
O Som do Caos: A verdade por trás do filme da Netflix
O Som do Caos é inspirado em uma história real? Descubra
- Publicidade -
Dirigido por Steffen Geypens, O Som do Caos é um drama de mistério belga com alguns elementos de suspense psicológico. É estrelado por Sallie Harmsen, Ward Kerremans e Johan Leysen. Nosso protagonista, Matthias, é um influenciador de mídia social que se muda para a casa de sua infância com sua parceira, Liv, e o bebê Julius.
- Publicidade -
Uma visita não anunciada do pai de Matthias, Pol, leva a uma conversa entre ele e Matthias sobre a antiga fábrica de Pol e o terrível acidente que ocorreu lá. Curioso para saber mais sobre esse incidente, Matthias começa a investigar a antiga fábrica e logo fica incontrolavelmente obcecado em descobrir a verdade em O Som do Caos.
À medida que Matthias se envolve em sua investigação, ele finalmente descobre segredos sombrios e terríveis da família. Com foco em traumas infantis não resolvidos e como isso afeta a jornada de alguém para a paternidade, este filme explora muitos tópicos relacionados do mundo real, mesmo que o faça através de uma névoa de horror exagerado.
A história de um influenciador investigando um escândalo em uma pequena cidade também soa como um conto muito familiar. Com tanto mistério e intriga envolvendo a trama, é fácil imaginar se os acontecimentos que se desenrolam na tela têm alguma relação com a realidade. Aqui está tudo o que sabemos sobre O Som do Caos e sua ligação com a realidade.
O Som do Caos é uma história verdadeira?
Não, O Som do Caos não tem inspiração em uma história real. O enredo é uma ideia original dos escritores Steffen Geypens, Robin Kerremans e Hasse Steenssens. O filme não é a primeira vez que Geypens mergulha os pés em uma exploração cinematográfica de um relacionamento pai-filho.
- Publicidade -
Este filme gira principalmente em torno de Matthias e seu relacionamento com seu pai, Pol, e seu filho, Julius. No curta-metragem de 2018 de Geypens intitulado ‘Silent Campine’, ele explora uma dinâmica pai-filho muito diferente entre os personagens de Juul e seu pai.
No entanto, semelhante a O Som do Caos, o enredo de ‘Silent Campine’ também gira em torno de um relacionamento familiar e seus efeitos. Em uma entrevista, Geypens uma vez compartilhou como ele próprio teve um relacionamento muito complicado com seu pai.
É possível que, ao escrever o personagem Matthias e sua luta contra o trauma geracional, Geypens tenha se inspirado em algumas de suas próprias experiências para dar autenticidade e realismo à narrativa. Embora Matthias perca um pouco de sua capacidade de identificação à medida que avança em seu caminho obsessivo e enlouquecedor, o ponto central do conflito de seu personagem é algo muito fácil para o público se conectar.
O Som do Caos cobre seu enredo emocionalmente motivado por trás de uma ideia sinistra e sinistra de uma conspiração, seus efeitos ainda são sentidos ao longo do filme. Qualquer sensação de familiaridade ou realismo é promovida pela natureza misteriosa da trama de encobrimento da fábrica.
Esse enredo não é apenas algo frequentemente explorado na ficção, mas também vemos vislumbres dele na vida real. E, muitas vezes, as pessoas também ficam obcecadas em descobrir esses esquemas – embora não no mesmo nível maníaco em que Matthias cai.
O filme retrata as provações e tribulações de relacionamentos e paternidade
Além disso, a maneira como Ruído retrata as provações e tribulações de relacionamentos e paternidade amadora também é algo com o qual muitas pessoas talvez possam se relacionar. Liv e Matthias começam o filme como um casal aparentemente perfeito, mas seu relacionamento logo se transforma em um relacionamento profundamente falho e problemático.
As discussões mesquinhas sobre trabalho e salário, a insegurança de Matthias em seu trabalho e a frustração com as noites sem dormir que vêm com um bebê recém-nascido – todas essas são coisas que a maioria das pessoas já experimentou ou viu outras pessoas passarem.
- Publicidade -
Em última análise, o filme não tem nenhuma raiz firme na realidade. No entanto, uma vez que suas camadas psicóticas de terror são retiradas e os personagens são vistos no valor da superfície, eles retratam vidas muito realistas e acessíveis.
Com temas de paternidade, trauma familiar e conspirações em seu centro, O Som do Caos compartilha muitas semelhanças com a vida real. Por meio de uma escrita envolvente e cheia de suspense e do desinteresse em envolver elementos sobrenaturais na trama, o filme consegue contar uma história misteriosa, mas familiar, sobre família e trauma.
A narrativa suavemente encontra uma maneira de refletir alguma realidade nas tramas e nos personagens, sem necessariamente se inspirar diretamente em nenhuma instância.
Certamente, você também vai gostar:
> Dom: A verdadeira história real por trás da série da Amazon Prime
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da sua série favorita. (Via TheCinemaHolic)