Pinóquio 2: Haverá sequência por Guilhermo del Toro na Netflix?

Descubra o que se sabe sobre o stop-motion "Pinóquio 2" por Guilhermo del Toro na Netflix.

- Publicidade -

Sem dúvidas, o menininho de madeira que cresce o nariz ao mentir é um personagem o qual todos, não importa quem ou de onde, conhecemos. Do mesmo modo, muitos são familiarizados com os trabalhos fantásticos – ora horripilantes – vindos de um certo cineasta mexicano. Inclusive, que acaba de vir com a sua reinterpretação de tal fábula em Pinóquio de Guilhermo del Toro. Logo, após o sucesso, poderia a Netflix dar sequência a animação de stop-motion?

- Publicidade -

Curiosamente, 2022 chega ao fim com três filmes (não relacionados) sobre o conto original de 1883, de Carlo Collodi. Sobretudo, a mais recente estreia – que esteve em “Inferno de Desenvolvimento” por 14 anos – traz a visão mais única e pessoal até então. Por isso, os fãs da nova entrada de Del Toro (que é conhecido por A Forma da Água, Círculo de Fogo, O Labirinto do Fauno, HellboyO Gabinete das Curiosidades) secam lágrimas e pedem por mais.

Posto isso, venham conosco, da Streamings Brasil, para entender se haverá sequência de Pinóquio de Guilhermo del Toro na Netflix. Além disso, saibam também acerca do mundo dos stop-motions e dos próximos projetos do diretor. Sendo assim, bora lá!

O que são as tão milagrosas animações STOP-MOTION?

- Publicidade -

Definitivamente, as indústrias cinematográfica e televisiva possuem uma vasta variedade de tipos de conteúdos. E, claramente, nada chega até nós, os consumidores, sem árduos processos de planejar, desenvolver e editar. Nesse sentido, as animações – principalmente, as 2D (tradicionais) e as feitas à mão – se destacam pela demanda de esforços que muitas vezes passam despercebidos pelo público. Então, quando se tratam de stop-motions… Nossa!

Basicamente, stop-motion se define por cenários e marionetes meticulosamente confeccionados para serem manipulados à “atuar” (como em um teatro de bonecas). Porém, a mágica e real dor de cabeça se trata da captura dos movimentos. Já que, como em Pinóquio de Guilhermo del Toro na Netflix, cada segundo de conteúdo é composto por 24 imagens (“frames”). Ou seja, os animadores mexem tudo e então tiram uma foto. Daí, repetem inúmeras vezes.

- Publicidade -

Publicidade

“A execução é incrivelmente complexa.  Afinal, a animação em stop-motion é como um filme ‘comum’ [live-action]. A saber que há cinematografia, adereços, cenários e figurinos reais – mas, é claro, tudo em miniatura. […] Lembro-me até de uma famosa frase: ‘Faço o que você faz, mas de salto alto'”, disse Del Toro.

– via Decider

Não atoa, muitos estúdios de cinema têm receio ao investir em produções como essa. Em síntese, por seu alto custo, difícil organização e, em especial: o tempo de desenvolvimento. Vejam só, Pinóquio de Guilhermo del Toro teve 60 equipes de animadores coordenadas ao mesmo tempo ao longo de 1000 dias para ser realizado. Inclusive, apenas após uma década (2008 – 2018) de incertezas, onde enfim a Netflix depositou U$S 35 milhões e sua fé no filme.

“De fato, este filme não chegou em uma ordem planejada. Por isso, acreditamos no projeto por cerca de 15 anos. E algo assim pode não acontecer quando você quer, mas acontece quando precisa que aconteça”, disse o cineasta de 58 anos.

Polygon

“Aprendi que você recebe o que precisa, e não o que quer. […] Filmes acontecem ou não acontecem. E daí seja como for, o mundo vai seguir em frente. Ele não vai parar pois eu não realizei um filme; isso é um teste de ego”, complementou.

– via FandomWire

- Publicidade -

Haverá um Pinóquio 2 na Netflix?

Se vocês chegaram até aqui, a resposta para toda a questão já deve estar nítida: não, é improvável que haja alguma sequência para Pinóquio de Guilhermo del Toro na Netflix. É, assim como a fábula original, essa revisão não precisa seguir em frente. Uma vez que a sua missão já foi concluída ao definir como morte e vida andam lado a lado – e tudo bem! Além disso, os personagens encontraram a paz em suas jornadas e dores próprias. Portanto… sim, acabou.

