Publicidade

O poder e a Lei: A história real por trás da série da Netflix

O poder e a Lei é baseada em uma história real? Descubra

O poder e a Lei é o novo sucesso da Netflix. A série advocatícia gira em torno do advogado Mickey Haller de volta à ação, após se recuperar de seu vício em drogas induzido por analgésicos. Conhecido por sua prática de trabalhar em movimento, geralmente na parte de trás de seu Lincoln – Mickey escolhe réus com casos geralmente desfavoráveis. 

Publicidade

O legal de O poder e a Lei é que, de alguma forma, Mickey consegue solucioná-los. Contudo, a primeira temporada da série gira em torno de um mistério muito maior. Nela, Mickey precisa se concentrar no assassinato da esposa de um rico magnata da tecnologia. 

Embora tenha diversas reviravoltas, a história série é muito bem fundamentada. Isso leva os fãs, a questionarem se, em algum momento, a série foi inspirada em uma história real. Bem como, se Mickey Haller foi mesmo um advogado de verdade. Pois bem, nesse artigo, tiramos todas essas diúvidas. 

O poder e a lei é baseada em uma história real?

Publicidade

Indo direto ao ponto, não. O poder e a Lei não é baseada em uma história real. Criada por David E. Kelley, a série é baseda em um livro lançado por Michael Connelly em 2008, chamado “The Brass Verdict”. O livro faz parte de uma série de romances baseados em crimes do autor, que giram em torno do detetive da Polícia de Los Angeles Harry Bosch e do advogado Michael “Mickey” Haller. 

O 16° livro do autor, que apresenta Haller é chamado de “The Lincoln Lawyer”. Por sua vez, esse livro foi transformado no filme de 2011 do mesmo nome. O filme foi protagonizado por Matthew McConaughey. Contudo, não podemos dizer que todas as histórias são totalmente ficcionais. 

Publicidade

Connelly já afirmou que se inspira em fontes substanciais do mundo real para compor seus livros. O autor passou mais de uma década trabalhando como repórter policial. Boa parte desse tempo, ele trabalhou no Los Angeles Times. 

Aproveite para ler:

>O poder e a Lei, 2 ª Temporada na Netflix: Data de estreia e tudo sobre

Publicidade

Dessa forma, seus romances anteriores se concentraram mais no detetive Bosch e nas histórias centradas na polícia. Contudo, desenvolver histórias sobre advogados, como em O poder e a Lei, sempre foi algo que Connelly amou. Seu fascínio sempre envolveu advogados que se colocam em risco por causa da justiça.

Assim, enquanto escrevia os romances de Bosch, Connelly começou a pesquisar o lado jurídico e judicial das coisas.

Publicidade

Autor teve ajuda

O poder e a Lei é baseada em uma história real
Imagem: Divulgação/Netflix

Publicidade

Um velho amigo repórter, Dan Daly, apresentou a Connelly como o mundo jurídico funcionava. Daly é amplo conhecedor do direito de defesa criminal e sabia todas as informações. Daly e seu conhecido, Roger Mills, deram ao autor muitas histórias corajosas sobre casos.

Além disso, algumas das situações vistas em O poder e a Lei, partiram desse mundo do direito penal. Posteriormente, o autor captou novas histórias do advogado fictício Michael Haller. Após três anos de pesquisa, Connelly publicou o primeiro livro centrado em Haller. Pela ajuda de Daly, um bordão seu, se tornou epígrafe do livro:

“Não há cliente tão assustador quanto um homem inocente” .

Dessa maneira, Connelly se baseia em algumas fontes muito reais que passaram anos cobrindo a defesa criminal. Isso auxilia a ampliar o realismo de suas histórias. Contudo, os enredos e personagens são totalmente fictícios. Como a série se baseia nos romances é, portanto, fictícia. Mas, o personagem central da série tem uma origem interessante e vale a pena dar uma olhada.

Publicidade

Mickey Haller, de O poder e Lei é real?

Ao contrário das histórias, o protagonista de O poder e a Lei é parcialmente baseado em uma pessoa real. Falando sobre o livro, que apresenta Haller, Connelly afirmou ao Irish Times:

“Eu meio que aprendi uma lição com The Lincoln Lawyer. Eu queria escrever sobre um advogado de defesa criminal, mas muitas pessoas fazem isso. Mas, como eu não sou advogado, então eu meio que esperei até que eu tivesse algo interessante. Então eu conheci um advogado que trabalhava nos fundos banco do carro dele, e de repente eu o tinha, eu tinha aquele livro.”

Publicidade

Isso mesmo, o protagonista da série de livros é inspirado em um advogado de verdade que o autor conheceu. Realmente, ele atendia os clientes no banco de trás de seu carro, muito parecido com nosso herói, Mickey Haller. Connelly foi apresentado à David Ogden através de um amigo em comum.

O poder e a Lei é baseado em uma história real
Imagem: Divulgação/Netflix

Dessa maneira, ficou intrigado quando o advogado o revelou que trabalhava em seu carro. A verdade é que, um dos carros em quem Ogden dirigia – e trabalhava – era um Lincoln Towncar. As semelhanças entre Haller e Ogden, não param por aí.

Publicidade

Assim como o primeiro é conduzido por um ex-cliente, Ogden também tinha como motorista Lonnie Henderson. Ogden o defendeu e após cumprir pena, passou a trabalhar com ele. Connelly portanto, pegou alguns detalhes distintos do mundo real para embelezar seu advogado em O poder e a Lei

Portanto, podemos afirmar que, embora a série de livros, bem como a série da Netflix seja uma obra de ficção, extrai detalhes importantes de pessoas e situações da vida real. 

Então, você já assistiu O poder e Lei?

Certamente, você também vai gostar:

>Vampiro no Jardim, 2 ª Temporada na Netflix: Tudo o que sabemos

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, incluindo via Youtube.