Manifest é baseada em uma história com fatos reais?

A verdade por trás de Manifest na Netflix

- Publicidade -

O sucesso do Manifest é muito parecido com seu próprio enredo, desapareceu e depois voltou. A série foi exibida pela NBC por três temporadas, estreando em 2018. Embora tivesse grande audiência, o destino da série foi infeliz. Posteriormente, o drama sobrenatural teve uma nova explosão de sucesso depois chegar à Netflix.

- Publicidade -

O sucesso foi tanto que, a Netflix optou por renovar Manifest para a 4ª e última temporada. Além disso, ofereceu ao criador Jeff Rake, a oportunidade de produzir 20 episódios. Embora quizesse levar a série até a 6ª temporada, tal número foi o ideal para encerrar a trama. 

A série segue um grupo de passageiros em um voo que desaparece por cinco anos e meio. Ao chegar, eles descobrem que suas famílias e amigos seguiram em frente, provocando tristeza familiar e histórias de arrependimento e traição. Mas essa não é a parte mais louca. Os passageiros também começam a experimentar “chamados” que lhes dão visões do futuro.

Como a série realiza uma grande mistura entre drama e momentos espirituais, os fãs sempre se questionaram se Manifest tem alguma base em uma história real. Ou se, a inspiração de Rake surgiu de algum acidente áereo. Pois bem, aqui está o que sabemos. 

A história de Manifest é real?

Indo direto ao ponto, a resposta é não. Inclusive, o criador Jeff Rake, no lançamento da 1ª temporada foi questionado sobre isso. Durante a SDCC, o SYFY questionou à Rake se Manifest teria sido baseada no desaparecimento do voo 370 da Malásia. Além disso, perguntaram se foi extraído de alguma experiência pessoal.

- Publicidade -

Publicidade

Rake então afirmou:

“A verdade é que pensei nessa ideia há quase 10 anos, dirigindo a minivan com minha família para o Grand Canyon, pensando na união e separação da família. A grande ideia me atingiu, eu a lancei. Ninguém queria. E então, sete anos depois, o acidente da Malaysian Airlines aconteceu. De repente, essa ideia maluca parecia um pouco mais real e mais relacionável no contexto da Malaysian Airiines. Então, as pessoas se interessaram.”

Ou seja, Manifest não veio de nenhuma história ocorrida na vida real. 

O que aconteceu com o voo 370 da Málasia?

O desaparecimento do voo 370 da Malaysian Airlines ocorreu em 8 de março de 2014. O avião desapareceu enquanto voava do Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, na Malásia, para o Aeroporto Internacional de Beijing, Capital da China. O voo levava 227 passageiros e 12 tripulantes, todos dados como mortos.

O voo se comunicou pela última vez com o controle de tráfego aéreo cerca de 38 minutos após a decolagem. Logo após isso, desapareceu do radar.

Em 2019, o The Atlantic informou que os protocolos adequados não estavam em vigor durante o desaparecimento do voo. Eles descobriram que os controladores não notificaram as autoridades em tempo hábil depois de testemunhar o voo desaparecer de suas telas de radar. Por isso, alguns comparam a história à Manifest

Em vez disso, eles “tentaram repetidamente entrar em contato com a aeronave, sem sucesso”. A fonte afirma ainda que o centro de resgate não foi contatado até cerca de 18 minutos após o voo ter desaparecido de seu radar. Isso foi o que eles chamaram de “um exercício de confusão e incompetência”.

Aproveite para ler:

- Publicidade -

Manifest, 4 ª Temporada, Parte 2 na Netflix: Tudo o que sabemos

Devido à contínua ineficiência, a resposta de emergência só começou cerca de cinco horas depois, quando o avião estaria pronto para pousar. Até hoje, o voo não foi encontrado. No entanto, em 2022, o engenheiro aeronáutico britânico Richard Godfrey disse à BBC que foi desenvolvida uma nova tecnologia inovadora.

Tal tecnologia poderia, esperançosamente, fornecer respostas ao público e à indústria da aviação sobre exatamente o que aconteceu com o MH370. Além disso, como podemos evitar isso no futuro. O profissional acredita que o voo caiu no Oceano Índico, cerca de 1000 milhas a oeste de Perth, na Austrália.

Manifest é baseada em uma história real
Imagem: Divulgação/Netflix

Embora tais fatos não estejam relacionados a Manifest, a produção de conteúdos sobre a acidente existe. A Amazon Prime Video possui em seu catálogo um mini-documentário que detalha alguns eventos do acontecimento. No catálogo, é possível pesquisar por Lost: MH370. 

Por sua vez, o Discovery Channel, possui um documentário sobre o ocorrido. No serviço de streaming, é possível encontrá-lo pelo nome O Mistério do Voo MH370. Por fim, o History Channel está produzindo uma série sobre o acontecimento. No entanto, até o momento, não existe qualquer informação sobre a estreia. 

Então, você sabia dessa história em Manifest?

Certamente, você também vai gostar:

>Amor Rural, 2 ª Temporada na Netflix: Tudo o que sabemos

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada sobre a série.