Harry Potter: Série do Max precisa corrigir grande erro dos filmes
O erro que a série de Harry Potter precisa resolver
A HBO está refazendo os filmes de Harry Potter, mas em formato de série. Isso significa uma oportunidade de corrigir um problema significativo nos duelos dos filmes originais do Mundo Mágico. Essa problemano 2° filme da franquia, a Câmera Secreta e provavelmente aconteceu por conta da tecnologia limitada disponível para efeitos especiais.
No entanto, o problema se repetiu em outros filmes da saga e continuou mesmo nos longas mais recentes de Animais Fantásticos. Agora, o próximo remake de Harry Potter pode finalmente consertar como os duelos bruxos eram feitos na tela e eles podem até usar o videogame Hogwarts Legacy para fazer isso. Duelos mágicos eram comuns em todos os livros da saga entre estudantes e bruxos qualificados.
À medida que Harry crescia e suas habilidades avançavam, esses duelos se tornavam mais complexos e impressionantes. Diferentes feitiços e maldições tinham efeitos únicos sobre os oponentes e usá-los em combinação era o que tornava um mago um grande duelista. Infelizmente, batalhas como as descritas nos livros raramente eram vistos nos filmes.
E quando estas apareciam, elas eram grosseiramente simplificadas. Ainda assim, não há razão para isso continuar no reboot confirmado de Harry Potter.
Os filmes de Harry Potter arruinaram os duelos mágicos
Harry participou pela primeira vez de um duelo bruxo em Harry Potter e a Câmara Secreta. Gilderoy Lockhart usou isso para ensinar a seus alunos de Defesa Contra as Artes das Trevas a maneira correta de enfrentar outro bruxo ou bruxa. No livro, Harry e Draco jogaram tantos feitiços um no outro quanto puderam.
Eles usavam feitiços de cócegas, que faziam as pernas das pessoas se debaterem incontrolavelmente e feitiços que faziam Harry sentir como se tivesse levado uma pancada na cabeça com uma frigideira. Porém, as coisas funcionaram de forma diferente em A Câmara Secreta. Independente do feitiço que Harry e Draco usavam – além daquele da cobra lançado por Draco -, só vemos os personagens voando na tela.
Os efeitos únicos da magia foram eliminados a ponto de os duelos nos filmes de Harry Potter serem pouco mais do que bruxos sendo lançados para trás. Isso continuou em todos os filmes da saga até o Cálice de Fogo, quando um novo problema de duelo apareceu.
Durante o duelo de Harry e Voldemort no cemitério, as varinhas da dupla se conectaram em um fenômeno do mundo mágico que no livro era chamado de Priori Incantatum. Isso aconteceu porque as varinhas de Harry e Voldemort tinham o mesmo núcleo e isso não teria ocorrido da mesma forma durante qualquer outro duelo.
No entanto, os filmes de Harry Potter começaram a lançar o fluxo de magia vermelha e verde em quase todos os duelos de bruxos depois disso. Inclusive em Animais Fantásticos.
O remake pode seguir os exemplos de Hogwarts Legacy nos duelos do remake
A simplificação do duelo nos filmes da saga e em Animais Fantásticos está entre os itens que sempre frustraram significativamente os fãs dos livros há anos. Se os bruxos não estivessem jogando uns aos outros para trás ou ligando suas varinhas em um fenômeno superutilizado, eles estariam disparando feitiços inúteis uns nos outros. Seja como for, era muito menos interessante do que acontecia nos livros.
Felizmente, o remake da HBO dos filmes de Harry Potter promete ser uma adaptação fiel ao livro e, quando se trata de duelo, há um exemplo ótimo que a série pode seguir. O videogame Hogwarts Legacy deixou de lado o estilo de duelo comumente visto nos filmes da saga e restaurou a natureza complexa dos vários feitiços do mundo mágico.
Quando os jogadores enfrentam vilões ou colegas de classe, eles podem fazer seus personagens gritarem encantamentos que realmente têm efeitos únicos em seus alvos. A partir daí, eles aprendem diferentes combinações para esses feitiços, e isso resultou em duelos visualmente impressionantes que fizeram mais justiça aos livros.
Pode dar muito mais trabalho em efeitos especiais, mas se isso significa algumas batalhas incríveis, valerá a pena. Ainda não tem previsão para a estreia da série de Harry Potter.
Certamente, você também vai gostar:
> Bastard volta com 2ª Temporada e data de estreia na Netflix
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.