O Milagre: A verdade por trás do filme da Netflix. A história é real?

O milagre é baseado em uma história real? O que sabemos

- Publicidade -

O milagre, filme protagonizado por Florence Pugh acaba de chegar na Netflix e rapidamente, ocupou um lugar de destaque no Top 10 do serviço. O longa gira em torno de Anna, uma garota que misteriosamente – ou milagrosamente – pode sobreviver sem comida por meses.

- Publicidade -

A história de O milagre se passa no século 19, e mistura temas de ceticismo religioso e anormalidades médicas. O longa é inspirado em um livro, mas existe uma história por trás do romance, que ficou conhecido como “a garota do jejum”. 

Relatado já em 1500, meninas em jejum se abstinham de comida por longos períodos de tempo por várias razões. A principal delas era religiosa. O romance em que o longa se inspirou foi escrito por Emma Donoghue representa uma fusão de séculos dessas histórias, principalmente, as ambientadas na Era vitoriana. 

A história real por trás de O Milagre

O milagre se encaixa perfeitamente no catálogo de filmes de terror psicológico de Florence Pugh. Mas, alguns relatos precisos das garotas de jejum são estranhos. O fenômeno do jejum era raro, mas foi exibido por várias mulheres da Europa à América. 

Alguns se tornaram celebridades, com admiradores os ofertando presentes e dinheiro. Embora muitas das mulheres jejuassem por motivos religiosos, parece ter havido uma sobreposição com a anorexia, o que não foi diagnosticado até a década de 1870. 

- Publicidade -

Publicidade

As histórias da vida real das meninas em jejum tiveram vários resultados, incluindo morte por fome, hospitalizações e alimentação forçada. Além disso, algumas delas se tornaram fraude. Em casos extremos, as mulheres teriam passado décadas sem comida, embora não existam relatos detalhados disso. 

A adaptação de Sebastián Lelio de O milagre não vai tão longe, já que sua garota em jejum, Anna, teria ficado sem comida apenas por alguns meses. 

Quão precisa é a adaptação em relação aos jejuns das garotas?

Embora a história da série não seja totalmente real, parece correta tanto para os relatos das garotas em jejum quanto para o período em que o filme se passa. A história se passa na Irlanda em meados de 1800, após a Graned fome. Mas, antes de a anorexia ser cunhada como termo oficial. 

A configuração fornece precisão de adaptação por que o fenômeno do jejum era conhecido durante esse período. À medida que os avançoes médicos foram feitos ao longo do tempo, as pessoas ficaram mais céticas em relação a esses relatos.

O milagre é baseado em uma história real
Imagem: Divulgação/Netflix

O final de O milagre revela que Anna estava recebendo pedaços de comida de sua mãe durante seus beijos de boa noite. Anna se refere a esse alimento como “maná do céu” para que ela não se sinta culpada por obter comida. 

Provavelmente, muitos dos relatos verdadeiros que passaram despercebidos ou provaram ser fraudes tinham detalhes semelhantes. O fanatismo religioso dos pais de Anna serve como exemplo da manipulação que as meninas envolvidas no fenômeno do jejum também podem ter experimentado.

Então, você assistiu O milagre na Netflix?

- Publicidade -

Certamente, você também vai gostar:

Coração Marcado volta com nova temporada e novidades

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da Netflix. (via ScreenRant)