
Manifest: O real motivo da série acabar na 4ª temporada
Manifest encerrará a trama na 4ª temporada
- Publicidade -
Manifest já sobrevoou um grande terreno, desde que começou sua jornada em 2016. O drama sobrenatural estreou na NBC e sempre fez relativo sucesso, com bons números de audiência. Mas, uma semana após o final da terceira temporada, o canal cancelou a produção, deixando alguns dos maiores mistérios sem solução.
- Publicidade -
Após várias rodadas de negociação e até mesmo um pedido de Stephen King, a Netflix resgatou a série. No entanto, diferente de outras séries como Cobra Kai, que já ganhou 4 temporadas após ser resgatada, Manifest conseguiu apenas mais uma temporada no serviço.
Isso deu aos fãs uma tranquilidade, afinal os criadores teriam a oportunidade de alguma forma, encerrar a trama. O serviço dividiu a série em duas partes e mesmo que a parte final ainda não tenha sido lançada, os fãs já estão de luto, querendo mais sobre o mistério.
Pois bem, a Netflix já bateu o martelo e afirmou que, aumentou o investimento, para produzir a quarta temporada de forma satisfatória para os fãs. Mas, qual é o real motivo para o fim de Manifest? Levantamos tudo o que sabemos, para compartilhar.
Por que Manifest foi cancelada… De novo?
Diferente da decisão da NBC, que terminou a série de forma abrupta, a Netflix decidiu dar um fim honroso para Manifest. Com isso, a decisão antecipada de que, a série teria apenas mais uma temporada, pareceu certa. O motivo é que, os criadores sabiam que precisavam encerrar a trama nestes episódios.
- Publicidade -
Inicialmente, os planos do criador Jeff Rake era de produzir um total de seis temporadas. Contudo, o acordo com o serviço de streaming era de aumentar o número de episódios para cobrir toda a história de Rake. Óbvio que, essa temporada sofreu com alguns cortes e avanços no tempo, para conseguir comprimir a história no tempo que restava.
A Netflix nunca disse exatamente o motivo pelo qual, eles optaram por renovar a série para apenas mais uma temporada. Aliás, isso foi contra o procedimento adotado em outras produções resgatadas como Lucifer e Cobra Kai. Mas, alguns rumores dão conta de que, principalmente após os problemas com Lucifer, a Netflix optou não adquirir programas de outros estúdios.
Aproveite para ler:
> Manifest, 4 ª Temporada, Parte 2 na Netflix: Tudo o que sabemos
Manifest é um exemplo de como adquirir esse tipo de produção é complexa. Para se ter ideia, a série estava distribuída nos mais diversos meios ao redor do mundo. A Netflix precisou aguardar o fim de contratos com cada um desses serviços. No Brasil, tanto a HBO Max, quanto o Globoplay possuía os direitos de exibição.
Em suma, podemos afirmar que, apesar do sucesso da série quando disponibilizada no catálogo, a Netflix não queria assumir mais riscos. Ou seja, era finalizar a ideia e pronto. A série liderou a audiência quando chegou a Netflix, inclusive nos Estados Unidos.
Mas arriscar em estender a série e aumentar ainda mais o investimento, são fatores que podem ter levado a Netflix a não dar continuidade para a 5ª temporada.
Alguma chance da série continuar?

- Publicidade -
Se já foi salvo uma vez, Manifest pode ser salva novamente, certo? Pois bem, isso parece ser muito pouco provável no momento. Não apenas por que a 4ª temporada da série está sendo anunciada em todo lugar como a temporada final, mas também por que os criadores já aceitaram a ideia de encerrar a série na 4ª temporada.
Com isso, caso a Netflix optasse por dar continuidade a produção, os criadores precisariam “desfazer” o final planejado e iniciar uma 5ª temporada pode atrapalhar este final.
Melissa Roxburgh, que interpreta Micaela, até disse em entrevista ao The Hollywood Reporter, que o final da série, independente da temporada, foi filmada no 3° ano. Embora ela diga que não acha que essas cenas acabaram sendo usadas na 4ª temporada, definitivamente parece que a ideia geral para o final permaneceu a mesma, o que deixa deixa claro, que esse será o fim de Manifest.
Até o momento, nenhum data foi confirmada para o retorno da série, mas deve ocorrer em meados de 2023.
Então, você está ansioso pelo desfecho da série?
Certamente, você também vai gostar:
> The Walking Dead: Netflix enganou fãs com falta de episódios
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.