
Narvik tem história real? A verdade por trás do filme da Netflix
A história por trás de Narvik, da Netflix
- Publicidade -
Quando você pensa que todas as batalhas da Segunda Guerra Mundial já tiveram um filme, chega Narvik. O drama norueguês é ambientado na primavera de 1940, quando as forças de Hitler avançavam pela Europa. O filme sgue jovem família Tofte através de um conflito.
- Publicidade -
Tal confusão ocorre em Narvik, um porto que serviu como um importante centro estratégico no início da guerra – e foi o local da primeira derrota militar da Alemanha nazista. Mas o filme é uma história real? Continue lendo para saber mais sobre a Batalha da vida real e sua representação na tela.
A história real de Narvik
Antes de mais nada é importante citar que o filme é inspirado em uma história real. Contudo, os personagens apresentados nele são fictícios. Portanto, embora muito da história capte muito da essência real da história como pano de fundo, os enredos pessoais dos protagonistas é fictício.
Narvik fica localizado no extremo norte da Noruega, nas margens do Ofotfjord, cerca de 120 milhas ao norte do Círculo Polar Ártico e perto da fronteira sueca. A Noruega, como a Suécia, manteve sua neutralidade quando a Segunda Guerra Mundial começou.
Mas a pequena cidade rapidamente se tornou objeto de intensa atenção tanto da Alemanha quanto das potências aliadas, O local era o porto sem gelo mais próximo das minas de minério de ferro da Suécia, a apenas uma curta distância da linha férrea, Narvik serviu como o principal porto de embarque durante todo o ano para o minério de ferro sueco necessário para a fabricação de armas.
- Publicidade -
Em abril de 1940, as tropas alemãs capturaram a cidade, superando facilmente o número menor de militares noruegueses. Os Aliados travaram uma batalha de dois meses para recapturar a cidade, finalmente fazendo isso em 28 de maio de 1940, na primeira vitória terrestre significativa dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.
A família Tofte é real?
O filme segue o pai e soldado Gunnar, a mãe Ingrid – que, fluente em alemão, traduz para os ocupantes – e seu filho Ole. Através deles, o filme segue mostrando as perspectivas militares e civis da batalha e até onde cada lado iria para proteger suas famílias e cidade natal.
Sob a ocupação alemã de 1940 a 1945, muitos noruegueses enfrentaram escolhas angustiantes sobre colaborar ou resistir. Embora os Toftes não sejam pessoas reais, eles representam as muitas famílias norueguesas apanhadas tanto na Batalha de Narvik quanto nos anos de guerra que se seguiram.
O que aconteceu durante a batalha de Narvik?
O relato oficial da cidade diz:
“Em 62 dias, 64 navios foram afundados e 86 aeronaves abatidas. 8.500 soldados foram mortos e o clima implacável ao norte do Círculo Polar Ártico impôs demandas desumanas a soldados e civis. As guerras de infantaria nas montanhas ao redor foram caracterizadas por nevascas, frio e falta de equipamentos e suprimentos. Do mar, navios de guerra e submarinos com torpedos, artilharia e bombas devastaram. E no meio dessas duas frentes, a população civil ficou presa, sem oportunidade de escapar.”
Narvik retrata uma série de eventos do conflito de dois meses, incluindo bombardeios contra alvos alemães na cidade por navios de guerra britânicos offshore. Dessa forma, vimos um avanço no local pela infantaria norueguesa, francesa, britânica e polonesa estacionada nas montanhas nevadas ao redor do fiorde. O chefe das forças alemãs, o general nazista da vida real Eduard Dietl, é retratado no filme pelo experiente ator alemão Holger Handtke.
O que aconteceu depois da batalha?
- Publicidade -

A Batalha é considerada a primeira derrota de Hitler, mas a vitória durou pouco. Impulsionados pela invasão alemã da França e dos Países Baixos, a Grã-Bretanha e a França planejaram se retirar da Noruega antes mesmo de retomar o local. Assim, o fizeram logo após a vitória, forçando os noruegueses a desistir de lutar em 8 de junho de 1940.
Como retratado no pós-crédito do filme, barcos de pesca locais evacuaram os civis restantes antes que os bombardeiros alemães deixassem a cidade em ruínas. A Batalha de Narvik é a maior batalha já travada em solo norueguês, embora para muitos habitantes da cidade a guerra estivesse apenas começando.
Então, você já assistiu ao filme?
Certamente, você também vai gostar:
> Personagem favorito de How I Met Your Mother retorna em spin-off
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil para não perder nada do filme.