Publicidade

Netflix cancelou Sandman? Entenda a demora da renovação

A Netflix cancelou Sandman? A série pode encontrar outra "casa"? Entenda tudo!

Publicidade

O *sonho* mal começou e já acabou? Infelizmente, mesmo tendo sido aclamada pelos fãs das HQs, um novo público e dentre a crítica especializada, uma 2ª temporada de The Sandman ainda não foi anunciada pela Netflix. Mas, por quê? Em suma, Neil Gaiman (autor e showrunner) adiantou que por conta de várias metas exorbitantes da plataforma.

De início, Morpheus foi um personagem decorrente na DC Comics, porém, que conquistou renome só após ter sido inteiramente reformulado durante os anos 80 e 90. Assim, assumindo a frente de uma cultuada linha de HQs com 75 edições – composta por 10 arcos – (3 já adaptados pelo live-action), a qual originou derivados (ou “spin-offs”) de sucesso como Lucifer, Hellblazer e Morte, dentre outros

Publicidade

E, agora o Rei do Sonhar e o Sonho dos Perpétuos é uma figura de presença e relevância ainda mais acentuadas na cultura pop global. De fato, tendo a sua primeira adaptação paras as telas – conduzida majoritariamente pelo seu próprio “pai” e criador, Neil Gaiman, e já ultrapassando mais de 330 milhões de horas assistidas até então (via Netflix Top 10).

Mesmo assim, mais de um mês já se passou desde a estreia da temporada e do episódio extra (56 dias e 41 dias, respectivamente), e ainda não tivemos a tão aguardada renovação da 2ª temporada de The Sandman. Por isso, venham conosco, da Streamings Brasil, e entendam se a série foi cancelada ou não.

Publicidade

Netfllix cancelou Sandman?

Banner e pôster da 2ª temporada de The Sandman da DC Comics na Netflix com Tom Sturridge como Morpheus / Sonho e Neil Gaiman, Allan Heinberg e David S. Goyer na produção dos novos roteiros da sequência
(créditos de reprodução: Netflix / Warner Bros. Television)

Em primeiro lugar, não, a Netflix não cancelou The Sandman (até a data desta publicação). Mas, a demora para a renovação da série tem confundido e afetado os nervos dos assinantes. Afinal de contas, a adaptação – há anos tida como “impossível” – é um estrondoso sucesso do serviço. Inclusive, tendo se mantido no Top 10 dos mais assistidos (dela) em 93 países, e por várias semanas consecutivas.

Publicidade

Então, qual seria o problema? Bom, é comum que o serviço espere ao menos entre 3 a 4 semanas para poder avaliar as métricas e decidir o futuro de seus títulos originais. Só que, neste caso a situação está bem confusa. Já que por fora, parece ser bem óbvio que todos os sinais apontam para um “vá em frente!”.

É, mas por trás das cortinas as coisas não devem estar tão cristalinas assim. Uma vez que a Netflix, segundo o próprio Gaiman em seu Twitter (onde ele é extremamente ativo), está priorizando as “taxas de conclusão”. Ou seja, aqueles que assistiram aos 10 (ou 11) episódios de forma esporádica ou espaçada, sem terem maratonado e/ou concluído a temporada, não entraram para os resultados finais. Entendam:

Publicidade

“A 1ª temporada de Sandman saiu em 5 de agosto, e a coleta de dados terminou [em 21 de setembro]. Definitivamente, umas das complicaões foi que muitos não maratonaram. Assim, preferindo cadenciar os episódios. Então, insistir para agilizar as coisas não adiantará”, explicou Gaiman, mais recentemente.

“Produzir algo assim é extremamente caro […] É o oposto de barato, e é um preço matador [$165 milhões, para ser exato]. Ou seja, para haver a renovação precisamos performar do melhor jeito possível”, também disse (um mês antes).

Publicidade

Com certeza, outro agravante para esse choque negativo na expectativa foi a confirmação precoce da pré-produção da 2ª temporada de The Sandman. Tendo em vista que, antes mesmo da estreia da série na Netflix o co-showrunner, David S. Goyer, antecipou ao Den of Geek que os roteiros já estavam em progresso. Posteriormente, Gaiman corroborou com o colega e atestou a preparação dos efeitos visuais. Vejam:

“Os roteiros da próxima temporada foram escritos neste ano [2022], então nós já estaríamos prontos para ir [caso renovados], tweetou em 11 de setembro. “O departamento de efeitos visuais [ou VFX] já está trabalhando“, comentou também alguns dias depois.

