O Desconhecido: A verdade por trás do filme da Netflix

O desconhecido é baseado em uma história real. Saiba tudo

- Publicidade -

O Desconhecido é o novo filme de suspense policial australiano escrito e dirigido por Thomas M. Wright. O longa, é estrelado por Joel Edgerton como Mark, um policial disfarçado que tenta resolver o caso de assassinato de um menino. 

- Publicidade -

Conforme O Desconhecido vai evoluindo, ele conhece Henry, o principal suspeito no caso se tornando seu amigo. O intuito disso é que, ele consiga o persuadir e conseguir uma confissão. Mas, como resultado, um conto de ética corajoso se desenrola. 

Com isso, várias declarações pungentes sobre a violência e sua natureza entram em questão. Dado o sensacional caso de assassinato que Mark resolve no filme e os dilemas éticos dos personagens, os espectadores devem sentir que a premissa do filme é retirada das manchetes dos jornais. 

Isso nos leva a questionar a história real de O desconhecido. Ou se algum caso específico, originou o filme disponível no serviço. Eis o que sabemos. 

- Publicidade -

A história real de O desconhecido

Indo direto ao ponto, O Desconhecido é inspirado vagamente em uma história real. A história do filme, na verdade se originou do livro de Kate Kyriacou, chamado ‘The Sting: The Undercover Operation That Caught Daniel Morcombe’s Killer’. 

- Publicidade -

Publicidade

Por sua vez, o livro é baseado em uma investigação da morte de Daniel Morcombe, ocorrida em 2003. Assim, alguns relatórios de testemunhas sugeriram à polícia sobre o sequestro, e eles iniciaram uma investigação em Queensland. 

Alguns anos depois – em 2011 – os restos mortais de Morcombr foram encontrados. Brett Peter Cowan foi acusado e condenado pela morte de Morcombe que tinha treze anos no momento de sua morte. Cowan foi pego em uma operação policial e confessou ter matado morcombe.

A escolha da adaptação

- Publicidade -

O produtor Joel Edgerton havia escolhido o livro de Kate Kyriacou e queria adaptá-lo no filme O desconhecido. Após ver o trabalho de Thomas M. Wright em ‘Misfortune”, outro filme baseado em uma história real, Edgertomn o abordou para dirigir o longa. 

Embora tenha várias menções ao caso real, o filme é apenas vagamente inspirado na história. Ou seja, se trata de uma versão ficcional do caso e não lida diretamente com o assassinato em si. Além disso, o longa evita nomear a vítima e se concentra na investigação de quase uma década da morte do jovem no filme, se assemelha à morte de Morcombe.

Dessa maneira, o diretor e roteirista de O Desconhecido, Thomas M. Wright falou sobre a abordagem ao Screen Hub.

- Publicidade -

“Senti que era essencial trazer uma perspectiva moral para este filme e, por isso, é um filme ficcional que não representa a vítima de forma alguma, o que é muito incomum para um filme desse tipo. Não representa nenhuma violência ou a família e se concentra na operação que ocorreu e no impacto que teve sobre essas pessoas”.

Além disso, Wright também explicou o motivo de não incluir o nome da vítima ou detalhes do assassinato no longa. 

 “Uma razão pela qual escolhi não mostrar a criança ou a família foi fazer um filme com uma perspectiva moral clara. Eu não podia presumir saber nada da experiência daquela família. Mas eu pude ver que havia uma história sobre empatia e significado após a violência, não a violência em si”.

- Publicidade -

Pais criticaram a produção de O desconhecido

O desconhecido é inspirado em uma história real
Imagem: Divulgação/Netflix

Contudo, os pais de Daniel, Bruce e Denise Morcombe, criticaram os produtores por usarem a trágica morte de seu filho em O desconhecido. Eles se opuseram à semelhança do filme com a morte de Morcombe. Assim, tentaram boicotar seu lançamento.

Bruce e Denise Morcombe também não estão envolvidos na produção. Eles se recusaram a se envolver, por mais que tenham sido abordado pelos produtores e informado sobre o conteúdo do filme. 

Portanto, podemos atestar que o filme é apenas vagamente baseado no assassinato real de Daniel Morcombe. Mas, ingnora alguns detalhes sobre vítima e sua morte. Contudo, prefere apostar no livro de Kate Kyriacou. Em vez disso, ele se concentra em contar uma versão ficcional da operação secreta para pegar o culpado.

Como resultado, O desconhecido é fundamentado nas questões morais enfrentados pelos investigadores. 

Certamente, você também vai gostar:

Chicago Fire: Revelado por que Severide e Kidd ainda não podem ter filhos

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da Netflix.