Os Anéis do Poder errou profundamente com Orcs

O erro que a série Os Anéis do Poder teve com os Orcs

- Publicidade -

Os Orcs que aparecem em Os Anéis do Poder, são uma das criaturas vilãs mais icônicas de todos os tempos. Eles são feitos do mal e representam as coisas perigosas e odiosas, eles não possuem nada de benevolência, muito menos de simpatia. Eles possuem várias formas e tamanhos. Os orcs possuem formas semelhantes a de humanos, e com isso parecem ainda mais horripilantes.

- Publicidade -

Sendo assim, eles acabam se tornando uma representação de como a humanidade poderia enxergar o seu pior. A série, Os Anéis do Poder, teve então uma ótima oportunidade de fazer com que esses antagonistas se transformassem em vilões perfeitamente inesquecíveis, formidáveis e aterrorizantes, porém não conseguiu.

A Amazon Prime Video teve um grande orçamento para produção da série, e no final de sua primeira temporada, os orcs já estavam quase esquecidos e se tornaram a representação de um mal que se tornou somente uma assombração de plano de fundo de suas ações principais.

Os orcs apareceram primeiramente na série Os Anéis do Poder, de forma diferente onde não apresentavam sua forma física completa. No lugar disso, ao final do segundo episódio o personagem “Adrift “, Arondir, é arrastado para escuridão com um mar de mãos pálidas, que pode ter sido um dos momentos mais assustadores da série até agora.

Os orcs tinham muitas promessas em Os Anéis de Poder

A eficácia da pequena introdução ao que são os orcs é que o público é lembrado de sua humanidade e de sua natureza, visando o gênero do terror de sua forma que não era totalmente associada aos orcs na trilogia original de Peter Jackson. Quando Arondir foi capturado, expandiu ainda mais a progressão para o horror quando ele viu que seria escravizado na cena de Os Anéis do Poder.

- Publicidade -

Publicidade

Enquanto exercia seu trabalho brutal e forçado, um dos líderes dos orcs do acampamento floresce como um grande inimigo. Já seus jogos mentais com os prisioneiros demonstraram uma grande intelectualidade que não era uma característica das várias representações anteriores de outros orcs.

As ordens não continuaram sendo mantidas. Seus comandos eram bem complicados e  pensados maliciosamente. Ele acabou explorando sua posição poderosa em relação aos elfos e humanos, garantindo que eles se sentissem totalmente inseguros. Não teve nenhuma discussão em relação a comê-los, mas discurso sobre como efetivamente reprimir sua rebelião.

A aparência temida dos orcs

Os Anéis do Poder errou profundamente com Orcs
Imagem: Divulgação/Amazon Prime Video

A série Os Anéis do Poder, aproveitou sua capacidade de fazer com que os orcs se pareçam com humanos, e deixou com que eles passassem a impressão de seres bem temidos. Porém isso não continuou ao longo da temporada. Arondir e Theo foram os dois primeiros personagens que encontraram um orc na série. E o que mais chamou atenção em tudo foi sua singularidade em tudo.

Theo se esconde de um orc em uma casa assim que o sol se põe. Esse orc tem uma aparência bastante primitiva e crua, então ele se sentiu em perigo. Igualmente como Arondir foi agarrado, há um elemento na sequência,  medida que aumenta o suspense , enquanto Theo fugia. Sendo assim, os fãs de Os Anéis do Poder, se colocaram no lugar de Theo e se perguntaram o quão assustados eles ficaram em seu lugar.

E a resposta para isso é que seria muito. Os movimentos lentos e traiçoeiros da criatura foram focados pela câmera, e sua feição suja ficou em destaque.

Adar deixou os orcs para segundo plano em Os Anéis do Poder

Quando Adar chega na série sendo capaz de resistir a luz do sol, ele acaba tirando todo o foco dos orcs. Ele entra na série a partir do terceiro episódio, então tudo se concentra nele e em todas as suas motivações. Por razões convenientes, Adar libera Arondir. Desde então, não existe mistério em torno dos orcs e seus planos. Não há mais encontros individuais dos orcs em Os Anéis do Poder, e cada vez que um eles aparecem, estão em grupo.

- Publicidade -

No sexto episódio da série, as cenas de batalha, eram muito envolventes e divertidas. Contudo, outra vez, os orcs voltaram para seus hábitos, se aproximando de armadilhas sem se preocupar com o perigo e não tem nenhuma intimidação ou timidez. O diálogo se reduziu a comandos bastante familiares em ordenar uns aos outros a seu redor.

A sua superioridade, só parecia intimidante externamente. Por não focar em só um, eles se agrupam em algo que já se conhece, e baseando em tudo o que a série já mostrou, eles seriam facilmente derrotados. O momento mais evidente disso ocorre no sexto episódio de Os Anéis do Poder, quando Theo dá o punho a Adar para salvar a vida de sua mãe.

Os orcs se tornam outra vez cúmplices, e se pareciam muito perigosos, porém não ameaçadores demais igual seu líder que jogava com jogos mentais. Eles nunca recuperaram o medo que comandavam no início da temporada e foram atrás de seu líder corrompido desaparecendo.

Os Orcs  se tornaram unidimensionais novamente

Os Anéis do Poder errou profundamente com Orcs
Imagem: Divulgação/Amazon Prime Video

Os motivos de Adar eram baseados em conspirações e eram totalmente vagos, sem se basear em nada, somente em que o mundo estava cheio de falsidades. No entanto, mesmo como antagonista da série, ele era muito perigoso, porém muito compreensível e familiar. Os orcs parecem muito mais assustadores, com uma mistura bastante familiar e não familiar, o que faz com que eles se pareçam muito perturbadores.

Então, eles deveriam ter tido mais chances. Já no final, a empolgação em torno dos primeiros encontros com os orcs, valeu apenas para expor as falhas de Os Anéis do Poder, com o intuito de tirar vantagem do vilão, da Terra Média mais conhecido de todos. Com Adar sendo inserido na série, o autor não deveria ter colocado os orcs como personagens secundários, pouco inteligentes e falham em inspirar medo.

O destaque com a cena de Theo, mostra o que deveria ter sido feito com esses orcs. Suas relações deveriam ter sido bem mais lentas, tensas e imprevisíveis. No entanto, no lugar disso à  bem sucedida e antiga apresentação dos orcs na série. Então poderia ter sido um pouco mais ousado o bastante para capitalizar o que já tinha feito no início da temporada. Que seria melhor que os orcs pudessem ser muito aterrorizantes.

Certamente, você também vai gostar:

>Pantera Negra revela cena deletada

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série (Via Collider).