Publicidade

Manifest: Qual é a data da morte sinistra na série da Netflix?

A grande verdade sobre a data da morte em Manifest

Publicidade

Os passageiros do voo 828 já passaram por várias dificuldades em Manifest. A infeliz viagem de volta da Jamaica os deixou perdidos cinco anos e meio de suas vidas, sem nenhuma lembrança desse período, no qual seus entes queridos sofreram, mas seguiram em frente.

Por exemplo, Michaela encontrou o homem cuja proposta ela planejava aceitar, casado com sua melhor amiga. Por sua vez, Ben teve que lidar com sua esposa tendo um relacionamento de anos com outro homem que se tornou uma espécie de pai para sua filha Olive. Ou seja, os anos passados em Manifest tiveram mudanças relevantes.

Publicidade

Mas, como se essas mudanças que abalaram o mundo não fossem suficientes para tentar lidar com elas, os passageiros logo descobriram algo muito maior e muito mais sombrio em seu futuro: a data da morte.

Os passageiros sobreviverão à data da morte em Manifest?

Publicidade

A data da morte foi anunciada em Manifest desde o final da primeira temporada. Como o nome sugere, é o dia em que os passageiros estão destinados a morrer. É a quantidade exata de tempo após seu retorno que eles se foram – neste caso, cinco anos e meio. 

Então, eles podem sobreviver? Essa tem sido a maior questão desde o início. Além disso, impulsiona a jornada dos passageiros ao longo das estações, desesperados para encontrar uma maneira de sobreviver. Com isso, vão viver o resto de suas vidas com seus entes queridos.

Infelizmente, as coisas só se tornaram mais complicadas com reviravoltas adicionais e novas informações reveladas ao longo do caminho, tornando ainda mais incerto se eles podem vencê-la. No final da primeira temporada, o criminoso Griffin é retirado do rio de alguma forma ainda vivo, apesar de estar debaixo d’água por dias.

Publicidade

Assim, começa a receber os chamados, assim como os passageiros de Manifest. Isso lhes dá outro exemplo desse estranho fenômeno acontecendo com outra pessoa depois de Zeke, que apareceu dias antes. Ao contrário dos passageiros (até este ponto, pelo menos), Griffin é um ser humano verdadeiramente terrível e tenta usar os Chamados a seu favor quando Michaela revela a importância deles.

Felizmente, isso não funciona bem para ele. 82 horas e 8 minutos após seu retorno – a quantidade exata de tempo que ele ficou debaixo d’água – ele se afoga no meio da rua. Neste mesmo momento, Olive junta as pistas que foram construídas ao longo da temporada, como o pavão nas visões de Ben e o desenho de Cal de três lápides, para obter a data da morte: 2 de junho de 2024. Isso muda tudo.

Publicidade

Manifest: A data da morte é explicada
Imagem: Divulgação/Netflix

As datas da morte podem ser sobrevividas seguindo os chamados?

Publicidade

Na segunda temporada de Manifest, agora sabendo que suas mortes inevitáveis, os Stones e Saanvi estão em perigo e tentando descobrir como pará-lo. Michaela se dobra sobre os chamados, exceto por um importante momento de fraqueza que mais tarde volta para assombrá-los.

Afinal, ela acredita que esta é a única maneira de salvar Zeke de sua morte, que está a apenas alguns meses. Ben procura uma explicação acadêmica, trabalhando com seu aluno e companheiro de viagem TJ para cavar na história, eventualmente levando a outro exemplo disso acontecendo com um homem chamado Al-Zuras que previu o desaparecimento do vôo 828.

Aproveite para ler:

Manifest, 4 ª Temporada, Parte 2 na Netflix: Tudo o que sabemos

Publicidade

Nesse meio tempo, Saanvi procura uma explicação médica e, no processo, acidentalmente perde a capacidade de receber Chamados. Quando chega a hora da data da morte de Zeke, as coisas parecem bastante sombrias. Ele está morrendo de frio, aproximando-se do fim sem nenhuma esperança real. 

