- Publicidade -

Natal nos streamings: quando a arte imita a vida

- Publicidade -

É só chegar dezembro que o clima muda em todo lugar. Na televisão e nos streamings, por exemplo, a programação passa a incluir histórias com árvores decoradas, famílias reunidas e, claro, Papai Noel. Isso é bastante interessante, pois, muitas vezes, é um dos poucos momentos que pais e filhos têm para descansar juntos.

publicidade

Além do mais, ver na tela aquilo que está sendo vivido fora dela desperta a curiosidade. Será que os personagens compartilham os mesmos hábitos que as pessoas comuns? Como é a ceia de Natal dos filmes e seriados? Essas são algumas reflexões que podem ser feitas pelo público.

Se a arte imita a vida, então, por que não incluir esse momento tradicional na telinha? É o que os produtores têm pensado ao divulgar as histórias de maneira síncrona à vida do público. Ou seja, filmes e episódios de Natal saem em dezembro – e não em qualquer época do ano.

- Publicidade -

- Publicidade -

Exemplos de histórias com Natal

Basta abrir qualquer streaming no final do ano para se deparar com várias opções de filmes e enredos envolvendo o Natal. No caso dos seriados, há vários episódios icônicos, como o “Falso Positivo” de HIMYM, em que Barney compra um terno com diamante para si mesmo. Segundo este levantamento sobre seriados no Natal, essa atitude, aliás, faz o personagem ser o mais gastão nessa época do ano.

Quando o assunto é filme, todo ano há novidades. Uma das surpresas de 2021 é “Um menino chamado Natal” (Netflix) que conta a história de Nikolas e seu rato. A história é baseada em um livro do mesmo nome e envolve bastante magia e aventura.

- Publicidade -

Outra produção que está em alta é “Um match surpresa”, também da Netflix. Nesse enredo, uma jornalista se apaixona por um rapaz que conheceu em um aplicativo de relacionamento. O problema é que ele mora do outro lado do país. Porém, para surpreendê-lo, ela viaja até lá para passar o Natal com ele.

Para quem deseja ver filmes de outros anos, vale a pena dar uma chance para estes:

  • Klaus (Netflix);
  • Crônicas de Natal (Netflix);
  • Tudo bem no ano que vem (Netflix);
  • Simplesmente amor (Amazon Prime);
  • Um Natal apaixonado (Amazon Prime).

Vale notar que todos os streamings possuem uma categoria (ou seleção) de Natal. Para achar, é só escrever “Natal” na barra de pesquisa.

- Patrocinado -

Por que retratar o Natal é tão interessante

Na opinião de especialistas, incluir o Natal também é uma estratégia de comunicação para se aproximar dos telespectadores. “

Ambientar as histórias nestas épocas de festa é uma ferramenta de identificação muito forte com os espectadores, que em sua maioria também vivenciam estas comemorações”, conta a Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), Fernanda Manzo Ceretta para o site de roleta online Betway.

Vale notar ainda que o Natal é uma época com forte apelo comercial, embora as histórias mais recentes o estejam retratando de outras formas.

A historiadora, dona do blog Christmas TV History e autora de diversos livros sobre o tema, Joanna Wilson admite à Betway que a cultura do Natal na TV foi criado e se mantém “para atrair os espectadores a prestar atenção nos comerciais”, ou as plataformas de streaming para atrair assinantes.

- Publicidade -

Claro que existe um apelo por trás das grandes produções. Mas isso não significa algo negativo. Até porque, o importante é que tenha cada vez mais bons enredos para o público assistir. Seja para rir ou se emocionar, o fato é que as celebrações natalinas podem render excelentes histórias!

Certamente, você também vai gostar:

>Melhor que Chesapeake Shores ? Novo romance conquista fãs da série

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, também via Youtube.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.