Publicidade

Irmandade, Final da 2ª Temporada explicado: Edson morre? O que acontece?

Entenda o final da 2ª temporada de Irmandade

Publicidade

Irmandade está de volta com a segunda temporada na Netflix. Dessa vez, a temporada tem apenas seis episódios, no entanto, ação e adrenalina não faltaram. Desde que foi lançada, a série se tornou um grande sucesso, ao retratar alguns fatos reais do mundo carcerário.

A 2ª Temporada de Irmandade foca principalmente na briga pessoal entre Darlene e Cristina. Embora não revelem para Edson, elas possuem provas uma contra a outra. Ao mesmo tempo, elas precisam de uma da outra para salvar Edson do novo secretário de segurança pública.

Publicidade

Enquanto isso, Edson e seu parceiro, Ivan, planejam uma fuga da prisão para comandar a facção do lado de fora, após a morte de seu companhaheiro Scavenger. Porém, o novo diretor da prisão e o secretário tentarão impedi-los.

A 2ª temporada de Irmandade é lotada de reviravoltas. Com isso, os fãs tiveram muitas surpresas e por sua vez, algum detalhe pode ter passado. Pois bem, aqui está o final explicado da série.

Publicidade

Recapitulando a 2ª temporada de Irmandade

A segunda temporada de Irmandade se inicia após a rebelião no presídio. Atendidas as demandas, Edson e os demais presos se submeteram ao governo, e com isso, retornam as suas celas. Então, o novo Diretor, Mauro Jordão, leva Edson ao seu escritório.

Lá, ele conheceu o antagonista da 2ª temporada, o novo secretário, Fernando Gomes. Por sua vez, Gomes é conhecido por seus modos brutais e métodos corruptos.  O governo chamou Gomes porque queria se livrar de Edson e sua gangue. Gomes oferece à Edson para operar livremente dentro da prisão em troca de 80 mil por mês.

Publicidade

Assim, poderia manter sua operação fora do radar, pediu especialmente que não atraíssem a atenção de nenhum policial. Edson nega a oferta e Jordão começa a torturar parceiros dele, o que o obrigou a fazer um acordo com eles.

Enquanto isso, Irmandade mostra Cristina, que acreditava que finalmente conseguiria viver sua vida pacificamente. Ela pensava em viver longe da gangue, mas, começa a ser seguida por Darlene. Esta, tenta matar Cristina por ser delatora da polícia.

Publicidade

Mas, Cristina também tinha provas contra Darlene. Edson, por outro lado, passa uma nova responsabilidade para Cristina. O bandido quis que Cristina se infiltrasse na promotoria e descobrisse as drogas que estavam na sala de provas e a data de sua incineração. Assim, sua gangue poderia roubá-la, para pagar a propina de Gomes.

O sequestro do filme de Gomes

Publicidade

Irmandade tem final de Cristina contra Edson
Imagem: Divulgação/Netflix

Cristina rouba a boca de Oseas e com isso, ele foge da favela antes que a polícia chegue. Com o dinheiro roubado, Cristina pagou a Gomes para ajudar Edson a ganhar tempo para planejar uma fuga da ratoeira. Dentro do presídio, Edson subornou alguns policiais e, com a ajuda do zelador, Zica, planejou sair da cadeia em um caminhão de lixo junto com seu homem mais fiel, Ivan.

No entanto, a fuga de Edson teria enfurecido Gomes, que teria massacrado toda a quadrilha. Assim, para controlar o diabo, Cristina e Darlene decidem chantagear Gomes sequestrando seu filho de 14 anos, Antonio. Cristina havia avisado Darlene que seu plano de ameaçar Gomes usando seu filho doente poderia complicar a situação. 

Contudo, Darlene, que queria avidamente Edson fora da prisão, estava pronta para arriscar. O resultado é Darlene matando o filho de Gomes em Irmandade. Assim que Gomes soube da morte de Antônio, não conseguiu controlar sua raiva e ordenou que Mauro Jordão derrubasse todos os membros da gangue.

