Publicidade

King Richard – Criando Campeãs: A verdade por trás do filme do HBO Max

Conheça a verdade por trás de King Richard: Criando Campeãs

Publicidade

King Richard: Criando Campeãs é o mais novo filme estrelado por Will Smith, que chegou há certo tempo nos cinemas (02/12/21), mas acabou de estrear na HBO Max, sem custo adicional. Portanto, na medida que mais assinantes vêm assistindo à tal biografia, muitos têm se perguntado acerca da veracidade.

Sendo assim, sigam conosco, da Streamings Brasil, para descobrir as verdades, adaptações, elementos que ficaram de fora e as curiosidades do longa. E, é claro, entendam como essa história tão exótica se desenrolou na vida real (com fotos e depoimentos)!

 

Publicidade

Os planos que King Richard fez: Venus e Serena Williams

Will Smith como Richard Williams, Saniyya Sidney como Venus Williams e Demi Singleton como Serena Williams em King Richard da HBO Max
(reprodução: HBO Max)

Publicidade

Primeiramente, o filme já se inicia com Richard Dove Williams Jr (Will Smith) apresentando o seu plano de carreira de 78 páginas para possíveis investidores. E aqui, as coisas estão a par com a realidade. Visto que, sim, Venus (Saniyya Sidney) – a mais velha por um ano – e Serena Williams (Demi Singleton), tinham uma carreira antes mesmo de nascerem. De fato, King Richard foi um pai meticuloso e de visão.

Contudo, mesmo que o filme mostre que KR teve tal iniciativa pois quase não haviam negros no esporte, sua autobiografia, “Um Mundo a Preto e Branco”, nos revela outro fato. Afinal, mesmo consertando a sua virtude social mais afrente, ele se surpreendeu em 1980 ao ver na TV que a tenista Virginia Ruzici – de 25 anos – ganhou US$ 40.000 em 4 dias de torneio.

 

E o que Richard disse sobre isso?

Publicidade

King Richard Williams, Venus Williams e Serena Williams

“Eu não pensava que alguém pudesse ganhar tanto dinheiro em apenas 4 dias, especialmente uma mulher. Então, não consegui tirar isso da minha mente. […] Sem pestanejar, pensei comigo mesmo: ‘Terei 2 filhas e as colocarei no tênis’. E dalí para frente, o tênis me consumiu.”King Richard em sua autobiografia.

~

“À medida que avançávamos, e agora, percebo que tinha o conceito errado.” – Ele expressou ao Q On CBC, em 2014.

Publicidade

Antes de seguirmos em frente, assistam a uma das gravações reais que King Richard: Criando Campeãs da HBO Max reencenou com perfeita precisão:

 

Publicidade

O comportamento de King Richard e as suas restrições

Will Smith como Richard Williams, Saniyya Sidney como Venus Williams e Demi Singleton como Serena Williams em King Richard da HBO Max
(reprodução: HBO Max)

Em segundo lugar, é importante pararmos e vermos melhor as táticas excessivas de King Richard para com suas filhas. Uma vez em que, de acordo com a própria enteada, Isha Price, as jovens tinham treinos durante boa parte do dia-a-dia (não afetando a sua escolaridade). Portanto, vejam como era tal rotina:

 “A vida era acordar às 6 horas da manhã e ir para a quadra de tênis, antes da escola. […] Depois da escola, vá para o tênis novamente.” – Ela disse ao NYT.

Publicidade

Além disso, o filme retrata a preocupação de alguns vizinhos da família Williams com a presença de uma vizinha que os representa, de forma geral. Por isso, a casa realmemte recebeu uma visita da polícia por denúncia de abuso. Por outro lado, o longa deixa de fora eventos como a gangue intervir nos treinos das garotas ao acharem-nos extremos demais. Todavia, os cartazes e as frases de Richard são verossímeis.

Publicidade

Quando você falha em planejar, você planeja falhar. – Este era o lema de King Richard

Por último, o comportamento geral do pai/treinador ia um pouco além do que o diretor, Reinaldo Marcus Green, e roteirista, Zach Baylin, retrataram. Já que, Venus e Serena Williams agiram como produtoras – ao lado de Will Smith – e deram liberdade para o filme tomar “algumas liberdades” (via Vanity Fair).

 

Publicidade

Nada de namoro? Traições? E os peidos de Richard Williams, reais?

