Publicidade

Hannibal 4ª Temporada: O motivo pelo qual a série não foi salva

Hannibal não foi salva por nenhum streaming. O real motivo

Publicidade

Hugh Dancy não está surpreso que a 4ª temporada de Hannibal não tenha recebido sinal verde, e sua explicação destaca um ponto importante. A série, criada por Bryan Fuller, originalmente durou três temporadas na NBC, de 2013 a 2015.

Ao longo da sua exibição, a série cobriu três romances de Thomas Harris: Dragão Vermelho, Hannibal e a Origem. Apesar da aclamação da crítica e de um culto de seguidores, a NBC cancelou a série antes que a 4ª temporada pudesse acontecer. Isso ocorreu por conta do declínio na audiência.Pouco tempo depois, Fuller iniciou negociações com a Netflix e a Amazon Prime.

Publicidade

A Prime chegou a supervisionar o lançamento internacional de Fuller da adaptação de Deuses Americanos, de Neil Gaiman. Contudo, de nada adiantou as discussões e a 4ª temporada não aconteceu. Mesmo assim, o público fanático e o elenco esperançoso mantiveram vivas as esperanças de uma continuação da série, menos Hugh Dancy.

Hugh dúvida que a 4ª temporada de Hannibal possa acontecer em um cenário dominado por plataformas de streaming. O ator que interpreta Will Graham afirma: “Por um tempo, parecia que os streamings seriam os salvadores de todos. Mas agora houve um corte até nessas plataformas. Programas que são assistidos por milhares de pessoas que não passam de uma 2ª temporada”.

Publicidade

Hannibal não combina com streaming?

Existe um motivo pelo qual Hannibal talvez não funcionasse no streaming. Veja bem. Uma onda de cancelamentos da Netflix fez com que a plataforma de streaming abandonasse vários de seus programas de tv mais populares. Isso inclui séries como 1899, Inside Job e The Midnight Club, apesar de todos terem muitos fãs, boa recepção da crítica, poder de estreia ou todos os itens citados acima.

Por conta dessa série de cancelamentos, não parece que a Netflix esteja atualmente promovendo o ambiente em que a série da NBC sobreviveria. Um programa cult que lida com temas extremamente horríveis como canibalismo e tem imagens gráficas fortes.

Publicidade

A baixa probabilidade da série ser revivida pela Netflix diante dessa onda de cancelamentos e seu preço alto é destacado por Hugh. A verdade é que parece que a Netflix está se concentrando em mega-sucessos como Você e Wandinha.

Estas séries atraíram centenas de milhares de horas de exibição durante as primeiras semanas de lançamento. O que não acontece com séries menores com apelo cult, como Hannibal. Isso faz sentido, financeiramente falando, já que séries com números de exibição maiores oferecem um retorno melhor em cima do investimento da Netflix.

Publicidade

Muito mais do que lançamentos cults menores e ainda por cima, caros. Essa estratégia oferece poucas oportunidades para o salvamentos de séries canceladas. No entanto, o cancelamento consistente da Netflix de programas com grandes números de audiência pode afetar negativamente a imagem da empresa. O público não gosta quando seus programas favoritos são cancelados prematuramente.

Reviver a série não serviria para o streaming

Publicidade

Dado o cenário atual dos serviços de streaming, não fazer a 4ª temporada parece ser a melhor opção para preservar o legado da série. A 3ª temporada do programa ao menos forneceu um final satisfatório para o relacionamento de Will e Hannibal.

Embora a história certamente pudesse ser continuada, o final da série funciona com uma conclusão para o programa. Mesmo que a série fora escolhida para uma 4ª temporada, não há nenhuma garantia de que esse novo capítulo seja feito.

Hannibal: O motivo da série não ser salva em streaming
Imagem: Divulgação/NBC

Ainda mais se considerarmos o cancelamento do filme Workaholics pela Paramount+ cinco semanas antes da produção.Não há dúvidas de que a série teve a sua chance negada de adaptar O Silêncio dos Inocentes, talvez uma das histórias mais interessantes da saga.

Publicidade

Contudo, permanecer como está pode ser preferível do que enfrentar o ambiente tumultuado dos serviços de streaming. Como o protagonista de Hannibal afirma, e com razão, serviços de streaming como a Netflix já foram considerados um refúgio para os programas cancelados pelas redes de tv.

Contudo, agora com o streaming em ascensão, essas plataformas podem igualmente cancelar séries quando bem entenderem. Diante disso, a Netflix ou a Prime Video não são adequados para continuar a série. De qualquer forma, com certeza gostaríamos de ver a série de volta.

Publicidade

Então, você gostaria de ver o retorno do personagem?

Certamente você também vai gostar:

 > Vikings Valhalla: Por que Leif parou de ver Liv?

Publicidade

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.