Por que a Netflix está cancelando tantas séries ?

Nos últimos meses, vimos uma infinidade de anúncios da Netflix, afirmando que diversas séries chegariam ao fim. Claro que, existe uma diferença entre as séries canceladas e as que o serviço irá encerrar. Mesmo assim, o alto número de produções que não ganharão novos episódios, vem chamando a atenção dos fãs.

Continua após publicidade

Mas, Por que a Netflix está cancelando as séries ?

Inicialmente podemos pensar que, a audiência regulamenta tudo debaixo de uma produtora de conteúdos. Claro que, esse é o primeiro princípio e o pilar principal, para que uma série seja delongada, mas, existem outros fatores.

Abaixo, listamos um a um, e damos exemplos claros do motivo disso estar acontecendo com frequência.

Por que a Netflix está cancelando tantas séries ?
Por que a Netflix está cancelando tantas séries ?

Alto custo de produção

É legal passar horas e horas assistindo a séries e filmes, mas, vale lembrar também que, o que nos entretêm, é na verdade, um negócio de escala global. Em entrevista a CNBC, Reed Hastings, afirmou que, quanto mais tempo uma produção possui, mais cara ela fica.

Isso é óbvio e podemos pegar alguns exemplos como La Casa de Papel e Stranger Things. A série espanhola foi um total fracasso dentro do país europeu, mas, muito bem recebida na Netflix. A primeira e segunda parte não teve tanto retorno financeiro para o serviço, já que, a pirataria espalhou a série pela internet.

Ainda assim, a Netflix optou por renovar a série por mais duas partes. No documentário que o serviço possui sobre a popular série, Aléx Piña afirma que:

‘No primeiro ano da série, gravamos tudo o que podíamos dentro de um prédio, para evitar cenas externas, pois elas tem um custo alto. Depois que a Netflix assumiu, viajamos para a Tailândia, gravamos no centro de Madrid, com tudo ao nosso favor. Era um custo que não tínhamos como arcar.’

Stranger Things é outro sucesso da Netflix, e inclusive, colocou o serviço no caminhos das grandes produções. Aliás, se tornou disparado, uma das séries mais populares e vistas do catálogo do serviço.

No entanto, a quarta temporada, que está sendo produzida no momento, não se passará somente em Hawkings. Com isso, a série está sendo gravada em 4 cidades diferentes entre Estados Unidos e Canadá.

Sabe o que essas duas séries tem de caro em comum, além das locações ? O elenco. Antes da estreia de Stranger Things e La Casa de Papel, tenho certeza que você nem imaginava quem era Millie Bobby Brown e Álvaro Morte.

Agora, os atores que interpretam Eleven e O professor, tem seus rostos espalhados em diversas produções e isso vai ficando mais caro. Pense comigo, a Netflix precisa produzir a nova temporada de Stranger Things, mas irá combinar um salário com Brown, e a jovem atriz, irá ganhar obviamente, mais do que na terceira temporada. Entendeu o problema financeiro ?

Audiência baixa em alguns países

- Publicidade -

Esse é outro fator extremamente relevante. Um exemplo claro é Sense8. A série é extremamente popular no Brasil, mas o sucesso não se estendeu a outros países que a Netflix considerava como chave.

Outro ponto é que, não podemos esperar por exemplo, que uma série indiana faça extremo sucesso no Brasil. O público aqui, não consome esse tipo de material. Mas com certeza, o serviço sabe disso.

No entanto, algumas produções podem não fechar a conta quando são exibidas em alguns locais. Quer ver um tiro certo do serviço ? Desejo Sombrio. Uma série em língua espanhola – foi sucesso em diversos países – e no Brasil. Então, esse time entre os países, é importante para que o serviço dê uma continuação adequada.

Pandemia atrasando as gravações

The Society e I am not okay with this já estavam com as renovações garantidas, mas foram canceladas, em virtude da pandemia. O atraso das gravações das séries foi o principal motivo.

Lembrando que, quando se fala em atraso de gravações, diversos fatores são levados em consideração. Entre eles, se o elenco possui toda a agenda disponível ou se, a produção não está trabalhando em outro filme ou série.

De fato, esse é o motivo do cancelamento que qualquer uma das três partes, não pode ser culpada – Netflix, produção e muito menos, fãs.

De qualquer forma, o fato da Netflix estar cancelando as séries, pode ser muito doloroso futuramente. A concorrência vem forte e deve bater ainda mais futuramente.

Continue acompanhando o Streamings Brasil, para não perder nada do serviço de streaming.

- Publicidade -

Comentários
Carregando...