King Richard Williams, Venus Williams e Serena Williams
(reprodução: Paul Harris/Online USA/Getty Images)

Entre tantas perguntas, a primeira ocorreu mesmo, mas não apareceu no longa da HBO Max. Porém, o resumo é que King Richard não permitia nenhuma de suas filhas cogitarem namorar tão cedo. Ainda, de acordo com ele mesmo – para uma palestra na Hudson Union Society –, bonecas eram proibidas:

“Para desencorajar quaisquer impulsos da maternidade precoce, KR arrancava a cabeça de todas as bonecas que Venus trouxesse para dentro de casa.” – Disse um colunista da The New Yorker, que ouvira a palestra em questão, em 2014.

Agora, apesar de trazer uma cena em que Richard Williams e sua então esposa, Oracene “Brandy” Price (Aunjanue Ellis), discutem sobre sua outra família, o filme apenas arranha a superfície do assunto. Uma vez em que, de acordo com a primogênita, Sabrina Williams, seu pai se casara 3 vezes. Além disso, ela diz ter ouvido que possuí de 15 a 19 irmãos e irmãs:

“Ele [KR] é um homem egoísta, que vive só para si mesmo e apenas utiliza os seus filhos para alcançar o que precisa. Por isso, ele não é um pai, ele foi só um ‘doador de esperma’, tendo 5 filhos e os deixando para que minha mãe [Betty Johnson] nos criasse em pobreza, sem ao menos ajudar.”Sabrina revelou ao The Sun em 2021.

Sabrina Williams primeira filha (primogênita) de King Richard
(reprodução: This Is Chris White)

Por fim, será que King Richard peidava para fugir de conversações e negócios que não o agradavam, como uma cena do filme mostra? Bem, em meio a uma entrevista com Jimmy Kimmel, Serena foi questionada sobre o comportamento, e a resposta dela não foi um “não”, mas também não confirmou nada. Afinal, a tenista disse “meu pai vai me matar” e exigiu – em brincadeira – o seu direito de silêncio.

 

A infância de King Richard e a violência entre as gangues

Paul Harris/Online USA/Getty Images
(reprodução: Darren Carroll)

A princípio, a infância do patriarca foi mesmo cheia de confrontos contra o racismo em Shreveport (na Louisiana) e de desentendimentos com a própria Ku Klux Klan. De fato, o longa da HBO Max se refere a sua juventude de forma honesta. Mas, deixa de fora eventos específicos como: ele ter sido espancado aos 5 anos e visto seus amigos sendo linchados.

Entretanto, o longa aborda bastante os conflitos de King Richard e as gangues de Compton (Califórnia), onde Venus e Serena Williams cresceram. Já que a iminência dos criminosos nas quadras de tênis era constante, ele teve de brigar muitas vezes para que suas filhas treinassem nelas. De tal maneira que ele chegou a ser espancado várias vezes, quebrando os dentes, costelas e seu nariz nisso (via Q On CBC).

Por último, em sua já citada autobiografia, de nome “King Richard: Um Mundo a Preto e Branco”, ele diz que as inúmeras discussões “quase destruíram seu corpo e espírito”. Ademais, o momento em que King quase atira em um membro da gangue não ocorreu exatamente como mostrado. Quando na realidade, ele não os encontrou, e no caminho de casa avistou ambulâncias, foi checar, e viu um deles morto ali.

 

Isha Price também jogava / A morte de Yetunde Price

Isha Price enteada de Richard Williams e meia-irmã de Venus e Serena
(reprodução: Dave J Hogan/Getty Images)

Por último, devemos ressaltar que sim, King Richard: Criando Campeãs flertou rapidamente com a ideia de que a enteada mais velha de Williams, Isha Price (Danielle Lawson), era tão boa no tênis quanto suas irmãs, Serena e Venus Williams. Todavia, não houve aprofundamento em como Isha praticou o esporte, mas teve de deixá-lo após machucar as costas [Isha se tornou produtora e, inclusive, agiu neste longa].

Ademais, é interessante – e bem triste – mencionar outro fato que não pôde entrar no filme, devido a ter acontecido posteriormente, em 2003. Já que, neste ano, uma das enteadas de Richard Williams, Yetunde ‘Tunde’ Price (Mikayla Lashae), faleceu devido o seu veículo ter sido confundido ao de uma gangue rival.

[Vejam Isha Price prestar homenagear a irmã aqui]

Yetunde 'Tunde' Price e Serena Williams em 2003
Yetunde (esquerda) e Serena, meses antes do falecimento.

 

Certamente, também podem te interessar:

> HBO Max Brasil: Catálogo, Preço, Como Assinar e Vale a Pena?
> Netflix Vai Aumentar O Preço Em 2022: Veja Quanto Custará Seu Plano
> Netflix perde feio para a HBO Max e assinantes ficam frustrados (VÍDEO)

Ei, quer saber das futuras novidades da HBO Max e outras histórias reais como esta? Então, não deixe nos acompanhar por aqui e também no YouTube!