Gavião Arqueiro: Final explicado. O que acontece com Kate e Clint?

Entenda o final da 1ª temporada de Gavião Arqueiro e o que a série estabelece para o futuro da Marvel.

Gavião Arqueiro foi a 4ª série da Marvel Studios no Disney+ em 2021, ano em que o MCU (Universo Cinematográfico da Marvel) deu início de vez em sua Fase 4. Contudo, o seriado do vingador menos favorito veio com um diferencial muito bem-vindo, já que se tratou de uma pequena aventura de Natal.

publicidade

A princípio, essa nova série não empolgou a todos, já que ela iria trazer um dos personagens menos aclamados pelos Marvetes do mundo. Mas, por se inspirar em um arco muito aclamado das HQs, a história conseguiu preencher nossas incertezas com novos personagens e elementos empolgantes.

E, agora que todos os 6 episódios da série já estão disponíveis na plataforma, restam muitas dúvidas. Portanto, venham conosco, da Streamings Brasil, para entender tudo o que ocorreu no final da série e descobrir o que a 2ª temporada de Gavião Arqueiro e as próximas produções do MCU podem aproveitar de todo este caos natalino. Arcos prontos? Bora lá!

 

Yelena Belova: o destino da atual Viúva Negra do MCU

- Publicidade -

Florence Pugh como Yelena Belova em Gavião Arqueiro do MCU da Marvel Studios no Disney+
(reprodução: Marvel)

Assim como apresentado pela cena pós-créditos de Viúva Negra (2021), Yelena, ainda em luto pela irmã, Natasha, aceita um contrato da misteriosa Valentina “Val” Allegra de Fontaine (aquela mesma de Falcão e o Soldado Invernal), a qual aponta Clint Barton como o responsável pelo evento. Dessa forma, a “nova” Viúva rastreia o Gavião Arqueiro até Nova Iorque, na época do Natal de 2024 (o exato período da série).

Como resultado, Yelena tenta cumprir seu contrato no fim do 4º episódio do seriado, onde acaba sendo interrompida por Maya e Kate. Em seguida, ela tenta se aproximar da novata, Bishop, para alertá-la sobre Clint e, eventualmente, também acerca de sua mãe, Eleanor, a qual descobre-se ser a tal criminosa.

- Publicidade -

Veja também: Gavião Arqueiro 2ª temporada: Data de estreia no Disney+, elenco, enredo e notícias

Florence Pugh como Yelena Belova e Hailee Steinfeld como Kate Bishop em Gavião Arqueiro do MCU da Marvel Studios no Disney+
(reprodução: Disney+)

Finalmente, o 6º episódio de Gavião Arqueiro trouxe outro encontro entre Kate e Yelena, o qual ocorre em meio ao evento natalino da Bishop Security, onde a Viúva Negra tenta finalizar sua missão. Em suma, Kate falha em impedi-lá e se irrita por gostar ainda mais dela. Mas, principalmente, Yelena poupa Barton ao ouvi-lo assobiar da mesma forma que ela e Natasha faziam durante sua infância em Ohio.

- Publicidade -

E o que deve acontecer com ela?

Florence Pugh como Yelena Belova e Hailee Steinfeld como Kate Bishop em Gavião Arqueiro do MCU da Marvel Studios no Disney+
(reprodução: Disney+)

De certo, sabemos que Yelena Belova abriu os olhos acerca dos fatos sobre a morte de sua irmã, o que encerrou de vez sua sede de vingança e a livrou de um luto infinito. Então, mesmo que a personagem de Florence Pugh ainda não tenha sido oficializada em futuros projetos (séries ou filmes), sabe-se que ela não vilanizará mais, mas, sim, será como a irmã.

Em conclusão, segundo teorias, os eventos da Fase 4 do MCU e a sua história nas HQs, Yelena há-de vir novamente em uma das próximas séries “urbanas” da casa, como Echo (spin-off de Gavião Arqueiro) ou She-Hulk. Ademais, ela também pode se unir a um novo supergrupo. Por exemplo, os eventuais Jovens Vingadores, ou até mesmo os Thunderbolts (de Val e John Walker, o Agente Americano).

 

Jack e Eleanor Bishop: qual será o futuro deste “casal”?

Vera Farmiga como Eleanor Bishop e Tony Dalton como Jack Duquesne em Gavião Arqueiro do MCU da Marvel Studios no Disney+
(reprodução: Marvel)

Por outro lado, todos os Bishop (Kate, Eleanor e Jack) – que chegaram no MCU em Gavião Arqueiro – tiveram finais inusitados, com Kate firmando uma parceria oficial com Clint Barton, Eleanor presa pela morte de Armand, e Jack tendo sido absolvido por todas as suspeitas e acusações dessa temporada.

Inegavelmente, tais desfechos nos deixam curiosos acerca de como ambas as figuras paternas de Kate hão-de retornar em uma eventual 2ª temporada de Gavião Arqueiro, ou até mesmo em outros projetos da Marvel Studios e da Disney+. Por isso, existem teorias de que Jack, assim como nas HQs, possa se tornar o “Espadachim”, que ora é vilão, ora é herói.

Agora Eleanor, que na série substituiu Derek Bishop – já que nas HQs é o pai de Kate quem sobrevive e se torna um vilão –, pode tanto seguir como vilã no MCU quanto mudar para um caminho de redenção. Contudo, os fãs teorizam que a personagem possa sofrer uma fusão com outra antagonista das HQs, que se chama “Madame Máscara”.

 

Maya, Kazi e O Rei do Crime: o que os aguarda no MCU?

