Peaky Blinders: O real motivo da série terminar com um filme

Por que Peaky Blinders está terminando com um filme

- Publicidade -

A última temporada de Peaky Blinders, estrelada por Cillian Murphy chegou a pouco tempo na Netflix. Mas, este não é de fato a história final da série. Embora estivesse planejada para ir mais além, a história foi encurtada e chegará ao fim com um filme que será produzido em 2023.

- Publicidade -

A decisão de encerrar Peaky Blinders com um filme na verdade foi comunicada por Steven Knight no começo de 2021. Além disso, os produtores liberaram várias notícias ao longo de todo o ano passado. Ainda assim, os showrunners optaram por encerrar a trama em um filme, ao invés de utilizar os episódios da temporada.

Até então, vimos a série nos apresentar a história da família criminosa Shelby, com Thomas como centro da trama. As temporadas até então, se concentraram entre 1919 a 1929. Desde então, a série deixou de se concentrar no trauma que muitos dos personagens experimentaram como resultado da Primeira guerra mundial.

Com isso, começaram a lançar as bases para a Segunda guerra, com ascensã ode Sir Oswald Mosley e o fascismo no Reino Unido. Isso levou a um plano mais extenso do que foi iniciado por Knight, que tinha escrito uma sétima temporada de Peaky Blinders.

A decisão de Knight em Peaky Blinders

Até então, o plano de Steven Knight para Peaky Blinders sempre foi criar uma narrativa completa. Ou seja, uma narrativa que contasse a história da família Shelby entre as duas guerras mundiais. Com isso, a série terminaria no momento em que a primeira sirene do ataque aéreo em Birmingham.

- Publicidade -

Publicidade

Knight disse antes que pretendia continuar a série com a 7ª temporada. Contudo, não entrou em detalhes, apenas sugeriu que a mudança estava relacionada a problemas decorrentes da pandemia. O motivo afetou várias outras produções.

Mas, mesmo que o autor tivesse conseguido produzir mais temporadas, Knight sempre afirmou que sua intenção era terminar com um filme. Portanto, o plano não foi tão diferente do inicializado.

O filme sempre fez parte dos planos

Ao longo dos anos, muitas séries canceladas utilizaram o artifício de produzir um filme, na tentativa de encerrar as pontas soltas que foram negadas por uma rede. Alguns exemplos são Firefly e Serenity. Mas, o plano de longa data de Steven Knight para Peaky Blinders sugere algo maior. Afinal, um filme oferece oportunidades que não seriam dadas em uma série de TV.

Uma delas é um orçamento muitas das vezes maior do que as séries. Além disso, o filme permite um enredo mais contido, sem ser dividido em partes com episódios. Talvez o maior benefício de fazer um filme conclusivo, no entanto, seja que isso significa que o público entra na experiência sabendo que tudo é possível.

Peaky Bliders: O real motivo da série chegar ao fim com um filme
Imagem: Divulgação/Netflix

A séria matou personagens importantes ao longo das temporadas, sendo um dos principais, John Shelby, mas deve continuar com Thomas Shelby como a figura central da história. Dessa forma, um filme permitirá que os escritores concluam a história da maneira que acharem melhor e explorem ainda mais o desejo de morte autodestrutivo de Tommy.

Como Peaky Blinders terminará com um filme, sabemos que se trata apenas de uma parte da história. Knight já deixou claro que, não pretende ficar ligado à propriedade e passará tarefas criativas para outras pessoas. Ou seja, essas deverão liderar vários derivados sobre outras partes da família Shelby.

Inclusive, a série já deu algumas dicas, aliás, com as excursões de Michael Gray aos Estados Unidos. A 6ª temporada trouxe ainda mais. Porém, o filme será uma grande oportunidade para os escritores acabarem com a história da série para Thomas Shelby. Ao mesmo tempo em que estabelecem o mundo para futuras narrativas. 

- Publicidade -

Até então, o longa que encerrará a história não tem data de estreia. Mas, espera-se que, chegue em meados de 2024. 

Certamente, você também vai gostar:

Amor² outra vez: A verdade por trás do filme: A história é real?

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.