- Publicidade -

Ozark 5 ª Temporada: Por que a série foi cancelada e não terá continuação

Os motivos da Netflix não produzir a 5ª temporada de Ozark

- Publicidade -

Quando Ozark foi anunciada, inicialmente os fãs a compararam a Breaking Bad. Dado sua trama inicial, não era difícil entender os motivos. Em ambas as séries, seus protagonistas precisam entrar no mundo do crime para sobreviver. Ao contrário da série de Walter White, aqui a família está o tempo todo ao lado do protagonista.

publicidade

Com o passar das temporadas, vimos que apesar de se diferenciar na trama, Ozark teve realmente algumas semelhanças. Uma delas foi saber exatamente onde acelerar e frear ao longo de sua história. Esse termômetro fez com que a série ganhasse ainda mais fãs e se tornasse em uma das melhores – e pode ser considerada a melhor – série de drama original Netflix.

Além disso, a série apresentou a versatilidade de Jason Bateman, anteriormente visto em várias comédias. O mesmo podemos dizer do enredo de Ruth, vivida por Julia Garner, que amadureceu e se tornou um ponto de equilíbrio da história que ocorria na cidade dos lagos. 

- Publicidade -

Após inúmeras reviravoltas e um final surpreendente – falaremos dele à frente – a série chegou ao fim. Certamente, os fãs da série questionam se a Netflix poderia ter produzido uma 5ª temporada de Ozark, bem como, se uma série derivada surgirá no futuro. Os produtores da série esclareceram em entrevistas e trazemos nesse artigo. 

A 5ª Temporada de Ozark: Por que não vai acontecer?

Antes de mais nada, é bom relembrar que a série não foi cancelada. Desde o anúncio da renovação da quarta temporada, a Netflix já havia informado que a 5ª temporada de Ozark seria a última. Na época de seu anúncio, o serviço aumentou o número de episódios, para dar aos criadores a liberdade de encerrar a trama como deveria. 

- Publicidade -

Neste período, o showrunner Chris Mundy, em uma entrevista ao The Daily Beast, afirmou que encerrar a série foi uma decisão da Netflix. No entanto, desde o começo, o roteirista pediu ao serviço que o informasse com antecedência. Dessa forma, ele poderia encerrar a história de uma maneira digna. 

Com o aviso prévio e um número maior de episódios, os produtores e a Netflix acordaram em encerrar a série. Mundy destacou que, embora a 5ª temporada de Ozark não viesse a acontecer, um número maior de episódios seria suficiente. 

“Eu tenho conversado com eles sobre tentar terminar em cinco [temporadas], e eles não tinham certeza se eles queriam fazer quatro ou cinco, e a Netflix foi quem teve a ideia de fazer quatro temporadas, mas em um pedido mais longo, com a ideia sempre de que seria dividida.”

E completou:

- Patrocinado -

“Meu pressentimento é que eles apreciam deixar as coisas correrem a quantidade certa de tempo para eles, e criativamente. Eu sei que para nós, criativamente, não achamos que passaria das cinco temporadas. Sabáimos onde queríamos terminar – pelo menos emocionalmente, mas não conhecíamos toda a mecânica disso. A ideia sempre foi nessa faixa de quatro a cinco temporadas. Isso era meio perfeito.”

Jason Bateman falou sobre o término

Ozark terá 5ª temporada na Netflix ? Veja o que sabemos
Imagem: Divulgação/Netflix

Ao Collider, Bateman foi enfático aos planos iniciais da série. Antes mesmo do lançamento do quarto ano, ele já havia afirmado que a 5ª temporada de Ozark não era necessária. O ator e produtor da série afirmou:

“Eu acho que sempre houve a área presumida [de] três temporadas, quatro temporadas, cinco temporadas, algo assim”.

- Publicidade -

O raciocíno de Bateman parecia óbvio. A trama sempre girou em torno da tentativa da família Byrde em abandonar os negócios ilegais. Exceder na trama, certamente daria ao casal um final infeliz, com os personagens sendo mortos ou presos. 

“A alternativa é achatar esse tom para que você não acabe pulando o tubarão”, continuou Bateman. Mas então você estende a história apenas para mais episódios e temporadas”.

Julia Garner, que interpreta Ruth Langmore também falou da satisfação em encerrar Ozark enquanto a mesma está em alta. Ao Time, Garner disse:

“É realmente muito bom. Do ponto de vista artístico, sinto que terminar com a série em alta como esta é provavelmente a jogada mais inteligente. Você nunca quer ser a última pessoa a sair da festa. Pessoalmente e egoisticamente, eu poderia filmar essa série até os 70 anos.”

