Medieval: A verdade por trás do filme. A história é Real?

Medieval é baseado em uma história real? Descubra

- Publicidade -

Medieval é um filme de drama histórico dirigido por Petr Jákl e que estreou recentemente na Netflix. O longa rapidamente chegou a liderança no TOP 10 do serviço, chamando a atenção dos fãs. Com isso, algumas dúvidas entre os fãs começam a surgir.

- Publicidade -

O enredo de Medieval, segue a ascensão de Jan Žižka, um cavaleiro e mercenário que se torna o líder do exército hussita. Quando Henrique III de Rosenberg, o nobre mais poderoso do país, continua confiscando propriedades, o primeiro tenta formar uma resistência levando-o a uma jornada de perigos e guerras.

Como a narrativa está enraizada na cultura e na história tcheca, os espectadores devem estar curiosos para conhecer sobre sua inspiração. Assim, se você quer saber se o filme é baseado em uma história verdadeira, aqui está tudo o que você precisa saber!

A história de Medieval é real?

Indo direto ao ponto, a resposta é Sim. Medieval é parcialmente baseado em uma história real. Dessa forma, o filme retrata a vida do general tcheco chamado Jan Žižka z Trocnova a Kalicha. Ele nasceu na pequena aldeia de Trocnov no Reino da Boêmia para a nobreza tcheca e se tornou um líder militar de sucesso, lutando em muitas guerras durante os séculos 14 e 15.

Zizka desempenhou um papel proeminente nas guerras civis na Boêmia e liderou os hussitas durante a Batalha de Sudoměř em 1420 e a Batalha de Vítkov Hill em 1420. Suas táticas de batalha inovadoras e pouco ortodoxas lhe renderam fama como guerreiro em todo o país, e ele foi apelidado de “Zizka de um olho” .

- Publicidade -

Publicidade

Afinal, perdeu um olho durante uma batalha. Mais tarde, ele perderia os dois olhos, mas contribuiu significativamente para as guerras em que lutou. Embora documentos históricos confirmem a existência e feitos de Zizka no campo de batalha no século 15, não se sabe muito sobre sua infância.

Ou seja, assim como vemos em Medieval, suas realizações militares durante as Cruzadas Hussitas estão bem documentadas. No entanto, o filme não se concentra muito nessa parte da vida do líder militar. Por outro lado, os antecedentes familiares, a infância e até a data de nascimento de Zizka são detalhes debatidos.

Com isso, os historiadores acabam tendo opiniões divergentes sobre vários aspectos de sua vida.

A retratação no filme

O filme tenta retratar esses anos iniciais da vida de Zizka enquanto examina a formação do herói de guerra. Ele investiga suas motivações e conflitos emocionais que eventualmente o moldam como um guerreiro formidável no campo de batalha.

Em uma entrevista , o roteirista e diretor Petr Jákl explicou que escolheu se concentrar na juventude de Zizka. De acordo com JáKl, ele queria mostrar a base da vida do general tcheco. O cineasta revelou que prestou atenção à autenticidade da representação histórica de Zizka e tentou se ater aos fatos o máximo possível.

Jákl trabalhou com o historiador Jaroslav Čechura para criar um retrato historicamente autêntico do protagonista de Medieval. No entanto, ele explicou que, como vários detalhes do início da vida de Zizka são debatidos entre os historiadores ou completamente desconhecidos, ele tomou certas liberdades ao elaborar o roteiro.

Por exemplo, o diretor adicionou o personagem fictício de Lord Boreš, com o ator Michael Caine vivendo o papel. Da mesma forma, Jákl também optou por incluir uma história de amor no filme, explicando a decisão criativa ao afirmar que desejava explorar as emoções e o ponto de virada quando um jovem se transforma em lutador.

O veredito de Medieval

- Publicidade -

Medieval é baseado em uma história real?
Imagem: Divulgação/Netflix

Em última análise, o filme está enraizado na história e cultura da República TCheca. Assim, mostra a ascensão de Jan Zizka, um dos heróis nacionais mais célebres do país. Embora, por se concentrar em um período relativamente desconhecido na vida da figura da vida real, não pode ser considerada uma representação historicamente precisa.

Além disso, as palavras do diretor e a falta de evidências históricas sugerem que o filme usa vários eventos ficcionais para retratar as experiências e lutas de Zizka. Portanto, é apenas parcialmente baseado em fatos históricos e é uma história fortemente dramatizada.

Então, você conhecia essa história de Medieval?

Certamente, você também vai gostar:

>House of The Dragon evita grande problema com Rei da Noite

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada do serviço.