Outlander: o que a libélula em âmbar significa?

Entenda o significado da libélula em âmbar em Outlander

- Publicidade -

O conto de romance épico de Outlander através dos tempos está cheio de simbolismo. Mas poucos símbolos são tão poderosos quanto a libélula presa em âmbar. Baseado na série de romances de Diana Gabaldon, o programa de televisão combina todo o romance, fantasia e ficção histórica que torna os livros emocionantes. Ao mesmo tempo que dá vida às palavras em detalhes.

- Publicidade -

O coração da história de Outlander é o fatídico relacionamento entre Jamie Fraser e Claire, e os temas da série de destino e amor verdadeiro foram incorporados pelos dois personagens principais. Como muitas das maiores histórias de romance, a união de Jamie e Claire não começou da melhor forma. Além disso, seu casamento arranjado foi pura conveniência e não por amor.

Embora alguns aspectos da 1ª temporada só fizessem sentido se os espectadores tivessem lido os livros, a narrativa direta tornou-se mais fácil de entender. Principalmente quando as regras da viagem no tempo foram estabelecidas e os escritores explicaram porque Claire viajou para o passado.

O casamento arranjado da 1ª temporada de Outlander rapidamente se transformou em um caso de amor real, e Claire recebeu a libélula presa em âmbar como um presente que viria a simbolizar seu relacionamento frequentemente conturbado.

- Publicidade -

Como isso se encaixa em Outlander de forma geral?

Na sequência de seu casamento arranjado em Outlander, no episódio 7, “The Wedding”, da 1ª temporada, Claire recebeu uma misteriosa libélula presa em âmbar como presente do mendigo Hugh Munroe. O objeto acabaria servindo como inspiração para o título do segundo romance, “Dragonfly in Amber”. Ela também voltaria a ter um papel importante e maior na 2ª temporada.

- Publicidade -

Publicidade

O arco se inspirou diretamente no livro de mesmo nome. Em um dos melhores episódios da série, “Dragonfly in Amber”, da 2ª temporada, Claire presentou Jamie com o preciso fóssil, e seu significado simbólico ficou mais forte. No mesmo episódio, Jamie pede a Claire para voltar ao seu tempo original para escapar dos perigos causados pela Batalha de Culloden.

Batalha que, inclusive, significou o fim do levante jacobita em 1745. Ela deu a ele a pedra como um sinal de seu amor, e então ela passaria 20 anos em sua própria época antes de ter qualquer pista de Jamie novamente. Ao visitar o museu da Batalha de Culloden na década de 1960 em Outlander, Claire mais uma vez viu a pedra.

Porém, agora ela pertencia a uma coleção de artefatos encontrados no campo de batalha. Por conta disso, ela presumiu que seu amado havia morrido na sangrenta batalha.

- Publicidade -

Como a pedra simboliza o relacionamento de Claire e Jamie?

Outlander: O segredo da libélula âmbar
Imagem: Divulgação/Star+

Sem dúvida o melhor casal da série, o relacionamento de Claire e Jamie sobreviveu ao tempo assim como a pedra. Presumivelmente, o fóssil era antigo quando Claire o ganhou de presente em 1700, e mostrou o quão poderoso e eterno algo poderia ser diante do tempo. O tempo pouco fez para diminuir a beleza do espécime, assim como o abismo de duzentos anos não diminui o romance ardente do casal em Outlander.

- Publicidade -

O episódio 1, “The Battle Jones”, da 3ª temporada, mostrou como Jamie perdeu a pedra durante a batalha. No final das contas, o seu aparecimento no museu acabou sendo um presente para Claire. Apesar de no primeiro momento ela achar que o seu amor havia morrido, mais tarde ela descobriu que ele estava vivo e os dois puderam voltar a ficar juntos novamente.

Infelizmente, essa linda história de amor está prestes a acabar. Apesar da 7ª temporada estrear no dia 16 de junho e a 8ª temporada já estar confirmada, o 8° ano será o último de Outlander. Mas até lá você ainda vai poder conferir muitas aventuras desse casal que sobreviveu ao tempo.

Certamente, você também vai gostar:

- Publicidade -

> Uma Linda Vida tem história real? A verdade por trás do filme da Netflix

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.