Jaula: A verdade por trás do filme da Netflix. A história é real?
A verdade por trás de Jaula, série disponível na Netflix
Jaula é o novo filme de terror da Netflix e gira em torno de uma garota chamada Clara, que cruza o caminho de um casal. No entanto, a partir desse momento, o caos em suas vidas se instala. Paula e Simón encontram Clara no meio de uma estrada e a levam para um hospital.
Por lá, descobrem que a menina está traumatizada e pouco se sabe sobre sua identidade. Dessa forma, Jaula nos mostra que Ela não fala muito, senta-se dentro de uma caixa que ela desenhou com giz e claramente está com medo de sair dela.
Então, Paula decide criar um vínculo com essa garota, entendê-la e desvendar seu passado sombrio. O intrigante filme espanhol é o longa de estreia do diretor Ignacio Tatay. Ao longo do seu enredo, o longa toca em alguns assuntos aterrorizantes e parece realista desde o início.
Além disso, as atuações dos atores são convincentes e as emoções que eles retratam parecem autênticas o suficiente para nos fazer pensar que o longa é inspirado em uma história real. Pois bem, se você também se questionou se Jaula é inspirada em uma história real, aqui está o que sabemos.
Jaula tem história real?
É bem verdade que, Jaula aparenta ter sido inspirado em uma história real. Aliás, o filme tem grandes semelhanças com um caso conhecido da população europeia. No entanto, o roteiro é original de Isabel Peña e do diretor Ignacio Tatay.
O caso em si, possui alguns temas e arcos que se assemelham ao caso de Josef Fritzl. Ele foi acusado de manter sua própria filha, Elisabeth Fritzl, cativa no porão de sua casa na cidade de Amstetten, na Áustria. A jovem permaneceu presa por 24 anos. Segundo relatos, Josef abusou e agrediu de sua filha repetidamente durante esse período.
Com o abuso constante, entre 1984 e 2008, Elisabeth teve sete filhos. Enquanto três dos filhos de Elisabeth permaneceram no porão, outras três foram criados por Josef. O pai da jovem relatava que essas crianças haviam sido abandonados por sua família. 1 Criança faleceu após o nascimento, supostamente devido à negligência de Josef.
Assim como esse caso, Jaula gira em torno de sequestro, abuso e assassinato. Carla, Ingrid e Eduardo possuem uma dinâmica semelhante entre Fritzl, sua filha e seus filhos. Um dos exemplos é Eduardo, que mantém Ingrid em cativeiro em seu porão e depois a mata. Sua autópsia revelou que ela sofreu trauma e abuso.
O final de Jaula
No final do filme, Carla revela que é filha de Ingrid. Embora não seja explicitamente mencionado no longa, a conclusão lógica é que Eduardo é seu pai e ela nasceu no porão. Estas são algumas semelhanças cruciais entre o filme e a história da vida real.
Porém, também precisamos notar que existem algumas diferenças grandes entre o filme e a vida real. Enquanto Josef Fritzl aprisionou falsamente sua filha. Por sua vez, Eduardo sequestra Ingrid. Além disso, a esposa de Eduardo, Matie, está ciente de suas ações e decide ajudá-lo a manter seu segredo em troca de suas próprias necessidades.
Diferente do que acontece em Jaula, Fritzl, a esposa de Josef, Rosemarie afirmou não saber do que acontecia e Josef confirmou sua versão. Enquatno Eduardo mantém Ingrid em cativeiro por cerca de oito anos, Josef realmente manteve Elisabeth no porão por 24 anos. Por fim, enquanto Eduardo tem um filho, Josef teve sete filhos.
Contudo, a maior diferença entre o filme da Netflix e o caso real é a maneira como as vítimas ganham liberdade. Paula e Simón salvam Clara através da exaustiva investigação independente. Por outro lado, Josef só libertou Elisabeth, quando sua filha mais velha adoeceu. Ela implorou que ele a levasse para um hospiral.
Isso levou a uma série de complicações para o homem, que ficou conhecido como “O monstro de Amstetten”. Josef não conseguiu explicar de forma convincente a misteriosa identidade da garota que ele internava em um hospital.
A investigação na vida real
O resultado da história que originou Jaula, foi uma investigação policial. A polícia local logo começou a investigar o acontecimento e reabriu o caso de uma pessoa desaparecida, que no caso era Elisabeth. Isso lentamente encurralou Josef, que finalmente decidiu tirar Elisabeth e seus filhos do porão.
Com isso, ele foi preso em abril de 2008 e se declarou culpado de todas as acusações em 2009. Josef Fritzl foi condenado à prisão perpétua. No filme, a personagem de Paula nos prende à narrativa enquanto conquista a confiança de Clara e a ensina a sair da caixa feita de giz.
Embora Jaula seja um thriller de mistério, ele carrega tons de manipulação e condicionamento. Clara tem medo de cruzar a linha porque Eduardo incutiu um medo inato em sua mente. Toda vez que Clara quebrava essa regra, ele punia sua mãe, Ingrid, levando-a a perceber isso como sua realidade.
Paula desempenha um papel intrínseco em ajudá-la a ver além, capacitando-a a viver uma vida livre de cativeiro. Para reiterar, embora não precisamente enraizado na realidade, o filme explora os assuntos mencionados acima com uma quantidade significativa de realismo.
Certamente, você também vai gostar:
> Chesapeake Shores: 7 séries parecidas para assistir AGORA
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada do filme.