Publicidade

Não é fã de Star Wars? Comece por Andor, a atual série no Disney+

Dê uma chance a Star Wars e veja a nova série do Disney+, "Andor".

Publicidade

Completamente imersa na cultura pop, Star Wars é não só uma franquia, como também é um fenômeno global. Mas, mesmo assim não é um espanto saber que ainda muitas pessoas não sejam lá grandes fãs da obra. À vista disso, Andor, a nova e atual série do Disney+ é a porta de entrada ideal aos interessados da saga!

A princípio, a Ópera Espacial de George Lucas (de Indiana Jones) estourou com a 1ª Trilogia (Episódios IV, V e VI), lançada entre 1977 e 1983. Posteriormente, tendo a 2ª Trilogia (1999 – 2005) composta de prelúdios (daí a numeração “invertida”). E mais recentemente, a 3ª Trilogia (2015 – 2019), com sequências bem controversas.

Publicidade

De fato, a Disney não tem agradado no cinemas, agora que é detentora da marca. Contudo, ela realmente acertou a mão na primeira série live-action de Star Wars, “The Mandalorian (apesar de ter deixado a bola cair nos seriados seguintes). Igualmente, trouxe o aclamado filme prelúdio Rogue One (2016) – tido como uma joia da franquia.

Isto posto, ao decidirem somar “1 + 1” surgiu Andor, uma série que trouxe o personagem título introduzido em Rogue OneCassian (Diego Luna) , em uma história de origem e de espionagem autocentrada e suficiente no Disney+. Então, a saber disso, venham e rebelem como novíssimos Padawans hoje mesmo!

 

Publicidade

Por que iniciar por Andor?

De fato, Star Wars possui dois pilares: a Força e a Política. O primeiro, sendo quem dita os temas fantásticos da história, com a Ordem dos Cavaleiros Jedi e o Lado Sombrio dos Siths (além de muito mais nuances). Entretanto, a alma da saga se concentra mais no “comum”. No povo contra o fascismo e a guerra.

Publicidade

Pois é, nem tudo neste universo circula diretamente em volta – e nem deveria – da fantástica história da família Skywalker e dos usuários da dita “Força”. Por isso, começar a conhecer essa galáxia muito distante a partir do mundano e de uma história autossuficiente é ótimo. E nisso, Andor é perfeito!

“Essa série foi projetada para que pudesse ser o ponto de entrada para novos fãs de Star Wars. Ou seja, você pode assistir aos episódios [e depois seguir a cronologia]. […] A nossa série não requer conhecimentos prévios”, atestou o showrunner, Tony Gilroy (produtor e roteirista de Rogue One).

– via SlashFilm

Publicidade

Assim também se iniciou a então “queridinha” dos fãs, The Mandalorian, uma série que pescou elementos inexplorados em tela do selo “Legends” (mídias até então não-canônicas) e das animações (como “Clone Wars  e Rebels). Porém, a produção ainda assim se apoiou bastante em nostalgias da franquia.

Publicidade

Diferentemente, Andor – a qual segue o órfão e contrabandista, Cassian, antes dele, como um líder Rebelde, mudar o curso da guerra – se destaca por trazer pouquíssimos “fan services” ou referenciais nerds. Algo que, por um lado, frustrou alguns fãs. Mas, que definitivamente deixou de confundir aqueles em primeira viagem. Ou seja, outro motivo que corrobora para a série ser um ponto de partida perfeito!

“Nós não queríamos fazer nada que fosse fan service. […] A ideia era de que a série fosse apenas real e honesta. […] Não acho que seja segredo de que Saw Gerrera (Forest Whitaker) está na série […] e haverá algumas outras personas. Mas, quando os trouxermos, traremos pois precisamos e porque há realmente alguma razão para isso lá”, revelou Gilroy.

– via IGN

 

Datas dos episódios e 2ª temporada

Banner e pôster oficial de Diego Luna como Cassie Andor de Rogue One: Uma História Star Wars no Disney+ na nova série original e spin-off
(créditos de produção: Disney+)

Publicidade

E agora que já te convencemos a dar uma chance à Star Wars [ao menos, nós esperamos que sim], sua missão é assistir aos 4 episódios lançados e aguardar pelos próximos 8 capítulos semanais de Andor, às quartas-feiras no Disney+. Assim sendo, anotem no calendário as datas confirmadas abaixo:

  • , e episódiosdisponíveis;
  • 5º episódio em 28 de setembro;
  • 6º episódio em 5 de outubro;
  • 7º episódio em 12 de outubro;
  • 8º episódio em 19 de outubro;
  • 9º episódio em 26 de outubro;
  • 10º episódio em 2 de novembro;
  • 11º episódio em 9 de novembro;
  • 12º episódio em 16 de novembro.

Publicidade

Ainda, também é interessante ressaltar que caso gostem de Andor – e depois, é claro, de Rogue One –, que a série já possui uma 2ª e última temporada de 12 episódios em pré-produção. No momento, sabe-se que ela marcará o fim definitivo da história do protagonista vivido por Diego Luna, e que deve estrear apenas em 2024.

“Realmente, será uma 2ª temporada para a nossa série, mas para mim, pessoalmente, é a segunda metade do pacote. Afinal, a 1ª temporada é sobre Cassian se tornar um revolucionário, e os 12 episódios seguintes o levarão direto para Rogue One”, adiantou o showrunner, Tony Gilroy.

– via Vanity Fair

Publicidade

 

Qual ordem começar a assistir Star Wars no Disney+?

Banner e pôster oficial da franquia Star Wars e saga Skywalker com as séries originais do Disney+ "The Mandalorian" e "Andor" (prequel e spin-off do filme Rogue One)
(créditos de reprodução: Disney+)

Outra importante questão para os novatos da saga é a ordem de como assisti-la. Neste ponto, vocês podem tanto seguir pelas estreias (uma estratégia útil, mas confusa) ou por cronologia (aba presente no Disney+). De qualquer modo, são recomendados Rogue One (filme) e Mandalorian (série), após Andor.

Ademais, atentem-se à forma como o tempo é mensurado na franquia Star Wars. Uma vez que os fãs usam o conflito que levou à destruição da primeira Estrela da Morte (em Episoódio IV: Uma Nova Esperança), intitulada como “Batalha de Yavin”. Por isso, há as siglas BBY (antes) e ABY (depois) para enumerar os anos passados (ABY e DBY em pt/br).

Finalmente, não devemos esquecer que apesar de várias séries (live-actions e animadas) chegando à Star Wars, por enquanto o desenvolvimento de novos filmes está “congelado”, e os projetos antes anunciados (Rogue Squadron, por exemplo), incertos. É claro, devido à 3ª Trilogia e Han Solo (2018), que desagradaram tanto público quanto crítica.

 

Certamente, também vão lhes interessar:

  1. The Mandalorian tem ÓTIMA NOTÍCIA sobre estreia da 3ª temporada

  2. TOP 10 Netflix: Os melhores Filmes que estreiam em OUTUBRO

“Hello there”, Padawans e Rebeldes de plantão, querem ficar por dentro de todas as principais novidades de Andor e demais séries de Star Wars no Disney+? Então, acompanhem-nos por aqui, na Streamings Brasil, e também no YouTube!