Grey’s Anatomy: A morte que mudou tudo na série

A morte que mudou tudo em Grey's Anatomy

- Publicidade -

Mark Sloan morreu no início da 9ª temporada de Grey’s Anatomy devido aos ferimentos sofridos no acidente de avião no final da 8ª temporada. Mas sua saída tem um grande impacto no espectador e no universo da série. Mark se tornou um personagem favorito dos fãs no início do programa.

- Publicidade -

Ele apareceu pela primeira vez na 2ª temporada de Grey’s Anatomy, no episódio 18, com uma das entradas mais memoráveis de qualquer personagem. Sua morte foi um grande golpe para a série. Contudo, a maneira como ele morreu e a despedida que recebeu ajudou os espectadores e os personagens a lidarem com a grande perda.

Mark Sloan (Eric Dane) foi morto no episódio 2 da 9ª temporada, mais de seis anos após sua estreia. No tempo de Mark na série, ele experimentou um grande crescimento e foi capaz de morrer em paz. Ao longo de suas 19 temporadas, muitos personagens deixaram a produção ou foram mortos.

Contudo, nem todos tiveram uma despedida tão boa quanto Mark. Dane decidiu deixar Grey’s Anatomy na mesma época que Lexie (Chyler Leigh). Essa decisão acarretou no doloroso acidente de avião que acabou causando a morte dos dois personagens.

- Publicidade -

Mark criou uma família em Grey’s Anatomy

Mark apareceu pela primeira vez em Grey’s Anatomy como o homem que acabou com o casamento de Addison e Derek. Por conta deste status, seria difícil prever que, apenas algumas temporadas depois, ele teria formado uma família no então Hospital Seattle Grace.

- Publicidade -

Publicidade

Ele causou um impacto tão grande que eles mudaram o nome do hospital na temporada seguinte para Grey Sloan Memorial Hospital. A sugestão veio de Jackson, seu pupilo, em homenagem a Mark e Lexie. Além da família que ele criou por meio de sua filha Sofia com Callie e Arizona, ele foi capaz de reparar sua amizade com Derek e criar novos laços também.

Embora a morte de Mark em Grey’s Anatomy fosse um tanto esperada por aqueles ao seu redor, ele teve uma melhora repentina que lhe permitiu falar com seus muitos entes queridos pela última vez e deixá-los com algum conselho sábio.

Ele até deu a Jackson um conselho final: “Se você ama alguém, diga a eles. Mesmo se você estiver com medo de que não seja a coisa certa…você diz, e diz alto, e você parte daí”.  Esta citação agora icônica em referência ao relacionamento de Mark e Lexie foi um exemplo perfeito de quanto Mark cresceu em seu tempo na série e o impacto que ele deixou para trás.

- Publicidade -

Mark ficou com Lexie novamente em Grey’s Anatomy 

Mark e Lexie começaram seu relacionamento intermitente na 5ª temporada da série e se separaram no momento de suas mortes, apesar de seu amor um pelo outro. No entanto, os sentimentos de Mark por Lexie permaneceram fortes até ele falecer.

Mark ficou em coma durante o 1° episódio da 9ª temporada de Grey’s Anatomy. Durante esse período, clipes de flashbacks mostraram seu impacto em muitos personagens e capturaram a personalidade e o crescimento de Mark como um tributo a ele.

- Publicidade -

No casamento de Callie e Arizona, perguntaram a Mark com quem ele estaria dançando no casamento de sua neta em 60 anos, e ele respondeu: “Bem, isso é fácil. Lexie Grey”.  Quando Lexie morreu no final da 8ª temporada, Mark estava ao lado dela mais uma vez.

Isso foi confirmado pela visão de Meredith na praia na 17ª temporada da série, quando ela viu os dois juntos e felizes novamente. Dizer adeus a Mark foi difícil, mas retratar a perda dessa maneira deu algum conforto para sua despedida em Grey’s Anatomy.

A morte de Mark também atingiu derivada

- Publicidade -

A morte de Mark em Grey's Anatomy
Imagem: Divulgação/ABC

A despedida de Mark não se limitou apenas a série original, ela também foi exibida no 100° episódio do spin-off Private Practice. Mark apareceu em apenas dois episódios da série, mas sua história com personagens remonta anos antes da série original começar.

Ele estava ligado a estes personagens por ter se envolvido com Addison e Amélia, que viraram suas amigas posteriormente. Além de Naomi e Sam, que eram amigos da escola de medicina. Addison ficou compreensivelmente perturbada quando soube da morte de Mark. Isso mostrou o alcance de seu impacto como personagem e amigo.

Não é sempre que o impacto de um personagem transcende o programa que está. Contudo, Mark se encaixou perfeitamente nos lugares onde Grey’s Anatomy e Private Practice se cruzaram no universo. Ao matar Mark apenas no 2° episódio da 9ª temporada ao invés de eliminá-lo direto no episódio do acidente, deu ao personagem e ao espectador tempo para aceitar sua morte.

Além, é claro, de lamentá-la da forma que seu personagem merecia. Os dois primeiros episódios da 9ª temporada de serviram como homenagem a Mark, e Private Practice adicionou um plus a mais neste momento. Tudo isso fez com que a saída do personagem fosse ainda mais impactante na história.

Mas e você, ficou triste com a saída de Sloan?

Certamente, você também vai gostar:

Smallville tem a cena mais sombria de Lex Luthor de todos os Supermans

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.