Enquanto isso, os Meth Heads – Jace, Pete e Kory – estão atrás de Cal e da família Stone porque Michaela não ouviu seu chamado para deixá-los ir, o que teria resultado em suas mortes devido a uma explosão. Manifest mostra que, depois de rastreá-los até uma cabana remota, os Meth Heads levam Cal até o lago congelado, onde eles caem.

Publicidade

Zeke consegue seguir seu último chamado e salvar Cal, terminando com ele sobrevivendo à data de sua morte. Assim, dando aos passageiros a esperança de que seguir os chamados salvará suas vidas.

Manifest dá detalhes da data da morte
Imagem: Divulgação/Netflix

O desaparecimento dos Meth Heads em Manifest

Publicidade

Infelizmente, os Meth Heads desaparecendo do lago e reaparecendo três meses depois, assim como os passageiros, adiciona outro suspense no que eles pensavam que sabiam sobre a data da morte. Enquanto Pete e Kory seguem seus chamados e chegam a um lugar melhor, como Zeke fez, Jace não. Jace mata Tarik enquanto ele tenta proteger sua irmã Grace e seu sobrinho Cal em Manifest.

Acreditando que Cal é o problema para parar os Chamados e salvar sua vida, Jace tenta matar Cal também, mas falha e morre. Pete e Kory, tendo seguido Jace para impedi-lo de machucar Cal, pensam que sobreviveram quando uma sombra emerge do corpo de Jace e mata os dois também.

Como na morte de Griffin, Olive está pesquisando um antigo papiro no mesmo momento e descobre a verdade: aqueles que retornarem juntos serão julgados juntos. Ou seja, as más ações de Jace inclinaram a balança contra Kory e Pete. 

Portanto, os problemas que os passageiros têm causado e os inocentes que eles machucaram podem fazer pender a balança contra os Stones e outros bons passageiros no dia do julgamento. Assim começa a história de tentar manter o “bote salva-vidas” dos passageiros à tona.

O bote salva-vidas pode flutuar?

Como Jace, porém, há passageiros em Manifest que recusam a seguir seus chamados. Entre eles estão, Adrian e Eagan. Isso acaba em desgraça para o resto dos passageiros. Ou, outros como Angelina que distorcem o verdadeiro significado do Chamado e fazem coisas terríveis.

Um dos exemplos é como Angelina mata Grace e sequestra Eden no final da terceira temporada. Portanto, apesar de seus melhores esforços até o final da terceira temporada e a primeira metade da quarta temporada, os Stones e Saanvi estão fora de seu alcance ao tentar fazer com que quase 200 pessoas sigam o caminho correto para salvá-los quando seu último chega o dia do julgamento.

Eles encontram uma maneira de potencialmente endireitar o navio e manter o bote salva-vidas flutuando por conta própria, apesar das ações horríveis dos outros passageiros, com a safira ômega , mas isso não está funcionando exatamente como previsto, com Angelina a usando para promover sua própria terrível ilusão.

Manifest revela novidades sobre a data da morte
Imagem: Divulgação/Netflix

Isso é ainda mais preocupante com a revelação no penúltimo episódio da 4ª temporada de Manifest. Michaela, Saanvi, Ben e Cal têm um Chamado que os coloca de volta no vôo 828 onde Olive, Zeke, Alex e Jared estão em seus assentos enquanto o avião passa por turbulência e um vulcão está expelindo lava do lado de fora das janelas.

Assim que a lava começa a entrar na cabine do avião, eles juntam as peças e descobrem que a data de morte iminente é apocalíptica. O mundo inteiro está em jogo. Ou seja, não é só a vida dos passageiros que está em risco.

Os episódios finais de Manifest

À medida que avançamos nos 10 episódios finais, é impossível ignorar como a data da morte evoluiu e o que está em jogo, especialmente com Angelina pronta para decretar sua vingança contra o mundo inteiro com a safira ômega dando a ela habilidades incalculáveis.

Mais uma vez, a questão permanece: os passageiros podem sobreviver? Agora também devemos perguntar: eles podem salvar o mundo? 

A 2ª parte da 4ª temporada de Manifest retorna em 2023, ainda sem data de estreia confirmada.

Certamente, você também vai gostar:

>Plano de Aula: A verdade por trás do filme. A história é real?

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.