Netflix e a maldição da 3° temporada
Faz algum tempo que a Netflix não consegue estender suas séries além do 3° ano. Com exceção de séries que possuem extremo sucesso popular como Stranger Things e La Casa de Papel, a Netflix atravessa o que chamamos de “a maldição da 3° temporada”.
É fácil provar que, o serviço tem dificuldade em continuar suas séries e isso pode estar diretamente ligada ao financeiro. Em 2019, após o cancelamento inconclusivo de Santa clarita Diet, Reed Hastings respondeu a uma pergunta sobre isso.
Ao ser questionado, por que a Netflix não estava permitindo que suas séries ultrapassassem esse número de temporadas, Hastings afirmou que: ” conforme as séries vão ganhando novas temporadas, mais caras elas ficam”.
Netflix e a maldição da 3° temporada
Esse princípio, além de ter sido aplicado em Santa Clarita Diet é aceitável. Afinal, se um título faz sucesso, obviamente, os atores e produtores querem ganhar mais dinheiro.
Mas parece que não é somente o fator financeiro que demanda o encerramento das produções. Algumas séries, por ironia do destino, terminaram no terceiro ano por fins de parceria.
As duas maiores séries dos “Defensores”- Demolidor e Jessica Jones – foram encerradas na 3° temporada devido ao fim da parceria entre a Marvel e a Netflix. Neste caso, o processo criativo causou uma divisão e todas as séries foram canceladas.
Em Novembro de 2019, veio outra bomba: Anne seria encerrada após a 3° temporada. Mas pera aí, Anne não é produzida pela Netflix, o serviço apenas distribuí a série ao redor do mundo. Porém, o motivo do cancelamento, segundo uma CEO da CBC é que, a Netflix ganha em cima das produções de outros canais.
Por fim, Mindhunter nem deve chegar a ter 3° temporada. A série entrou em um hiato e os atores foram liberados de seus contratos. O Motivo ? David Fincher está trabalhando em outras duas produções pela Netflix.
Para encerrar a lista de produções com final cravado no 3° ano, duas séries que serão encerradas ainda em 2020: Dark e The Rain. Ninguém afirma mais, Dark não é tão popular quanto pensam.
A série possui uma linha temporal difícil de ser entendida e não é para qualquer um. Já The Rain teve uma primeira temporada grandiosa e muito bem avaliada, mas foi só. A segunda temporada dispersou os fãs, e será encerrada no 3° ano.
Poderia citar aqui, inúmeras produções do serviço que não ultrapassaram esse período, mas seria chover no molhado.
Enfim, o que percebemos é que, na maioria das vezes, as produções da Netflix causam tremendo estouro na primeira temporada. Após muito tempo, é lançado um segundo ano, e a série se esfria, restando apenas mais uma temporada para encerrar a trama e deixar os assinantes menos insatisfeitos.
E você ? O que acha disso ?
Leia também:
+Quem com ferro fere – Suspense espanhol da Netflix conquista assinantes