Publicidade

Sandman ainda pode ser salva (caso necessário)

Saiba o que os roteiristas sabem sobre a 2ª temporada de The Sandman na Netflix.
(créditos de reprodução: Netflix / Warner Bros. Television)

Publicidade

Como visto, a positividade inicial dos criadores – junto às chuvas de elogios do público – geraram uma esperança precoce, a qual vem murchando a cada dia. Porém, não se preocupem além do necessário. Pois Gaiman atestou que foram tomadas medidas de contingência nos contratos. Isto posto, caso o futuro não seja promissor na Netflix, outro streaming poderá entrar em cena. Confiram:

“Quando nós fechamos nosso acordo, garantimos que haveria como continuar com Sandman [por fora da plataforma]. Mas também esperávamos não precisar utilizar de nenhuma das maneiras dessa medida. Afinal, nós amamos a equipe na Netflix, e é recíproco. Quero dizer, até fizeram um 11º episódio secreto”, disse.

– via Rolling Stone

Em resumo, a Netflix não é necessariamente dona de Sandman, o que permite o plano de escape que ninguém espera ser necessário: ser acolhida por outra plataforma de streaming (provavelmente, o HBO Max). Por outro lado, a ida à uma emissora de TV “salvadora” não ocorrerá, já que o orçamento extravagante do seriado inviabiliza isso. “A rede de TV não podia pagar a 1ª temporada”, disse Gaiman.

Publicidade

 

Previsão de estreia e trama da 2ª temporada na Netflix

Banner e pôster oficial de Jenna Coleman como Johanna Constantine na série spin-off de The Sandman de Neim Gaiman, Allan Heinberg e David S. Goyer na Netflix
(créditos de reprodução: Netflix / Warner Bros. Television)

Finalmente, enquanto a Netflix e Neil Gaiman não anunciam a renovação – ou o cancelamento – da série (e a saber que o autor diz que “não mostram as métricas” à ele), o que podemos prever dentro de um cenário mais otimista? À primeira vista, prevê-se que o retorno não possa acontecer antes de 2024, devido ao escopo hollywoodiano desta produção.

Nesse interim, sabe-se que a 2ª temporada de The Sandman adaptará o arco Estação das Brumas (edições #21 a #28) e que Morpheus voltará ao Inferno para libertar Nada e confrontar Lúcifer. Além disso, a série já preparou peças importantes para poder se estender até uma 5ª temporada (ou além), já que apenas 400 das 3 mil páginas das HQs homônimas foram adaptadas até o momento. Portanto, confiram:

“Planejamos ter tantas quantas nos permitirem [temporadas]. Se houver fãs o suficiente, podemos seguir por um bom tempo. Uma vez que, queremos fazer de tudo […] Talvez até uma minissérie spin-off”, disse Allan Heinberg (de Mulher Maravilha), um dos três showrunners.

– via NME

“Sem dúvidas, desejamos contar todas as histórias das HQs até ‘O Despertar’ [o 10º e último arco na DC]. Em seguida, queremos trazer ‘Prelúdio’ [a minissérie de 2013] e, possivelmente, mesmo que em um especial, adoraríamos adaptar contos como ‘Os Caçadores de Sonhos’ e ‘Noites Sem Fim’”, atiçou Neil Gaiman.

– via Variety

Ademais, estando explícito que há a vontade de “traduzir” as HQs de The Sandman em quase sua totalidade (do principal, aos contos e derivados), fica a vontade popular de que tragam mais “episódios extras” como o 11º da 1ª temporada. Onde, a liberdade narrativa e artística pôde ir além em criatividade. Também, o autor se inclina a favor da expansão em spin-offs com a Morte ou Johanna Constantine.

 

Certamente, também lhes interessará:

  1. Sandman, 2 ª Temporada na Netflix: Tudo o que sabemos até agora

  2. Dinastia, 6 ª temporada: POR QUE a série foi CANCELADA?

Olá, leitores sonolentos e pesadelos de plantão, desejam ficar por dentro das principais notícias sobre a renovação da 2ª temporada de The Sandman pela Netflix, e de curiosidades da série? Então, acompanhem-nos por aqui mesmo, na Streamings Brasil, e também lá no YouTube.