Publicidade

Aproveite para ler:

>Irmandade, 3 ª Temporada na Netflix: Tudo o que sabemos até agora

Publicidade

A morte de Antonio também atormentou Cristina, que finalmente culpou Darlene por isso. Para se proteger, Darlene revela a Edson que Cristina era a delatora da gangue. Entretanto, Cristina tinha provas contra Darlene que convenceram Edson e outros de que, de fato, foi Darlene quem contou à polícia sobre a localização de Scavenger.

Então, Edson ordena que Darlene seja morta. No entanto, a polícia através de Firmino, descobre o esconderijo de Edson. Antes que eles cheguem, Cristina e Edson conseguem fugir.

O fim de Edson

Publicidade

O que vemos em seguida é que Edson estava lentamente perdendo a cabeça. Ele se considerou culpado pela morte de Scavenger e rapidamente tornou as coisas pessoais. Na batalha contra o sistema corrupto, Edson havia perdido todos os seus próximos, e por isso queria se vingar pelos meios mais violentos possíveis. É nesse ponto que Cristina coloca sua sanidade em Irmandade.

Ele queria bombardear uma delegacia, mas Cristina sabia das consequências de tal ataque e tentou persuadir Edson de que em sua vingança, pessoas inocentes poderiam perder a vida, mas Edson estava cego de raiva. E assim, para deter Edson, Cristina deu uma denúncia anônima à polícia sobre seu paradeiro e, na manhã seguinte, Gomes e seus homens cercaram o prédio de Edson.

Edson Morre em Irmandade?

O final de Edson em Irmandade
Imagem: Divulgação/Netflix

Edson não morreu naquela explosão. Em vez disso, ele usou a distração para fugir da polícia. No entanto, a essa altura, Edson tinha certeza de que não era Darlene, que trabalhava como informante da polícia, mas sua própria irmã Cristina, que estava mentindo para ele desde o início. 

No início de sua infância, foi Cristina quem contou ao pai sobre as drogas que Edson estava escondendo em sua casa. Foi assim que o pai soube a verdade sobre o filho no início de Irmandade, ele informou as autoridades, que logo prenderam Edson e o jogaram na prisão em 1974.

Edson nunca saiu da prisão porque sua pena não parava de aumentar devido ao número crescente de crimes dentro da cadeia. Assim, fez dela sua morada pessoal. No entanto, quando Cristina reencontrou Edson depois de 20 anos, ele deu a ela uma segunda chance de se redimir. 

Cristina tentou ajudar a gangue, mas ela queria sair e viver uma vida tranquila, mas Edson nunca deu a seus membros a opção de deixar a Irmandade. Algo semelhante aconteceu com Ivan, que queria deixar o mundo do crime para trás, mas Edson os obrigou a ficar e lutar por sua palavra e sua justiça.

Cristina via seu irmão se transformando lentamente em um violento tirano. Edson precisava morrer, mas conseguiu sobreviver à explosão e chegou na casa de Cristina para matar a irmã. Felizmente, Marcel, que estava escondido perto da janela, atirou em Edson antes que ele pudesse prejudicar Cristina, e Cristina atirou novamente em Edson para confirmar a morte da pessoa que havia destruído sua própria família.

Felizmente, a filha de Edson e Darlene será criada por Marcel e sua esposa, e ela ficará longe das sombras do pai.

O final de Irmandade

No final da 2ª temporada de Irmandade, Cristina e Ivan finalmente conquistaram a confiança da Favela dos Oseas. Na prisão, Jordão libertou Buri da solitária após a morte de Edson. No entanto, Zica assumiu a quadrilha dentro do presídio, e para se vingar de Buri por uma rivalidade passada, convenceu a todos ao seu redor que Buri deu a localização de Edson, por causa da qual ele foi morto. 

Os companheiros de prisão tentaram matar Buri, mas ele fugiu deles. Ele sobreviveu até o final da 2ª temporada, mas Zica prometeu matá-lo em breve. A sequência de encerramento da 2ª temporada mostrava Cristina, Ivan e Flare gerenciando o negócio de drogas de Oseas em sua toca.

Flare traz dinheiro vivo da nova toca, e Ivan rapidamente se move em direção a um mapa na parede onde ele marca mais um território que está sob seu reinado. Com isso, a Irmandade está se expandindo por toda São Paulo.

Certamente, você também vai gostar:

>Heartstopper: 5 Séries parecidas para ver enquanto espera a 2ª temporada

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, incluindo via Youtube.