Publicidade

O mistério do Farol: A verdade por trás do filme da Netflix

O mistério do farol é baseado em uma história real

Publicidade

O mistério do Farol é o novo filme disponível na Netflix e que por sua vez, vem fazendo grande sucesso no serviço. Apesar de não ser original do serviço, essa é a primeira vez que o filme, que foi lançado em 2018, está disponível no catálogo.

Antes disso, O mistério do farol também chegou ao catálogo do Globoplay, sem muito entusiasmo. O filme conta com um elenco estrelado, além de um história que mistura drama e suspense. O nome mais conhecido, certamente é o de Gerard Butler. No entanto, o elenco ainda conta com nomes como Peter Mullan, Connor Swindells e Søren Malling.

Publicidade

Após assistirem ao longa, um dos maiores questionamentos dos fãs, é se o filme, é inspirado em uma história real. Pois bem, aqui está o que sabemos.

O enredo de O mistério do farol

Publicidade

Antes de mais nada, precisamos conhecer – ou relembrar – a história de O mistério do farol. O longa se passa em uma ilha isolada e desabitada, a 20 milhas da costa escocesa. Nesse ínterim, três guardas de faróis vão até o local para um turno de seis semanas.

À medida que Thomas, James e Donald se instalam em suas rotinas habituais e solitárias, algo que eles não esperavam acontece. Os faroleiros encontram algo que não estava incluído em seus pertences, mas, que eles não sabem de onde veio.

Logo, a presença de tal objeto, dá início a uma luta pela sobrevivência. Aos poucos, os três homens são tomados pela ganância pessoal, aliada ao isolamento e a paranoia.

Publicidade

O mistério do farol é baseado em uma história real ?

Como informamos anteriormente, uma das maiores dúvidas dos fãs, é se O mistério do farol é baseada em uma história real. A resposta é sim. O filme foi totalmente baseado em um desaparecimento ocorrido na tripulação do Farol das ilhas Flannan em 1900.

Publicidade

O desaparecimento de Thomas Marshall, James Ducat e Donald MacArthur ocorreu em Dezembro daquele ano. No período, o navio à vapor Anchtor registrou que a luz não estava funcionando. Isso deveria estar funcionando normalmente, já que nos dias, más condições climáticas foram identificadas.

Posteriormente, o navio de socorro Hesperus chegou à ilha e a encontrou em completo estado de desordem. Geralmente, os faroleiros hasteavam uma bandeira no mastro, saudavam os navios e deixavam caixas de suprimentos. Neste dia, nada disso foi feito.

Publicidade

Joseph Moore foi enviado para investigar à fundo o ocorrido. Ao chegar na ilha, encontrou o portão principal e do complexo fechados. Além disso, as camas desfeitas e o relógio estava parado. Outro ponto importante é que, encontraram um conjunto de óleos, mostrando que os guardiões saíram sem eles.

Isso era particularmente incomum e preocupante, considerando as más condições climáticas que foram registradas no diário. Por fim, a ilha foi vasculhada em busca de pistas, mas, nenhum sinal dos faroleiros foram encontrados. O desembarque a oeste havia sofrido danos consideráveis, com o gramado rasgado e uma caixa de suprimentos destruída. 

Por sua vez, o registro feito pelo guardião, provou que esse dano ocorreu antes do desaparecimento.

Nem Diário revelou mistério

Publicidade

O mistério do farol tem história real
Imagem: Divulgação/Netflix

Os policiais chegaram a conclusão dos ocorridos, graças ao diário de registro do farol. Nele, incluía algumas menções a coisas estranhas no local. Entre elas estavam descritas uma terrível tempestade, ventos fortes e desânimo entre os guardiões. 

Publicidade

No entanto, não houve relatos de tempestades na área nos dias que antecederam o desaparecimento. Ou seja, as más condições climáticas registradas no diário foram inventadas ou localizadas. 

A base usada para construir a trama de O mistério do farol, foi feita em cima de muitas teorias. Portanto, até hoje não se sabe exatamente o que aconteceu no farol naquela noite. Entretanto, a teoria mais aceita foi a que eles foram levados por espiões ou decidiram fugir para começar novas vidas.

Por sua vez, outras teorias sugerem que a psicologia dos guardas de faróis tiveram consequência. MacArthur tinha fama de brigar e era conhecido por ser violento. Dessa forma, os faroleiros podem ter brigado entre eles, fazendo com que caíssem do penhasco e morrido. Entretanto, nada foi encontrado que comprove isso.

Publicidade

Então, você gostou de O mistério do farol ? Assista um trailer do filme.

Certamente, você também vai gostar:

>The Flash: 7ª Temporada ganha data de estreia na Netflix

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, também via Youtube