O Gambito da Rainha: 2ª Temporada pode funcionar: Entenda como
Entenda como a 2ª temporada de O Gambito da Rainha pode funcionar
Embora a estrela Anya Taylor-Joy tenha jogado um balde de água fria na possibilidade de uma 2ª temporada de O Gambito da Rainha, uma continuação da minissérie da Netflix de 2020 ainda pode funcionar. Mas, obviamente, sem a presença de Anya.
Baseado em um romance de 1983 de mesmo nome, O Gambito da Rainha conta a história fictícia da prodígio do xadrez, Beth Harmon, sua ascensão ao topo do jogo internacional e suas lutas com demônios pessoais. A série é tanto um estudo de personagem convincente quanto uma visão fascinante de um dos jogos mais antigos e reverenciados do mundo.
E é justamente por isso que a série encantou o público em todo o mundo e foi aclamada pela crítica. Não há dúvidas de que o desempenho de Anya teve um papel fundamental na fama da série. Como a etérea Beth, Taylor habilmente transmitia fragilidade e inteligência feroz, que tinha a capacidade de superar oponentes do sexo masculino que constantemente a a subestimavam.
No entanto, embora Anya tenha sido um dos tributos de destaque na 1ª temporada, o segundo ano de O Gambito da Rainha só fará sucesso se deixar a estrela para trás. De muitas maneiras, isso torna a recente negação da atriz do Menu a um possível retorno à série um tanto reconfortante.
2ª temporada de O Gambito da Rainha não funcionaria
Para que a 2ª temporada de O Gambito da Rainha seja um sucesso, é essencial deixar para trás a encarnação da 1ª temporada de Beth Harmon. Parte do que tornou o 1° ano tão atraente é que a série não era exatamente e somente sobre a carreira de Beth, mas também sobre a sua jornada pessoal.
Essa “bagagem completa” era o que a tornava uma heroína tão imperfeita e atraente. Revisitar a personagem para vê-la enfrentar o próximo grande desafio no xadrez faria a série perder o sentido.
Como dito, a série era muito mais sobre Beth crescer como pessoa do que sobre ganhar torneios. Como tal, uma abordagem mais “normal” na sequência de O Gambito da Rainha iria alterar a essência da série em si e isso prejudicaria o desenvolvimento de Beth.
Dito isso, existem maneiras da 2ª temporada ser baseada no livro original sem arruinar o que tornou a série um sucesso. Além de Beth, a 1ª temporada da série criou um rico mundo de personagens vibrantes, e qualquer um deles poderia continuar o legado da série.
Em um contexto diferente, com um foco diferente, o universo da série ainda pode fornecer o cenário perfeito para uma outra história. Por causa disso, o fato de Anya não querer voltar para uma 2ª temporada pode ser uma boa notícia para o futuro da série.
Sua não participação em uma outra temporada de O Gambito da Rainha vai ajudar a garantir que o segundo ano da série realmente funcione.
A melhor história da 2ª temporada é a ausência de Anya
Apesar da ausência de Anya decepcionar alguns fãs, a saída da atriz pode, na verdade, oferecer uma história ainda melhor para a 2ª temporada da série. Uma das principais preocupações do programa original era o relacionamento de Beth com figuras femininas mais velhas, em particular sua mãe biológica Alice Harmon e Alma Wheatley.
Os papéis duplos de Alma como cuidadora e gerente, juntamente com seu alcoolismo, desempenharam um papel importante na formação de Beth. Isso também forneceu grandes obstáculos para ela superar.
Desta forma, um enredo fascinante na 2ª temporada de O Gambito da Rainha pode fazer com que Beth assuma um papel maternal, seja para seus próprios filhos ou para a próxima geração de jogadores de xadrez. O melhor de tudo é que esse enredo foi defendido pela própria Anya.
Ela declarou o seguinte em uma entrevista para a Indiewire em 2021:
“Seria muito interessante ver como Beth seria como mãe, agora que ela está sóbria e mais consciente dos demônios que a puxam para baixo.”
Dada a inevitável passagem do tempo, no entanto, ter Taylor de volta ao papel em um futuro próximo, não funcionaria. É por isso que mesmo sem Anya, a 2ª temporada de O Gambito da Rainha pode funcionar. Contudo, para isso é preciso criar uma história atraente para fazer isso funcionar.
O Gambito da Rainha é inútil sem Anya Taylor-Joy
No entanto, apesar de algumas possibilidades interessantes, também já existe um argumento convincente de que qualquer projeto da série sem Anya Taylor-Joy seria inútil. Mesmo com todos os possíveis riscos ao trazer a personagem de volta, o fato é que Beth foi o principal elemento que fez a 1ª temporada ser um sucesso.
Suas falhas identificáveis ajudaram a tornar o mundo do xadrez internacional acessível a muitos, dando a série emoção e alguém por quem torcer. Sem a presença da atriz e sua performance vencedora do Globo de Ouro, é improvável que O Gambito da Rainha tivesse sido tão bem recebida.
Por causa de sua presença marcante, trazer a série de volta sem Taylor, seria um erro. Do jeito que está, a série original é uma fantástica minissérie independente. Por mais interessante que o conceito possa parecer, a série sem Beth Harmon acabaria sendo supérfluo.
Certamente, você também vai gostar:
> Bridgerton: Saída de Daphne faz mais sentido do que você imagina
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da sua série favorita.