Peaky Blinders: Por que John Shelby foi morto na 4ª temporada

Por que John Shelby foi morto na 4ª temporada Peaky Blinders

- Publicidade -

A morte de John Shelby na 4ª temporada de Peaky Blinders foi um momento marcante na série. Assim, quase cinco anos depois, muitos ainda se perguntam por que isso aconteceu. Narrando os crimes clandestinos de uma gangue que está operando na Inglaterra do início do século XX.

- Publicidade -

Assim, o aclamado drama de época da BBC One provou que é sucesso internacional, com uma sexta e última temporada encerrada, mesmo que Peaky Blinders seja finalmente finalizado com um filme. Contudo, os personagens seguem no centro da história.

Portanto, por que o público ficou tão chocado com a morte de John Shelby, um veterano da série. A morte de John Shelby na tela não é misericordiosa. Pegando o público de surpresa quando exibiu a 4ª temporada, episódio 1, “The Noose”, o personagem é morto a tiros do lado de fora de sua casa na frente de Esme e Michael, sua esposa e irmão.

Isso foi feito por um dos capangas contratados para eliminar os Blinders sob o comando do antagonista Luca Changretta. Os fãs reagiram principalmente porque Joe Cole, o ator que interpretou John Shelby desde o início da série em 2013, não havia anunciado sua saída de Peaky Blinders antes da transmissão do episódio.

Por mais que tenha surpreendido a todos, muitos ainda se perguntam por que foi tomada a decisão de matar John Shelby em Peaky Blinders.

Como John morreu em Peaky Blinders

- Publicidade -

Publicidade

Na 4ª temporada da série, episódio 2, “Heathens”, vê as consequências imediatas da morte do personagem. Com os Changrettas em busca de sangue após a morte do patriarca da família Vincente, Tommy, se recuperando da perda de seu irmão, une sua família no espaço seguro de New Heath, Birmingham, sob a proteção dos Blinders.

Enquanto isso, a esposa recém-viúva de John, Esme, decide levar seus filhos e começar de novo em outro lugar, amaldiçoando a perigosa família de seu falecido marido antes de partir. Embora a morte do marido de Esme tenha sido repentina, é compreensível e realista, dada a natureza vitalícia da trama de Changretta.

Alguém importante teve que morrer para legitimar a ameaça representada pelos Changrettas, e esse personagem era John Shelby. O desenvolvimento do enredo também permitiu explorações interessantes das verdadeiras influências da história de Peaky Blinders e das emoções dos personagens.

Um bom exemplo, é que Esme nem compareceu ao funeral de John. No caso dos irmãos de João, porém, sua morte os uniu em circunstâncias graves.

 John Shelby teve que morrer porque o ator Joe Cole desistiu

Peaky Blinders: Por que John Shelby foi morto na 4ª temporada
Imagem: Divulgação/Netflix

Após a transmissão do episódio em novembro de 2017, Joe Cole foi rápido em gravar para explicar os verdadeiros motivos da morte do personagem John Shelby na série. O ator explicou (via Independent) que ele ” tinha outros projetos sendo gravados” e afirmou: “era o momento certo para ir “.

Assim, Cole sentiu que seu tempo na série deveria chegar ao fim para ele seguir com outros projetos. Em uma entrevista de 2019 (também via Independent ), Cole se abriu sobre o fato de que ele “não queria apenas ser conhecido como o ator de Peaky Blinders” e declarou oficialmente que Blinders era o programa de Cillian Murphy.

Portanto, ele não teve tempo de brilhar como intérprete enquanto interpretava um personagem coadjuvante por três temporadas consecutivas. No final das contas, o talentoso Joe Cole buscou mais oportunidades para brilhar como ator principal, em vez de ser o segundo violino como parte de um elenco, e desde então ele conseguiu isso.

- Publicidade -

Cole deu ao criador do programa, Steven Knight, aviso suficiente para criar uma cena de morte chocante para John Shelby no episódio de estreia da 4ª temporada da série. Foi uma morte que serviu bem ao enredo ao demonstrar a ameaça representada pela família Changretta, é a saída repentina de Shelby certamente chocou e dividiu fãs ao redor do mundo.

Assim, como todos os bons dramas devem fazer, especialmente em Peaky Blinders, um programa sobre gangues armadas onde os personagens estão constantemente olhando para a face impiedosa da morte.

O que Joe Cole fez desde que deixou Peaky Blinders

Joe Cole tinha o desejo de desempenhar um papel principal em um programa de televisão depois de Peaky Blinders, quando foi escalado como um soldado que se tornou espião disfarçado chamado Harry Palmer na série dramática da ITV, The Ipcress File.

 A série é baseada em um livro de mesmo nome do autor Len Deighton e foi transformada em filme em 1965, estrelado por Michael Cain no papel central. Como mencionado anteriormente, Joe Cole apareceu no episódio “Hang the DJ” do Black Mirror, pelo qual recebeu uma indicação ao prêmio BAFTA.

Ele também tem peças em Gangs of London e Contra o gelo. A saída de Peaky Blinders de Joe Cole não desacelerou o ator de forma alguma. Isso porque já que logo após a série ele pulou direto para Black Mirror. Depois disso, ele estrelou o filme Happy New Year de 2018, Colin Burstead como Ed.

Ele também participou de seis episódios em Pure como Charlie. Ele estrelou como Kyle Parson em One of These Days, antes de pular para Gangs of London como Sean Wallace. Fora The Ipcress File, Joe Cole tem outra minissérie de TV em produção chamada A Small Light.

Parece que Joe Cole continuará a ter uma carreira ativa, apesar da sua morte em Peaky Blinders, com mais papéis principais do que conjuntos.

A morte de John marcou um ponto de virada para a série

Peaky Blinders: Por que John Shelby foi morto na 4ª temporada
Imagem: Divulgação/Netflix

A morte de John Shelby na série pode ter sido uma necessidade para acomodar o desejo de Joe Cole de deixar a série. No entanto, também provou ser um importante ponto de virada na série. Até então, a família Shelby certamente corria muito perigo e também havia mortes significativas como Grace na 3ª temporada da série.

No entanto, enquanto essa morte simplesmente solidificou o caminho sombrio de Tommy Shelby, a morte de John mostrou que a família Shelby não era tão intocável quanto parecia anteriormente. Grace também morreu em uma tentativa fracassada de matar Tommy, tornando-o simbolicamente responsável e enviando-o em um caminho de vingança.

A morte de John foi um ato de guerra em Peaky Blinders, não contra Tommy, mas contra toda a família Shelby. Ele foi morto para provar que um Shelby poderia ser morto e que a família tinha inimigos além daqueles que queriam que Tommy pagasse.

Mesmo que tenham forçado a série a matar John, lembrou-se de fazer a lição de sua morte. Isso colocou o público no limite de que quase qualquer um poderia morrer e acabou preparando o cenário para a morte de Polly na série.

Certamente, você também vai gostar:

> Virgin River: Revelado o que vai acontecer com Preacher

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada série.