O NOVO ANIME de TERROR da Netflix que todo mundo está assistindo

Saiba tudo sobre Junji Ito e do novo anime de terror "Histórias Macabras do Japão" na Netflix.

- Publicidade -

O gênero de terror é bastante presente pela cultura japonesa, mas foram poucos os animes e mangás que marcaram o mundo neste estilo. É claro, sendo Junji Ito uma excessão. Uma vez que o mangaká é reverenciado há cerca de 30 anos como um gênio, e vários de seus contos – que vão do horror corporal, ao psicólogico e além – são hits absolutos. Nesse sentido, o seriado em anime Histórias Macabras do Japão chega à Netflix adaptando 20 de suas obras.

- Publicidade -

A princípio, o contista já demonstrava interesse em desenhar e criar histórias desde pequeno, mas foi somente pela década de 80 em que ele começou a montar seus próprios mangás por hobbie. Logo, em 1987 o técnico em odontologia enviou um conto – que viria a ser conhecido e aclamado como Tomie – para a revista Gekkan Halloween, o qual foi muito bem avaliado. Dali, vieram os sucessos Uzumaki (1998), Gyu (2001) e até seu Frankenstein (1994).

Assim como Stephen King é tido como um mestre do terror literário (livros), o mangaká de 59 anos é uma referência no mundo dos mangás e das HQs. Todavia, assim como o autor americano, Junji Ito já teve também a sua cota de adaptações – em maior parte, por filmes live-action – que não fizeram jus às obras originais. Já que é difícil replicar seu estilo e sagacidade para com o horror nas páginas, o qual costuma se centrar em aspectos mais cotidianos.

Isto posto, o que os fãs podem esperar desta nova série em anime antológico, Histórias Macabras do Japão, da Netflix? Para saber, venham conosco, da Streamings Brasil, para descobrirem tudo acerca!

- Publicidade -

O que é Histórias Macabras do Japão da Netflix?

De fato, boa parte dos mangás bem sucedidos são rapidamente adaptados em anime. Contudo, a mais recente série Junji Ito: Histórias Macabras do Japão da Netflix é a segunda do autor. E assim como em Junji Ito Collection do Crunchyroll (2018), a qual também veio pelo Studio DEEN, a antologia traz 12 episódios. Dessa vez, baseados em 20 contos das coletâneas Masterpiece Collection, A Study From the Abyss of Horror e de Fragmentos do Horror.

- Publicidade -

Publicidade

Em suma, tendo em média 20 minutos de duração cada, alguns dos 12 episódios contam com dois contos de cerca de 10 minutos. Portanto, confiram abaixo a ordem das 20 histórias escolhidas da vez:

  1. Os estranhos irmãos Hikizuri (24m);
  2. A história do túnel misterioso e também Caminhão de sorvete (25m);
  3. Balões no ar (25m);
  4. Quatro x quatro paredes e Esconderijo (24m);
  5. Intruso e Cabelo longo no sótão (24m);
  6. Mofo e Visão na biblioteca (24m);
  7. Cidade de túmulos (24m);
  8. Camadas de terror e O que o mar trouxe (25m);
  9. Foto de Tomie (24m);
  10. Labirinto insuportável e Implicante (25m);
  11. Beco e Estátua sem cabeça (24m);
  12. Mulher que sussurra e também Bichinho de estimação (24m).

Ainda, Junji Ito: Histórias Macabras do Japão possui dublagem em português do Brasil do estúdio MGE. Em especial, tendo a direção por Felipe Drummond, tradução por Renan Scorza e a edição por Gabriella Bizerril. Mas, é claro, há as opções de áudio original e em inglês (com legendas) – para todos os gostos!

- Publicidade -

Futura série em anime de Ozumaki

Ademais, curiosamente àqueles fãs que ainda não penduraram os seus “chapéus” de espectativa após a estreia de Junji Ito: Histórias Macabras do Japão na Netflix, temos uma ótima notícia. Pois o Adult Swim e a Production IG (Ghost in the Shell e Psycho-Pass) estão produzindo uma adaptação em anime – e em preto e branco (!) – do já clássico Uzumaki.

- Publicidade -

No momento, a expectativa de estreia da minissérie é 2023, mas o projeto de 4 episódios já foi atrasado quatro vezes desde 2019. Ao passo que certos fãs acreditam que os adiamentos é quem garantem a qualidade do produto. Mas já outros que mantém-se desesperançosos. Seja como for o resultado, é certo dizer que esta tem se mostrado promissora.

“Suas narrativas foram adaptadas por muitas vezes ao longo dos anos e, até então, nenhuma delas foi precisa. […] E o novo seriado da Netflix infelizmente também não faz jus por completo aos contos originais. Dito isso, o anime não é ruim, mas definitivamente carece de vários elementos-chave que tornam as obras de Ito seu”, avaliou Lex Briscuso, sobre Histórias Macabras do Japão.

– via SlashFilm

- Publicidade -

Os Mangás e coletâneas de Junji Ito oficiais no Brasil

Por fim, mesmo tendo feito sucesso internacional desde os anos 90, as obras de Ito só passaram a chegar ao Brasil muitos anos depois – desde 2016.

Portanto, a Darkside, a Pipoca & Nanquim e a Devir têm trazido cada vez mais volumes únicos e lindas coletâneas para colecionadores. Assim, já houve 10 publicações dentre as três editoras (com a P&N já tendo anunciado mais 10 para 2023). Então, vejam logo a seguir o atual catálogo de Junji Ito no Brasil:

  • A Sala de Aula que Derreteu – P&N;
  • As Egocêntricas Maldições de Souichi – P&N;
  • Calafrios – P&N;
  • Contos de Horror da Mimi – Darkside;
  • Diário dos Gatos Yon & Mu – JBC;
  • Fragmentos do Horror – Darkside;
  • Frankenstein – P&N;
  • Gyo – Devir;
  • Sensor – P&N;
  • Tomie Vol. 1 e Vol. 2 – P&N;
  • Uzumaki – Devir;
  • Vênus Invisível – Devir.

“Junji Ito eleva o horror em HQs para um novo patamar, através de seus contos inusitados e sempre surpreendentes. E há um ineditismo refrescante em suas histórias“, disse Paulo Roberto da Silva Jr, o gerente editorial da Editora Devir.

– via Omelete

“Simplesmente, nenhum trabalho de Ito tem de arte e roteiro abaixo da média. […] E o mais interessante é que o autor está interessado nas situações em si, sem esquentar a cabeça em explicar as coisas. Ou seja, essas são histórias que cativam boa parte do público, em geral, por conta do horror de premissas bem simples e voltadas ao cotidiano, que se elevão à níveis absurdos de tensão“, diz Bruno Zago, da Pipoca & Nanquim.

Certamente, também lhes interessará:

Cobra Kai: Johnny também pode derrotar Terry Silver?

Ei, otakus de plantão, querem saber de todas as novidades acerca de Junji Ito e de uma provável 2ª temporada de Histórias Macabras do Japão na Netflix? Então, acompanhem-nos por aqui mesmo, na Streamings Brasil, e pelo nosso canal no YouTube.