Publicidade

Manifest cria grande mistério para nova temporada

Manifest mudou a data da morte e isso cria um novo mistério na série

Publicidade

Os episódios finais de Manifest estreiam na Netflix em 2023, mas, uma mudança significativa na primeira parte da 4ª temporada criou um novo mistério sobre seu propósito. Tal mistério foi criado, quando os produtores optaram por mudar o significado da Data da morte.

Durante grande parte de Manifest, os passegeiros do voo 828 agiram sob a suposição de que cada um deles perderia a vida quando a data da morte chegasse em 02 de Junho 2024. Embora eles não pareçam estar errados sobre seu destino, tornou-se aparente que a escala da data da morte é muito maior do que eles iamginaram.

Publicidade

Inicialmente, a data da morte sempre foi sobre o fim do mundo. Aparentemente, cada vulcão chamando secretamente, prenunciou o evento catalísmico que aguarda a civilização humana. Isso pode ser visto no episódio 9, quando os passageiros chegaram à conclusão de que, quando a data da morte chegar, um apocalipse devastará o mundo.

Ou seja, o objetivo dos chamados, o desaparecimento do avião e tudo o que eles passaram foi para ajudar os passageiros a evitar o fim do mundo. Isso explica perfeitamente por que a consciência divina enviou os passageiros por esse caminho. Ao mesmo tempo, levanta questões sobre as outras datas de morte em Manifest.

Publicidade

Por que outras pessoas recebem data da morte em Manifest?

Como vimos na mais recente temporada de Manifest, não são somente os passageiros do voo 828 que desapareceram e voltaram com os chamados e suas próprias datas de morte. O mesmo fenômeno também voi experimentado por Zeke, Griffin, os três viciados em metanfetamina e a tripulação do navio de Al-Zuras. 

Nos três primeiros casos, apenas suas próprias vidas estavam em jogo. Aliás, as mortes de Griffin, Kory, Pete e Jace servem como prova disso. Nenhum desastre mundial estava em risco de acontecer quando seu tempo acabou. Ou seja, certamente existem versões diferentes data da morte na história da série. Mas, por que isso permanece incerto?

Publicidade

Uma possível razão é que aqueles que sobrevivem as datas da morte tem a oportunidade de ajudar os passageiros a evitar o apocalipse. Griffin e os três viciados em metanfetamina nunca passaram desse ponto. Mas, a capacide de Zeke de superar a data da morte o colocou em posição de desempenhar um papel fundamental na jornada dos passageiros. 

Mais de um anos depois de vencer a data da morte e ganhar poderes empáticos, Zeke os usou para salvar Cal em Manifest. Pela aparência das coisas, a sobrevivência de Cal tinha que acontecer para que os passageiros tivessem uma chance de impedir o fim do mundo.

Publicidade

É possível que Griffin e os viciados em metanfetamina pudessem ter sido úteis de maneira semelhante se tivessem feito escolhas melhores. 

Al-Zuras pode ter impedido um apocalipse diferente

Publicidade

O que a série revelou sobre a data da morte torna o que aconteceu com Al-Zuras e sua tripulação no século 16 ainda mais confuso. De todos os desaparecimentos ocorridos durante a série, nenhum se parece mais com a situação dos passageiros do que o desaparecimento do navio de Al-Zuras. 

Durante uma tempestade, Al-Zuras e um número incontável de pessoas a bordo do navio egípcio desapareceram misteriosamente e retornaram dez anos depois. Através dos diários que ele e os membros de sua tripulação acabaram descobrindo que eles, assim como os passageiros, estavam vivendo em um período que não era deles. 

Aproveite para conferir:

Manifest, 4 ª Temporada, Parte 2 na Netflix: Tudo o que sabemos

Publicidade

É pelo menos possível que a consciência divida tenha feito Al-Zuras desaparecer apenas para que seu diário pudesse ser usado para guiar Ben e os outros centenas de anos depois. Mas, embora o diário tenha sido útil para os persoanagens de Manifest de algumas maneiras, sozinho não faz sentido o desaparecimento de toda a tripulação naquela noite.

Pode ser que, sem o conhecimento dos personagens principais, Al-Zuras e seus aliados tivessem que impedir um evento apocalíptico diferente durante o século XVI. Se fosse esse o caso, isso forneceria uma explicação funcional para a ligação entre Al-Zuras e o voo 828.

Publicidade

O mistério da data da morte de Al-Zuras em Manifest

Manifest tem novo mistério com data da morte
Imagem: Divulgação/Netflix

Não apenas o motivo da data da morte de Al-Zuras ainda não foi confirmado, mas os passageiros também não sabem se ele sobreviveu ou não. Durante a 2ª temporada, foi mencionado que ninguém sabe quando Al-Zuras morreu. A resposta para esse mistério pode ser de grande importância para a história planejada para a 2ª parte da 4ª temporada de Manifest.

Publicidade

O que aconteceu com Al-Zuras e as ações que ele e sua equipe tomaram para vencer a data da morte, podem ajudar os passageiros a descobrir seus próprios caminhos a seguir. Se ele descobrisse uma solução, seguir seus passos poderia dar aos passageiros uma ideia do que deveriam fazer nos próximos meses.

Portanto, uma exploração do passado de Al-Zuras pode se tornar necessária quando a série retornar.

Então, o que acha desse mistério que a série criou?

Certamente, você também vai gostar:

The Umbrella Academy tem grande erro com Número Cinco

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.