pode ter o nome das lâminas de barbear. Contudo, o nome provavelmente tem uma origem mais inesperada. Os historiadores afirmaram que a palavra “peaky” costumava ser usada para descrever qualquer boné plano com um bico.

Já Blinder era, e continua sendo, um termo para um indivíduo bem vestido na gíria de Birmingham. Tommy Shelby pode ser amaldiçoado, mas ele e o resto dos Shelbys estão sempre bem vestidos e muitas vezes usam seus icônicos chapéus pontudos. Então, esse nome também parece se encaixar.

Além disso, a verdadeira gangue era conhecida por se vestir bem e usar o tipo de chapéu de bico chato mostrado na série. Então, essencialmente, o nome Peaky Blinders realmente significa apenas uma pessoa bem vestida com um chapéu pontudo.

- Publicidade -

Por que os Peaky Blinders são chamados assim?
Imagem: Divulgação/Netflix

Obviamente, esse significado não é tão empolgante quanto a popular teoria da navalha. Entretanto, é bem provável que o nome real seja baseado nas roupas da gangue, e não em suas lâminas. Apesar disso, o nome não perde seu charme e nem torna a série menos impressionante.

Aliás, impossível dizer que o programa não é emocionante. Não é à toa que a produção fez muito sucesso enquanto esteve ativa na BBC.

- Publicidade -

Quando estreia o filme de Peaky Blinders?

Com o término da série em 2022, agora os fãs aguardam ansiosamente pelo filme que vai concluir a saga de Peaky Blinders. Acredita-se que o longa vai começar a ser gravado no começo de 2023. Quanto a data de estreia, é provável que o filme saia no final deste ano ou em algum momento de 2024.

Até lá você pode rever todas as temporadas de Peaky Blinders na Netflix.

Certamente, você também vai gostar:

Manifest revela grande mistério sobre Apocalipse

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil para não perder nada da série. ( Via ScreenRant)