Missão de Sobrevivência tem história real? A verdade por trás

A verdade sobre Missão de Sobrevivência na Amazon Prime Video

- Publicidade -

Missão de Sobrevivência é um thriller de ação que segue Tom Harris, um agente da CIA no centro do Afeganistão. Depois de completar uma missão com sucesso, Tom mal tem tempo para respirar quando descobre que sua identidade, bem como informações sobre sua missão, foram vazadas.

- Publicidade -

Dessa forma, Missão de Sobrevivência nos mostra que, Tom parte em fuga com o seu tradutor afegão. A única esperança de Tom sair vivo do Afeganistão é chegar a uma antiga base da CIA em Kandahar, onde um avião o espera. Mas no seu caminho para a segurança está uma unidade militar de elite encarregada de caçá-los.

Dirigido por Ric Roman Waugh, o filme é estrelado por Gerard Butler, Navid Neghaban, Ali Fazal, Bhahdor Foladi, Nina Toussaint-White, Vassilis Koukalani e Mark Arnold em papéis essenciais. Embora cheio de ação, o longa mostra um lado muito humano para aqueles que estão envolvidos no conflito no Oriente Médio.

Muito disso, podemos ver através do relacionamento entre Tom e seu tradutor. Logo, muitos fãs questionam se Missão de Sobrevivência tem uma história real. Pois bem, aqui está o que sabemos.

- Publicidade -

A história real de Missão de Sobrevivência

Indo direto ao ponto, a história de Missão de Sobrevivência é real. O roteiro foi escrito por Mitchell LaFortune, que baseou a história em suas próprias experiências de trabalho para a Agência de Inteligência de Defesa no Afeganistão em 2013.

- Publicidade -

Publicidade

O escritor conheceu o diretor do filme, Ric Roman Waugh, enquanto trabalhava em ‘Groenlândia’, onde Waugh foi apresentado ao história do produtor de cinema Basil Iwanyk. Em uma entrevista ao Screen Rant, o diretor afirmou:

“Fizemos muito trabalho juntos na Groenlândia, e então foi Basil [Iwanyk] que veio até mim – e eu sabia sobre a história de Mitch no DIA militar, que é a versão militar da CIA – e ele disse: ‘ Você já leu o roteiro dele, Burn Run? E eu pensei, ‘O que é isso?’ Ele diz: ‘Bem, é meio que baseado em seu próprio relato de seus tempos no Oriente Médio, mas também inspirado em eventos reais de um agente da CIA que fugiu’.”

‘Burn Run’ é o título que Mitchell deu ao roteiro de Missão de Sobrevivência. O escritor – que fez parte da 82ª Divisão Aerotransportada e depois da Agência de Inteligência de Defesa – falou sobre como seu tempo no Afeganistão influenciou o desenvolvimento da história. Mitchell LaFortune afirmou:

- Publicidade -

“O filme foi definitivamente retirado da minha primeira e da segunda e última duas missões no Afeganistão, onde eu estava na fronteira com o Irã.”

Escritor falou sobre o desafio do roteiro

Além disso, o escritor afirmou:

- Publicidade -

“Eu queria contar especificamente a história de quão vulnerável você é, como americano, em uma zona de combate estrangeira. Você depende inteiramente de um indivíduo específico porque ele fala o idioma e, para mim, o cerne deste filme é o relacionamento entre um operador e seu tradutor, algo que experimentei.”

Embora a premissa de Missão de Sobrevivência – a de um espião tendo de escapar do território inimigo e proteger a vida de um civil ao mesmo tempo – seja certamente emocionante, a história em si é sobre o povo. Com isso, cobre o povo tanto dos EUA como do Médio Oriente, que passaram pelos horrores da guerra.

Missão de sobrevivência tem história real
Imagem: Divulgação/Amazon Prime Video

- Publicidade -

Por fim, para apresentar a visão com precisão e dar mais autenticidade à história, um elenco de atores muito mais diversificado interpretam diversos personagens. Waugh acrescentou ainda que alguns dos atores também trouxeram para o filme suas próprias experiências pessoais com a guerra.

O diretor afirmou que o ator Navid Negahban, que vive Mohammad trouxe experiências pessoais.

“Ele era uma criança refugiada que saiu da guerra Irã-Iraque de Teerã, então ele sabe do que se tratava, e conhece as regiões, como elas falam em as regiões, então às vezes ele ajudou muito a encontrar pessoas que foram grandes descobertas.”

Então, você sabia dessa história de Missão de Sobrevivência?

Certamente, você também vai gostar:

3 Doramas perfeitos para quem está começando no gênero