O que significa O pálido olho azul? Entenda

Qual o significado de O pálido olho azul? Descubra

- Publicidade -

O filme de mistério de assassinato da Netflix, O pálido olho azul, é baseado no romance best-seller de Louis Bayard, e é um thriller gótico que gira em torno de uma série de assassinatos fictícios que ocorreram em 1830 na Academia Militar dos Estados Unidos.

- Publicidade -

Assim, O pálido olho azul, segue os assassinatos de Leroy Fry e Randolph Ballinger, dois jovens cadetes da Academia Militar dos Estados Unidos, com sede em Nova York. Após a morte de Fry, a Academia traz o renomado detetive Augustus Landor para resolver o mesmo.

Quando Ballinger também é morto, Landor faz o possível para evitar uma terceira vítima, capturando o assassino. Então, ele se junta a um jovem cadete e poeta publicado chamado Edgar Allan Poe para resolver os assassinatos. Contudo, Landor conhece o jovem antes que ele se torne sinônimo de histórias de terror.

Intrigados com o título do filme, descobrimos mais sobre seu significado e lugar na narrativa do drama histórico. Bem, vamos compartilhar nossos pensamentos sobre O pálido olho azul! SPOILERS A SEGUIR.

- Publicidade -

Qual é o significado do título O pálido olho azul?

O título O pálido olho azul tem vários tipos de significado no filme. Em primeiro lugar, o filme de Scott Cooper é uma adaptação do romance homônimo de Louis Bayard, que oferece uma história de origem fictícia de Edgar Allan Poe, um dos maiores escritores americanos de todos os tempos.

- Publicidade -

Publicidade

Como Bayard queria que seu romance retratasse a versão ficcional da emergência de Poe como poeta/escritor, ele sentiu que uma frase da bibliografia de Poe é um título adequado. Assim, o autor descobriu a frase “o olho azul pálido” em ‘The Tell-Tale Heart’, um dos contos mais aclamados do escritor.

Bayard relatou ao Tudum da Netflix sobre o conto de Poe:

“Há muitos ovos de Páscoa salgados ao longo do livro, começando com o próprio título, que vem de ‘The Tell-Tale Heart’. Um de seus olhos parecia o de um abutre, um olho azul claro, com uma película sobre ele. Sempre que caía sobre mim, meu sangue gelava”.

- Publicidade -

No entanto, o significado de O pálido olho azul não se esgota na referência ao verso do célebre conto. Bayard, como Cooper que adaptou o livro para o filme, integrou a frase na narrativa do romance como uma parte significativa do mistério do assassinato.

Poe escreveu o poema após a morte de Leroy Fry em O pálido olho azul

No filme, um poema se forma na mente de Poe na noite em que Leroy Fry é morto enquanto ele dormia. Ao acordar, ele escreveu o poema em uma folha de papel e percebeu que se tratava de uma donzela de “olho azul pálido”, que estava em uma angústia insuportável.

- Publicidade -

A frase “o olho azul claro” aparece no poema como “Para a empregada com o olho azul claro” e “Para o ghoul com o olho azul claro”. O jovem poeta de O pálido olho azul inicialmente acredita que o poema é sobre Lea Marquis, que se torna sua namorada.

Como Lea está com uma doença terminal, Poe pensa que a angústia que viu na donzela é a doença de Lea.

Poe faz uma descoberta importante

- Publicidade -

No romance original de Bayard sobre o filme, Poe finalmente percebe que a donzela em perigo não é Lea, mas Mathilde, também conhecida como Mattie, a falecida filha de Landor. Depois de compor todo o poema, Poe escolhe a letra inicial de cada estrofe, que diz: “Mathilde morreu”.

O que significa O pálido olho azul? Entenda
Imagem: Divulgação/Netflix

O jovem poeta conecta a morte de Mathilde à morte de Fry, o que o leva ao barman local Patsy, que lhe revela como Mathilde foi estuprada por um grupo de cadetes em O pálido olho azul. Assim, ele também descobre que Mathilde se matou ao cair de um penhasco após o incidente de partir o coração.

Não demora muito para Poe concluir que um dos cadetes era Fry e ele foi assassinado por Landor para vingar a morte da filha deste. Assim, o filme é, em última análise, um drama de relacionamento pai-filho que gira em torno de Landor, que se torna uma figura paterna para o órfão Poe.

Ele se torna filho do detetive, ajudando-o a lidar com a ferida causada pela morte de seu único filho, a criança Matilde. Quando Poe percebe quem era realmente a donzela com o olho azul claro em O pálido olho azul, ele entende que Landor é um assassino, o que os separa.

Certamente, você também vai gostar:

Teen Wolf: O filme revela boa notícia para fãs da série

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da Netflix. (Via TheCinemaHolic)