O resgate na Caverna Tailandesa: A verdade da série da Netflix

A história real de "O resgate na Caverna Tailandesa"

- Publicidade -

O resgate na Caverna Tailandesa chegou à Netflix em 22 de Setembro. Mesmo em meio à várias produções de maior destaque e orçamento, a série já figura entre as mais assistidas da plataforma. O motivo? A famosa história de um time de futebol Tailandês.

- Publicidade -

Em 2018, devido as fortes chuvas no local, o treinador e seus jovens jogadores, ficaram presos no sistema de cavernas Tham Luang Nang Non. A história rodou o mundo e vários profissionais da área se disponibilizaram para o complexo resgate. No entanto, O resgate na caverna Tailandesa não é a primeira adaptação do incidente.

Aliás, essa é a quarta adaptação dramática da operação de resgate que comoveu o mundo. Mas, os criadores da série da Netflix prometem uma experiência diferente dos acontecimentos. Segundo eles, a perspectiva e olhar de cada um dos resgatados foi feita e replicada nos atores.

E não para por aí. O resgate na caverna Tailandesa conta com informações exclusivas de extensas entrevistas com os “javalis” da vida real. Inclusive, com algumas cenas filmadas nas casas reais dos meninos. Eis o que sabemos sobre a história.

- Publicidade -

A história de O resgate na caverna Tailandesa

Contextualizando, a história de O resgate na caverna Tailandesa é baseado em uma história totalmente real. Inclusive, seus produtores afirmam que se trata da adaptação mais fiel até então. Justamente, pelo período e entrevistas longas feitas com os envolvidos. 

- Publicidade -

Publicidade

Em 23 de junho de 2018, um treinador júnior Eak e seu time júnior de futebol, os Wild Boars (Mark, Tee, Titan, Adul, Biw, Phong, Mix, Dom, Tle, Note, Nick e Night), viajaram para uma caverna. Infelizmente para eles, houve uma forte tempestade, e a chuva fez com que eles ficassem presos no local.

Inicialmente eles não conseguiram fazer contato com o mundo exterior e, portanto, ninguém sabia o que aconteceu. Após algumas horas, os pais das crianças ficaram extremamente preocupados e uma rápida investigação logo deixou claro o que havia ocorrido.

De acordo com os criadores de O resgate na caverna Tailandesa, a decisão de colocar os meninos no centro da minissérie é o que diferencia essa versão. À TIME, Kevin Tancharoen, diretor da série afirmou:

- Publicidade -

“Ter esse tipo de acesso e poder fazer as perguntas no lugar com as pessoas que estavam realmente dentro da caverna presas, como os meninos, foi inestimável. Acho que esse ponto de vista é algo que às vezes passa despercebido em outros projetos, porque é focado principalmente na mecânica e no quão difícil era a tarefa em nível técnico.”

Atores não tinham experiência em atuação

Para conseguir aumentar o nível de realismo, Tancharoen escolheu alguns garotos do norte Tailandês. Muitos deles, são moradores do local sem nenhuma experiência prévia em atuação. Assim, fizeram um treinamento intenso de atuação para prepará-los para a tela. 

- Publicidade -

Os idealizadores de O resgate na caverna Tailandesa, afirmaram que, ter moradores locais, que falassem os dialetos regionais e conhecessem a região, ajudou na autenticidade do projeto. No entanto, eles se surpreenderam com a autenticidade que conseguiram.

Michael Russell Gunn, roteirista da série, confidenciou que, um dos meninos do elenco, lhe disse que estava na caverna, no dia que o time de futebol decidiu acessar o local. 

“Ele e seu irmão estavam no time e ambos estão na série e eles simplesmente não foram para a caverna naquele dia. Foi surpreendente para nós.”

- Publicidade -

Além disso, alguns dos garotos fazem parte do time agora e se tornaram amigos dos garotos que ficaram presos no dia. O roteirista de O resgate na caverna Tailandesa afirmou:

“Vários deles jogam no Wild Boars agora e conhecem os meninos de verdade. Então eles estão interpretando versões de seus amigos”.

O resgate na caverna Tailandesa foi totalmente filmada na Tailândia

O resgate da caverna tailandesa
Imagem: Divulgação/Netflix

Diferente do projeto da Amazon Prime Video, que foi filmado na Austrália, a versão da Netflix foi totalmente filmada na Tailândia. Isso inclusive, ajuda a aumentar ainda mais a veracidade da produção. Assim, várias cenas foram filmadas dentro do complexo sistema de cavernas.

Tal local, se estende por vários quilômetros ao lado de uma montanha, onde os meninos e seu treinador ficaram presos. Filmar O resgate na caverna Tailandesa no local real não foi tarefa fácil, e o clima não ajudou. Gunn, afirmou:

“Choveu enquanto estávamos lá. Quero dizer, estávamos filmando na temporada exata em que eles estavam lá. Ele apenas engole o som e a luz do espaço e por isso é extraordinariamente aterrorizante.”

Apesar dos 12 garotos e o treinador terem saído com vida no local, o mergulhador aposentado da marinha tailandesa Saman Kunam perdeu a vida durante a operação.

Então, você assistiu O resgate na Caverna Tailandesa?

Certamente, você também vai gostar:

Lou, A verdade por trás do filme da Netflix: A História é real?

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.