Netflix pode cancelar 40 séries nos próximos dias: Veja a Lista

40 séries correm o risco de serem canceladas na Netflix

- Publicidade -

A Netflix se tornou a maior produtora de séries do mundo. O serviço de streaming adotou uma política de expansão em todos os países que está presente e com isso, aumentou consideravelmente, sua parcela de originais. E não é por menos. Nos últimos cinco anos, a necessidade de ter títulos próprios expandiu.

- Publicidade -

Afinal, a Netflix viu de perto a chegada de vários outros serviços concorrentes e por sua vez, a retirada em massa de conteúdo de terceiros da plataforma. Claro que, em consequência de produzir e lançar vários títulos próprios, rapidamente o serviço também se transformou no maior cancelador de séries entre os streamings.

Embora isso enfureça os fãs, o procedimento é normal. Muitas das séries que o serviço lança no catálogo são apostas que, em seus países de origem, se tornam reconhecids. No entanto, em alguns países chave para o serviço, o retorno apresentado não é o ideal.

Nos últimos meses, a Netflix empilhou um grande número de séries que não ganharam nenhuma notícia oficial, sobre sua continuação. Já outras, não obteve alguns dados iniciais para que fossem renovadas rapidamente. No total, são cerca de 40 séries que podem ter seu fim decretado em breve. 

- Publicidade -

Por que a Netflix vai cancelar as séries?

Indo direto ao ponto, tudo gira em torno de retorno financeiro. Geralmente, quando se trata de uma série que faz sucesso, os assinantes passam mais tempo conectados na Netflix e consequentemente geram o chamado “Watch Time”. 

- Publicidade -

Publicidade

Geralmente, empresas de tecnologia, aplicativos e outros segmentos semelhantes, utilizam desse artifício para apresentar a investidores o tempo em que os usuários estão ativos. Dessa forma, o valor da empresa aumenta e consequentemente, ela pode investir em mais produções.

Um dos exemplos claros é Round 6. A série mais assistida da história do serviço custou algo 40 milhões de dólares e rendeu aos cofres da empresa cerca de 891 milhões de dólares. Além disso, rendeu ao serviço um aumento de 4 milhões de assinantes nos trimestre subsequente. Isso em meio ao lançamento de vários streamings concorrentes ao redor do mundo.

Em suma, o motivo pelo qual a Netflix pode cancelar tais séries é justamente a falta de retorno financeiro. Espera-se que, tanto no cinema, quanto na TV, uma produção se pague e apresente lucro. Se a série não tem audiência, obviamente não chega nesse ponto. Isso faz com que seja cancelada. 

- Publicidade -

Quais são as séries que serão canceladas pela Netflix?

Geralmente, o serviço de streaming confirma uma renovação para próxima temporada no máximo, três meses após o lançamento da temporada atual. Foram poucos os casos que o serviço levou mais meses para confirmar uma renovação. Já quando se trata de uma série popular, como Stranger Things, a renovação ocorre antes mesmo da estreia. 

O Streamings Brasil avaliou cuidadosamente, quais séries estão sem resposta, desde que foram lançadas. Dessa maneira, é possível listar os títulos que o serviço pode encerrar em breve. É importante frisar que, algumas das séries dessa lista chegaram a liderar o Top 10 no Brasil, mas não repetiram o sucesso em outros países. 

- Publicidade -

Um dos exemplos é Irmandade, série brasileira protagonizada por Seu Jorge e Naruna Costa. Lançada em Maio, até então nenhuma confirmação pública de que, a Netflix produzirá a 3ª temporada. Portanto, corre risco de cancelamento.

Black Summer pode ser cancelada pela Netflix

Abaixo, estão várias séries que o serviço não deu qualquer posição sobre sua continuidade.

- Publicidade -

Ares 
Aunty Donna’s: Barraco da Diverssão
Battle Kitty
Black Summer
Brews Brothers
Farzar
O idiota favorito de Deus
No Xadrez
Como acabar com o Natal
Famoso… na França
Mansão Hype
À tona
É o Bruno
Jiva!
Cara x Cara
Master of None 
Patrulha Médica
Murderville
Neo Yokio
Irmandade
Ratched
Boneca Russa
O Show do sábado
Nada Suspeitos
Magias e Miados
Sneakerheads 
Super Crooks
Supercães
O Homem das Castanhas
Guardiões da Justiça
Dude, O Cãopanheiro
Só se for por amor
The Iliza Shlesinger Sketch Show
O último ônibus do Mundo
Carta Ao Rei
O Clube da Meia-Noite
The Politician
O Som da Magia
Uncoupled 
Wu Assassins

OBS: O clube da Meia-Noite ainda não estourou o limite de 3 meses de seu lançamento, no entanto, incluímos na lista, pois a série teve uma audiência abaixo do esperado em relação a outras produções de Mike Flanagan. 

Quando a série pode ser renovada?

Irmandade pode ser cancelada na Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

A Netflix leva vários fatores em consideração para renovar uma produção. Contudo, alguns deles foram observados e, em casos de séries estreantes, o serviço avalia 3 pontos principais. Certamente, o maior indicativo de que uma série pode ser renovada é sua audiência. 

Para isso, o serviço aprova renovações, na maioria das vezes, de séries que permaneceram no mínimo 30 dias no Top 10. Porém, alguns países tem um “peso maior”, nesse requisito. Reino Unido, Estados Unidos, Brasil e Austrália, são países determinantes para o serviço tomar suas decisões.

Ademais, o streaming ainda leva em conta o engajamento nas redes sociais. Quando uma produção é bem recebida, é natural que a série se torne falada pelos fãs. Isso aumenta a curiosidade de quem ainda não a assistiu. Por fim, o último ponto são as críticas.

Claro que já vimos a Netflix cancelar algumas séries que não foram bem com a crítica. Mas, a opinião de “formadores de opiniões” é levada em consideração no momento de renovar as produções.

Então, a série que você assiste está na lista de possíveis cancelamentos?

Certamente, você também vai gostar:

>Não se preocupe, Querida: A verdade por trás do filme da HBO Max

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.