Publicidade

Peaky Blinders: A história real por trás da série da Netflix

Conheça a História real de Peaky Blinders

Atualmente, Peaky Blinders é uma das melhores séries de dramas e crimes da TV. Disponível no Brasil pela Netflix, a série foi criada por Steven Knight a série se concentra principalmente na família Shelby. Por sua vez, essa era uma gangue de foras da lei que se infiltra na alta sociedade na década de 1920 em Birmingham, Inglaterra.

Publicidade

Peaky Blinders é protagonizada por Cillian Murphy. O ator vive Thomas Shelby, um herói de guerra que usa sua inteligência para osquestrar grandes movimentos de poder em Birmingham. No melhor estilo de Corleone, Tommy é estiloso e calculista. Além disso, sempre estar disposto a matar inimigos por vingança ou poder. 

Tommy é motivado por lembranças assustadoras da Primeira Guerra mundial, bem como, pela morte de sua esposa, Grace. Ele é o principal rosto da gangue e incorpora a aparência e filosofia da gangue da vida real. Contudo, a paranoia e vulnerabilidade do personagem, impulsiona a narrativa ficcional e infunde seus membros de gangue com mais profundidade. 

Com inúmeras referências, os fãs questionam o que é real e o que é ficção em Peaky Blinders. Pois bem, aqui está tudo o que sabemos. 

Publicidade

Peaky Blinders é baseada em uma história real

A família Peaky Blinders realmente existiu. Eles eram conhecidos inicialmente como cavalheiros trabalhadores da classe baixa. No entanto, rapidamente mudaram, tanto que, adotaram outro tipo de vestimenta, pelo menos em teoria. Além disso, eles consistiam em várias gangues e eram tudo, menos uma única família de bandidos. 

Publicidade

Criminosos como Thomas Gilbert corriam com um único grupo específico. Assim disseminou o famoso nome na cultura de Birmingham. Dessa maneira, eles era uma família criminosa por assosciação e não por sangue, ou código de união. Assim, afirmamos que eles diferentes por exemplo, dos gângsters de Os sopranos ou O poderoso chefão.

Aproveite para ler:

>Peaky Blinders, 6 ª Temporada na Netflix: Data de estreia, enredo e Mais

Publicidade

Com o passar do tempo, os gângsters passaram a se referir como sloggers. Ou seja, eles eram o produto da pobreza, miséria e ambiente de favela. Mas, isso mudou após começarem a ganhar poder. O estilo de vida criminoso, muitas das vezes por necessidade, fez com que a gangue ganhasse imenso poder dentro de Birmingham.

As verdadeiras gangues Peaky Blinders se dissiparam lentamente por causa do atletismo, filmes e outras atividades. Afinal, essas mantinham os jovens ocupados. Em resumo, a vida se tornou mais fácil para alguns. Logo, eles não precisavam depender do crime de baixo nível para sobreviver. De certa forma, os verdadeiros criadores dessas gangues desapareceram.

Publicidade

É nesse momento que a série da Netflix se inicia.

A mudança para a série

Publicidade

Peaky Blinders é baseada em uma história real?
Imagem: Divulgação/Netflix

Conforme mencionamos anteriormente, os Peaky Blinders da vida real eram várias gangues. Ou seja, não existia uma família Shelby e seus vários companheiros. O que sabemos é que existem alguns membros da gangue que alcançaram notoriedade na cidade por suas façanhas. 

Certamente, Tommy Shelby foi inspirado em Kevin Mooney, também conhecido como Thomas Gilbert. Ao longo dos anos, o criminoso mudou de nome várias vezes. No auge do poder da gangue, Gilbert era o líder. Outro ponto interessante são os crimes cometidos.

Embora a série acrescente tais crimes como sensacionais, na vida real não eram bem assim. Harry Fowles (Harry cara de bebê), por exemplo, foi preso por roubar uma bicicleta. O mesmo crime foi cometido por um colega de gangue Stephen McNickle, sendo o mesmo preso.

Publicidade

Mais tarde, Henry foi lutar na Primeira Guerra mundial. Este é um assunto que Peaky Blinders, a série, aborda sobre Tommy. Contudo, a família Shelby da série não é baseada em uma história real. Mas, o mundo em que eles habitam reflete a sociedade real de Birmingham dos anos 1920.

Então, você sabia desses fatos de Peaky Blinders?

Certamente, você também vai gostar:

Publicidade

>Bridgerton tem mudança gigantesca comentada por criadora

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, incluindo via Youtube.