Netflix: Dividir a conta com o amigo pode acabar em 2022
Netlfix planeja encerrar forma de divisão de contas
Os rumores são antigos, mas, a mudança no compartilhamento de contas da Netflix pode vir à tona em 2022. Dividir a conta do serviço de streaming com amigos não é novidade para ninguém. Inclusive, a própria empresa sabe que os usuários adotam e amam a prática.
Até então, é normal que os assinantes dividam as contas entre familiares, amigos e colegas de trabalho. E até então, parecia que o próprio serviço pouco fez para mudar o esquema. Mas, isso pode estar prestes a mudar.
Aliás, em 2021, alguns avisos por parte do streaming, já davam conta que, o serviço estava tentando estudar uma estratégia para mudar aos poucos esse costume. Apesar de não ser nada fácil, o serviço tenta estudar uma forma de que, fraudes sejam evitadas e assinantes indevidos usem as contas.
O site Leak, de Portugal, afirmou que, os avisos começaram a ocorrer em Março do ano passado. Alguns usuários da Netflix receberam um aviso, no que aparentemente acabaria com um sistema de caça ao compartilhamento de contas.
Netflix pode impedir do assinante compartilhar conta
O site detalha que, em Dezembro de 2021, na Itália, um novo aviso começou a surgir para os assinantes. O aviso não parecia ser uma brincadeira, mas sim, um aviso para o futuro do serviço.
“Se por acaso você não vive com o dono da conta, precisa ter uma conta própria para continuar a assistir a Netflix. Esta conta é sua? Vamos enviar um código de verificação.”
O no. Netflix doing the purge?!? pic.twitter.com/XXlHtfgfsy
— colin robinson (@DOP3Sweet) March 9, 2021
Se realmente a Netflix quiser, não é tão complicado assim encerrar o compartilhamento de contas. Bastaria acabar com o plano multitelas. Mas, como os demais concorrentes oferecem tal opção, o serviço planeja adotar um caminho mais suave.
Até por que, uma estratégia radical, poderia colocar em cheque a credibilidade do serviço. Se a empresa quisesse ser agressiva com tais proibições, certamente o público reagiria de maneira negativa. Com tamanha concorrência, isso não seria bem vindo no streaming.
Como funcionaria na prática ?
A intenção da Netflix é de certa forma, de bom grado. Mas, isso não significa que os usuários compartilham da mesma ideia. O leak deixa claro que, o serviço de streaming planeja tal mudança para tentar coibir os acessos de terceiros não autorizados.
Entretanto, a estratégia do serviço pode ir mais além. Um estudo feito há pouco tempo, mostrou que a intenção do serviço é na verdade, que cada casa tenha uma assinatura. Ou seja, se um usuário mora com 3 pessoas, essas contratariam um plano juntos. Assim, poderiam assistir a partir daquele dispositivo na residência.
Outro ponto discutido é que, mesmo se a pessoa não estiver na mesma residência, será necessário, todas as vezes que acessar ao serviço, realizar uma verificação em duas etapas. Isso tornará a divisão de contas um pouco mais chata e mais trabalhosa de se fazer.
Ou seja, todas as vezes em que um dos usuários quiser registrar seu aparelho, será necessário solicitar o código para o administrador da conta. Até então, tudo não passa de um teste, que por sua vez, não teve o aval dos usuários.
É válido lembrar que, até então, o serviço não se posicionou oficialmente sobre a notícia.
Usuários não aprovam decisão da Netflix
Os usuários que receberam o aviso por meio da Netflix, rapidamente manifestaram sua opinião. Alguns reclamaram que a atitude do serviço, vai contra a concorrência forte que se instalou nos últimos dois anos. Teoricamente, nenhum outro serviço de streaming exige tal atitude.
Os assinantes ainda informaram que, a mudança seria para tentar aumentar o número de assinantes únicos da plataforma. Embora o serviço tenha se consolidado como a maior empresa do mundo no segmento, a presença dos serviços de streaming da Disney, bem como, da Warner, chamaram a atenção dos assinantes.
De uma forma ou de outra, a decisão não chegou bem aos ouvidos dos assinantes. E você ? Acha que a Netflix deveria acabar com o compartilhamento de contas ?
Certamente, você também vai gostar:
>A filha perdida: A verdade por trás do filme da Netflix
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, também via Youtube.