Ozark pode ganhar um spin-off?

Ozark pode ganhar derivado ao invés da 5ª temporada
Imagem: Divulgação/Netflix

Nos últimos anos, várias séries de destaque ganharam derivados para estender a trama. Breaking Bad expandiu seu mundo com Better Call Saul e até mesmo La Casa de Papel ganhará um prequel focado em Berlim. Claro que, com a ausência da 5ª temporada de Ozark, isso começou a ser coagitado. 

Importante: Esse artigo conterá spoilers a partir desse ponto. 

Ao THR, Mundy afirmou que a possibilidade disso acontecer é real. O showrunner afirmou:

“Certamente é algo que foi lançado por várias pessoas. Nunca diga nunca, mas agora queremos ter certeza de que conseguiremos este da melhor forma possível.”

Inicialmente, a personagem mais interessante para uma série derivada, seria Ruth Langmore. Contudo, como vimos no final da série, a personagem de Julia Garner morreu, dando adeus a qualquer possibilidade. Embora um prequel com a personagem seja possível, sabemos que a vida de Ruth só se tornou interessante após a chegada da família Byrde a cidade.

Claro que, a personagem tinha seus traumas pessoais. Seu passado teve um pai violento e pequenos delitos, mas, não sabemos se essa versão seria vendida tão facilmente como a possibilidade de estender o universo de Ozark.  

Outro personagens em potencial seriam justamente os filhos de Marty e Wendy. Jonah sabe lavar dinheiro assim como seu pai e sua atitude no final da temporada foi totalmente inesperada. A decisão de matar Mel Satten está totalmente em desacordo com seus valores. Entretanto, esse ato poderia desencadear uma série de eventos, o levando a um caminho complexo.

Já Charlotte também apresentaria uma trama um pouco menos tensa. Mas devemos relembrar que, quando seus pais estiveram ausentes, a jovem conseguiu administrar com maestria os negócios. 

O final de Ozark

O final de Ozark fecha praticamente todas as possibilidades de se ter uma 5ª temporada. A série termina após a morte de Ruth com uma cena final em que a família Byrde volta para casa para encontrar Mel ( Adam Rothenberg ), o investigador particular que estava investigando a morte de Ben. 

Mel está segurando o pote de biscoitos contendo as cinzas de Ben e revela que descobriu o que o mundo ainda não sabe. Wendy ofereceu seu irmão como o último cordeiro sacrificial em sua busca pelo poder.

Você não entende, não é? Mel conta para Wendy e Marty, em seu quintal. “Você não pode ganhar. Você não pode ser os Kochs ou os Kennedys ou a porra da realeza que vocês pensam que são. O mundo não funciona assim.”

Naquele momento, Jonah aparece com uma espingarda – um retorno ao final da primeira temporada, no qual Jonah aponta uma arma para Garcia ( Joseph Melendez ) apenas para descobrir que está descarregada. 

Desta vez, porém, a arma está carregada. Jonah puxa o gatilho, a tela fica preta e um tiro é ouvido – o que significa que os Byrdes milagrosamente sobreviveram ao caminho de obstáculos mortal de Ozark.

O futuro da família Byrde

Ozark terá 5ª temporada? O que sabemos
Imagem: Divulgação/Netflix

Embora as possibilidade de uma derivada de Ozark ocorrer, Bateman e Mundy deram seu parecer do que espera que a família Byrde esteja fazendo após o fim da série em entrevista ao Vanity Fair. Agora, a família tem poder político suficiente. Bateman disse:

“Eu aposto que eles vão até Chicago e vão testar essa teoria de Wendy, que é, nós adquirimos capital político suficiente para colocar em jogo algumas coisas que vão ajudar as pessoas? Adquirir esse capital foi confuso, mas os fins justificarão os meios? Minha suposição é que, embora eles sejam mais inteligentes agora do que quando os conhecemos, ainda sinto que sua arrogância e arrogância continuarão a enganá-los. Acho que a humildade provavelmente os guiaria para algumas decisões melhores, mas acho que eles ainda não chegaram lá, infelizmente.”

Por sua vez, Mundy colocou de forma mais sucinta:

 “Eu acho que eles continuaram,” ele previu. “Eles conseguiram tudo o que achavam que queriam. Mas acho que eles estão arrastando uma maldição, para ser honesto.”

Então, você gostaria de uma 5ª temporada de Ozark?

Certamente, você também vai gostar:

>Pachinko, 2 ª Temporada na Apple TV: Tudo o que sabemos até então

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, incluindo via Youtube.

Comentários estão fechados.