Manifest: A verdade por trás do cancelamento na Netflix
O real motivo pelo qual Manifest foi cancelada na Netflix
A 5ª temporada de Manifest não está nos planos da Netflix. Em vez disso, a série marcou as aparições finais de Ben, Michaela, Saanvi e todos os outros personagens para a parte final da 4ª temporada. O segundo lote de 10 episódios da 4ª temporada encerrou as jornadas dos personagens principais do programa.
Tudo que os personagens têm trabalhado nos últimos 5 anos e meio culminou em um desafio final ao fim da 4ª temporada de Manifest. O dia que eles temiam há anos, 2 de junho de 2024, finalmente chegou e forçou os personagens a dar uma volta no vôo 828 ressuscitado sob a ameaça de um apocalipse vulcânico.
Posteriormente, todos os passageiros a bordo tiveram que enfrentar o julgamento e nem todos escaparam ilesos. Porém, eles venceram a data da morte e se criou um novo capítulo na vida dos passageiros. Isso encerrou a história da série, que não voltará para uma 5ª temporada.
Manifest deveria ter 6 temporadas
A parte 2 da 4ª temporada de Manifest serviu como um final definitivo para a saga dos passageiros. E embora possa estar bem próximo da conclusão original que o showrunner Jeff Rake imaginou anos atrás, a série não deveria terminar nesse ponto. Como Rake confirmou no passado, ele tinha um plano de seis temporadas para o programa quando desenvolveu a história.
Isso se encaixa na linha do tempo estabelecida por Manifest no final da 1ª temporada. Desde então, entendeu-se que os passageiros, que desembarcaram em 2018, tinham até 2024 para descobrir como cancelar a data da morte. Isso definiu o cronograma claro de quanto tempo a série deveria durar.
Netflix reviveu Manifest, mas encerrou a série
A decisão da NBC de cancelar a série após 3 temporadas arruinou o plano original de Rake, embora a série tenha sido trazida de volta. Números recordes de audiência na Netflix e o enorme apoio dos fãs ajudaram a impulsionar o serviço de streaming a salvar o programa. Acordos foram fechados para garantir que a produção continuasse. Porém, para apenas mais uma temporada.
Naturalmente, a preferência da Netflix de encerrar Manifest na 4ª temporada causou uma mudança significativa nos planos de Rake. Especialmente porque envolvia cortar duas temporadas inteiras. Dito isso, essa possibilidade não seria impossível de acontecer com a série indo para a Netflix. Rake explicou que com 20 episódios, o programa seria capaz de encerrar a história de maneira adequada.
Ele tinha menos tempo para estender a história até 2024, mas Rake pretendia fazer isso funcionar. A série conseguiu alcançar a data prometida, 2 de junho de 2024, incorporando alguns saltos de tempo ao longo da 4ª temporada.
Uma 5ª temporada agora é impossível
Embora a série ainda esteja a duas temporadas do objetivo original de Rake, uma 5ª temporada de Manifest agora seria impossível. A história acabou sendo condensada em 4 temporadas, o que significa que Rake já contou toda a história mais ampla do programa, seguido do final que ele já tinha planejado anos atrás.
Apesar de alguns mistérios menores, como o destino de Al-Zuras, tenham ficado sem solução, as maiores questões do programa foram respondidas. Além do mais, os personagens receberam finais felizes, eliminando qualquer espaço para uma continuação. Portanto, embora o programa com duração de seis temporadas já tenha sido viável, a janela para isso não existe mais.
Desta forma, o final oferecido pela parte 2 da 4ª temporada forneceu o fim definitivo para Manifest. Porém, não dá para deixar de imaginar o que Rake teria feito com essas duas temporadas a mais que a Netflix não quis produzir. Uma pena, de qualquer forma, sem dúvida nenhuma.
Certamente, você também vai gostar:
>HBO Max cancela excelente série e deixa fãs frutrados
Aliás, não deixe de acompanhar o Streaming Brasil, para não perder nada da série.