
Inside Man: A verdade por trás da série da Netflix. A história é Real?
Inside Man é inspirada em uma história real? Saiba tudo
- Publicidade -
Inside Man acaba de chegar a Netflix no Brasil, se tornando uma das produções mais populares do streaming. A série de drama criminal foi criada por Steven Moffat e é estrelada por Stanley Tucci como Jefferson Grieff, um prisioneiro no corredor da Morte.
- Publicidade -
Dessa forma, Inside Man mostra que Grieff ajuda a resolver mistérios na esperança de encontrar redenção, até o dia de sua sentença chegar. Logo, Grieff é envolvido em um caso complexo de pessoa desaparecida que testará seus limites éticos.
O drama de mistério da cidade pequena é cheio de suspense e levanta várias questões. Entre elas, a moralidade de seus personagens a cada passo. A série possui uma vasta abordagem do assunto, focando na humanidade de seus principais personagens.
Exatamente por isso, muitos dos fãs estão questionando se Inside Man é inspirada em algum fato real. Bem como, se o criador da série viu algum caso parecido, que permitiu que criasse a trama. Pois bem, aqui está tudo o que sabemos.
- Publicidade -
A história de Inside Man é real?
Indo direto ao ponto, a resposta é não. Inside Man não é baseada em uma história real. A série de apenas 4 episódios foi produzida pela BBC, embora fora do Reino Unido, a Netflix tenha adquirido os direitos de exibição. No entanto, a história partiu de um conceito original do criador Steven Moffat.
- Publicidade -
Moffat é um dos melhores escritores do Reino Unido e foi o responsável pela aclamada série de mistério Sherlock, estrelada por Benedict Cumberbatch e Martin Freeman. Além disso, o escritor também trabalhou em Doctor Who. Após trabalhar na série de sucesso, Moffat estava inclinado em trabalhar com uma abordagem diferente. Dessa forma, criou a ficção policial.
Ao Radio Times, Moffat detalhou como teve a ideia inicial da série:
“Eu estava pensando em que tipo de detetives não tínhamos. Praticamente desde que Doyle inventou Sherlock Holmes, não houve outro tipo de detetive. Todos eles são todos imitações de Sherlock Holmes”.
- Publicidade -
Dessa maneira, Moffat queria criar um detetive que quebrasse o molde que aparece na mídia. Por isso, ele criou Grieff em Inside Man, tentando apresentar uma nova iteração do arquétipo clássico.
Quem é Grieff em Inside Man?
Na série, Jefferson Grieff é um ex-professor de criminologia preso pela morte de sua esposa. Enquanto os episódios desenrolam, ele aguarda a execução. No entanto, ajuda a resolver crimes complexos para evitar sua punição. Portanto, Grieff representa o tema principal do programa que explora as limitações morais da humanidade.
- Publicidade -
Ao mesmo tempo, a suscetibilidade a um crime hediondo como assassinato. A série examina o que ela vum personagem a cometer assassinato e se tal ação é moralmente justificável. Durante a mesma entrevista, Moffat explicou a visão do mundo de Grieff e como isso afeta o tema principal de Inside Man.
“A área particular de percepção (de Grieff) é que ele sabe que qualquer um pode fazer isso. Ele não está apoiando sua visão de mundo com o conto de fadas que apoia a sua visão de mundo e a minha, que há bondade e bondade, e alguns de nós simplesmente não (comete assassinato)”.
Moffat acrescentou:
- Publicidade -
“Ele sabe – ele está resolvendo crimes do inferno. Ele acredita que todo ser humano é absolutamente capaz do abominável – a vantagem da perda de tudo o que ele valorizava em sua vida é que ele tem o insight que elimina todas as mentiras que sustentam nossa ilusão de segurança”.
Como Moffat desenvolveu a história

Em outra entrevista, Moffat explicou que desenvolveu o enredo básico de Inside Man tentando responder algumas perguntas que o incomodavam profundamente. Ao Gq Magazine, Moffat afirmou:
“Isso não veio para mim como uma ideia de roteiro, mas três coisas com as quais eu sempre me preocupei à toa, às quatro da manhã”.
Assim, ele criou as histórias paralelas do desaparecimento de Janice, Grieff assassinando sua esposa e Harry cometendo crimes para proteger sua família. Em última análise, a série é uma história fictícia que explora a psicologia humana e sua conexão com a criminologia.
Inside Man explora a possibilidade de uma pessoa decente se transformar em um assassino sob certas circunstâncias. Além disso, a série tenta subverter os tropos da ficção policial, apresentando um personagem resolvendo crimes no corredor da morte. Como resultado, a narrativa está enraizada na realidade e tem um senso de urgência que mantém os espectadores investidos.
Então, você já assistiu a série?
Certamente, você também vai gostar:
> Recomeço revela péssima notícia para fãs na Netflix
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.