Padre Johnny é baseado em história real? A verdade por trás
Padre Johnny tem história real? Descubra
Padre Johnny é o mais novo drama polonês da Netflix e que por sua vez, vem fazendo respectivo sucesso. Logo após ser lançado, o filme rapidamente chegou ao TOP 10, levantando por parte dos fãs, alguns dos questionamentos ao respeito de sua origem.
Em suma, Padre Johnny gira em torno de Jan Kaczkowski e seu legado onde morava. O filme dirigido por Daniel Jaroszek, foi aclamado pela crítica, logo quando foi lançado no início de 2022. No filme, acompanhamos a história do relacionamento entre Patryk, um ex-criminoso e Jan, um padre.
Depois que o tribunal ordena que Patryk faça serviço comunitário, ele passa a trabalhar no hospício do Padre Jan como penitência por seus crimes. Cheia de empatia e bondade, o padre Jan apresenta a Patryk uma visão de mundo diferente e muda drasticamente sua perspectiva de vida.
O longa emprega uma visão radicalmente empática sobre o sofrimento e a morte como uma confição humana inata. Por isso, é normal que quem assistiu Padre Johnny questione sua origem, bem como, se o filme foi inspirado em alguma história real. Pois bem, aqui está o que sabemos.
Padre Johnny vem de história real?
Indo direto ao ponto, a resposta é sim. Padre Johnny é baseado em uma história real. Maciej Kraszewski escreveu o roteiro do filme, embora esta não é a única vem que ele conta a história do padre Jan Kaczkowski. Junto com o filme, o romance de mesmo nome de Kraszewski foi publicado pela primeira vez em setembro de 2022.
Kraszewski soube da vida do padre Jan pelo próprio Patryk Galewski. Com isso, ele afirmou que gostaria de contar a história autêntica da autodenominada “onco-celebridade”, de uma forma alegre, bem-humorada, ao mesmo tempo em que transmitia a grandeza por trás da influência do padre Jan.
Jan era um padre da Igreja Católica e fundou o The Puck Hospice, uma organização de saúde dedicada ao São Padre Pio. Em seus primeiros anos, ele visitou vários doentes com câncer e testemunhou suas agonias. Padre Jan percebeu cedo que algo tinha que ser feito para ajudar as pessoas necessitadas. Por isso, começou seu hospício sobre rodas.
Contando com a ajuda de muitos médicos e enfermeiros com quem ele teve contato, o padre continuou a trabalhar com eles e a ajudar os doentes. Assim, por meio de um esforço pessoal gigantesco, financeiamento comunitários e apoio, ele estabeleceu um hospício estacionário em 2009. Portanto, Padre Johnny realmente existiu na vida real.
As obras do padre e sua morte
Com seus esforços de bioética, o padre Jan escreveu vários livros que giram em torno da importância de viver a vida ao máximo. Em suas obra, ele explorou suas experiências vivendo com uma doença terminal e como isso afetou tudo e todos ao seu redor.
Suas obras mais conhecidas, ‘A Arte de Viver Sem Mentiras’ e ‘A Vida em um Foguete Cheio – Fé, Lombo e Amor”. O padre Jan recebeu o diagnóstico pela primeira vez com glioblastoma, um tumor cerebral, em 2012. O médico lhe deu apenas alguns meses de vida quando foi diagnósticado.
Entretanto, o personagem de Padre Johnny, viveu mais alguns anos e realizou muitos feitos excepcionais, antes de morrer em 2016.
A conexão dos protagonistas em Padre Johnny
Além disso, o filme explora a relação entre o padre Jan e Patrik. Ele detalha como o clérigo guia Patryck para fora de uma fase sombria de sua vida. A amziade entre esses dois homens que dorma a base da narrativa do filme também vem de um evento real.
O filme é um retrato fiel da vida de Patryk. Por sua vez, ele foi criado com um pai negligente e abusivo e isso o levou para o mundo das drogas. Como sua contraparte em Padre Johnny, Patryk também teve que resolver muito de seus problemas e acabou sendo mudado por sua experiência no hospício.
Atualmente, Patryk é um chef de sucesso e tem uma família feliz e saudável com sua esposa e três filhos. Além disso, ele é o fundador da Fundacja Ks. Kaczkowskiego. Essa é uma organização sem fins lucrativos que valoriza a memória do padre Jan Kaczkowski.
Ele se concentra em ajudar os pacientes no sistema de assistência médica e fornecer apoio emocional e mental dos indivíduos. Alguns de seus muitos projetos incluem ajudar famílias de pessoas com doenças oncológicas e realizar oficinas culinárias para estabelecimentos prisionais.
Assim, este foco na reabilitação e apoio emocional para os doentes terminais forma a pedra angular da narrativa apresentada em ‘Padre Johnny‘. Devido à natureza biográfica deste filme e à consulta autêntica do roteirista com as pessoas envolvidas nesta história, o filme faz um belo trabalho ao contar a história do padre Jan com precisão dedicada.
Certamente, você também vai gostar:
> The Big Bang Theory: Por que Penny desistiu de ser atriz
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada do filme.