- Publicidade -

“O núcleo da fábula para mim é a DOR.  E o fato do personagem ser um veículo de Gepeto para lidar com isso [a perda de seu filho, Carlo]. Noutras palavras, é uma muleta; para continuar”, contou.

– via Remezcla

“Foi de extrema importância para mim entender a concepção mexicana de que a morte é o que articula nossa vida. A vista de que somos limitados por ela. E, embora não pensemos, não evitamos o fato que chegaremos lá”, diz Del Toro.

– via ScreenRant

Okay, não queremos fazê-los chorar (de novo). Mas o ponto é que, há quem sentiram-se completos ao final de Pinóquio, e aqueles os quais pensaram eu quero mais. Sem dúvidas, o filme têm se mostrado um jovem clássico (fomentado por Del Toro como candidato a não só o Oscar de Melhor Animação de 2022, como também… de Melhor Filme!). Sendo assim, e conhecendo as veias mais mercenárias da Netflix, não seria absurdo considerar um spin-off.

- Publicidade -

Semelhantemente, a empresa está por trazer uma sequência de outro adorado filme animado em stop-motion em 2023: A Fuga das Galinhas 2. E junto a isso, as franquias Shaun, o Carneiro e Wallace e Gromit estão por aí para provar que a ideia é viável. De qualquer modo, sabe-se que o projeto foi algo que surgiu após crescer no cineasta por décadas:

“Pinóquio foi o 2º ou 3º filme que eu vi com minha mãe, e eu fiquei apavorado e feliz por Walt Disney ter capturado o quão assustador eu achava que era ser criança. Então, essa ‘não-higienização’ da infância me marcou. Igualmente à ideia de mudar para agradar aos outros. Por isso, eu quis fazer a minha versão […] comecei a tentar na adolescência, depois aos 20 e depois aos 30… E aqui estamos”, revelou Guilhermo del Toro.

– via KERA News

“Analogamente, há histórias que valem a pena por tamanho sacrifício em vida. Afinal, não são como uma filmografia qualquer, e sim como uma biografia. E você dá pedaços de sua vida à isso, um de cada vez. Então, tudo que eu fiz, não importa o que, têm isso”, ele concluí.

– via Remezcla

Os futuros projetos (séries e filmes) de Guilhermo Del Toro

Por fim, aos órfãos de Pinóquio na Netflix, aqui vai um comentário do próprio criador para animá-los: “pretendo continuar [a fazer animações]”. Somado à isso, o diretor do mais recente O Beco do Pesadelo (2021) afirma também que já está “escrevendo” seu “próximo projeto live-action” (via Collider). Sim, sem especificar nada. Sobretudo, já disse não descartar a 2ª temporada de sua também recente antologia para o Tudum, O Gabinete de Curiosidades. Vejam:

“É um processo misterioso obter o aval [de renovação]. Apesar disso, me sinto bem, pois ter produzido oito longas em um ano foi extremamente difícil. Claro que eu adoraria ter uma 2ª temporada para encaixar mais pessoas realmente interessantes detrás das câmeras. Mas, por outro lado, já tenho um novo filme que rodarei em agosto e sei que seria conflitante. No fim, se me quiserem, eu farei um esforço. E se não quiserem,  eu quase digo: ‘Ufa'”, confessou Del Toro.

– via Collider

Ademais, outro horripilante projeto que seus fãs se encontraram apreensivos quanto é a adaptação de mais um dos contos do mestre do terror cósmico e psicológico, H. P. Lovecraft – o qual vimos ter duas histórias em O Gabinete“. Em suma, tratando-se de Nas Montanhas da Loucura, outro projeto que ele vêm tentando trazer à vida há anos e que, em 2021, apresentou a ideia para a Netflix. Confiram melhor:

Certamente, você também vai gostar:

Recruta: Elenco e personagens da série: Saiba quem é quem

Ei, garotos e garotas de madeira por aqui, querem se antenar acerca dos próximos projetos do diretor do stop-motion Pinóquio, Guilhermo del Toro, na Netflix e através das demais plataformas? Então, acompanhe-nos por aqui, na Streamings Brasil, e também no nosso canal no YouTube. Até lá… Ciao!