Alaqua Cox como Maya Lopez, Vincent D'Onofrio como Wilson Fisk e Fra Fee como Kazi em Gavião Arqueiro do MCU da Marvel Studios no Disney+
(reprodução: Marvel)

Sem de dúvidas, o maior antagonista de Gavião Arqueiro foi um trunfo guardado a sete chaves pela Marvel: Wilson Fisk, o Rei do Crime. Afinal, foi o “Fat Man” que esteve por trás da Gangue do Agasalho de Ginástica, da aparição do Ronin na vida de Maya e também dos negócios criminosos dos Bishop.

Em suma, o personagem – que foi vivido mais uma vez por Vincent D’Onofrio, o seu mesmo intérprete em Demolidor, da Netflix – foi reintroduzido no MCU após ter o seu vídeo ao lado de Eleanor revelado por Yelena. Posteriormente, vemos que ele criou Maya depois de mandar o Ronin matar seu pai. Mas, claro, ele obstruiu tal informação dela.

Por fim, o 6º ep de Gavião Arqueiro traz Fisk levando uma surra de Kate após ele ir atrás de Eleanor, que buscava fugir de vez dos negócios de seu falecido marido, Derek. Como resultado, o “grandão” fuge por um beco, onde ele é encontrado por Maya após ela ter sido obrigada a matar Kazi para ir embora.

 

Será que Maya matou Kazi?

Alaqua Cox como Maya Lope e Fra Fee como Kazi em Gavião Arqueiro do MCU da Marvel Studios no Disney+
(reprodução: Marvel)

De fato, Maya Lopez foi uma das personagens mais bem desenvolvidas em Gavião Arqueiro, uma vez em que a sua motivação – assim como a de Yelena – era de se vingar de Barton (mesmo que não ele em específico, mas, sim, o Ronin). Portanto, descobrir a traição de sua “família” (Fisk e Kazi) fez com que ela tentasse fugir de Nova Iorque e de seus demônios.

Contudo, ao lembrar do quão importante Kazi foi em sua vida, desde que eram crianças, Maya tenta alcançá-lo para convencer ele a fugir também. Mas, ele nega, dizendo que essa é a vida dele e que não há como andar em dois mundos. Sendo assim, Kazi obriga Maya a esfaqueá-lo. Porém, seu corpo não é mostrado, por isso teorias indicam que ele voltará como seu álter ego das HQs, o criminoso “Palhaço”.

 

Maya acabou de vez com Fisk?

Vincent D'Onofrio como Wilson Fisk em Demolidor e em Gavião Arqueiro do MCU da Marvel Studios no Disney+
(reprodução: Marvel)

Por último, como dissemos, Fisk foge de uma loja de brinquedos destruída por sua luta com Kate e se depara com Maya. Assim, ele tenta convencê-la de que são “família” e de que familiares “nem sempre concordam”. Apesar disso, a cena de encerra com ela apontando uma arma para a cabeça dele. Então, a câmera sobe e ouvimos um som de tiro [fatal?].

Em conclusão, diremos que não, o Rei do Crime não chegou em Gavião Arqueiro para simplesmente ser descartado de todo o MCU. Afinal de contas, ele é um dos mais icônicos vilões da casa, e também, a Marvel Studios não recontrataria D’Onofrio sem ter planos futuros para ele. Portanto, essa última cena foi uma releitura de uma semelhante das HQs.

Então, quando iremos nos encontrar de novo com o personagem? Bem, provavelmente na série spin-off “Eco“, que trará Maya como protagonista. Porém, é esperado que o Rei do Crime se reúna também ao Homem-Aranha, Demolidor e outros arquinimigos, em breve. Até lá, comemoremos sua reintrodução!

 

Kate Bishop e Clint Barton: a Gaviã e o Gavião Arqueiro

Jeremy Renner como Clint Barton e Hailee Steinfeld como Kate Bishop em Gavião Arqueiro do MCU da Marvel Studios no Disney+
(reprodução: Marvel)

Assim como o fim de Gavião Arqueiro, discutiremos também por último a situação atual da então oficial e promissora dupla formada por Clint Barton e Kate Bishop. Primeiramente, com certeza houve êxito ao vermos a série adaptar a dinâmica deles criada nas HQs de Matt Fraction e David Aja (2012 – 2015).

Ainda, o seriado acaba quando Kate é introduzida na família Barton, que descobrimos possuir mais de um ex-agente S.H.I.E.L.D., já que Laura recebe um Roléx de volta, que possui a insígnia da agência e um nº 19 gravados atrás. Portanto, isso pode ter indicado que ela já foi a Agente 19 / Harpia do MCU. Apesar destes mantos já terem vindo por meio da personagem Bobbi Morse, na série “descanonizada” Agentes da S.H.I.E.L.D. Então, o que será dela?

Linda Cardellini como Laura Barton (Agente 19 ou Harpia) em Gavião Arqueiro do Disney+
(reprodução: Marvel)

Agora, nos resta saber também como é que a dupla de arqueiros voltarão ao MCU, seja por filme, uma nova série, ou o mais provável: a 2ª temporada de Gavião Arqueiro. Fato é que, desde o início o seriado trouxe em seu título o nome de heroína de Bishop. Uma vez que em inglês “Hawkeye” é um codinome unissex. Então, que venham mais flechas especiais!

Jeremy Renner como Clint Barton e Hailee Steinfeld como Kate Bishop em Gavião Arqueiro do MCU da Marvel Studios no Disney+
(reprodução: Disney+)

Quer saber mais sobre Gavião ArqueiroEcho e de mais outras estreias da Marvel no Disney+? Então não deixe de acompanhar a Streamings Brasil por aqui e também em nosso canal do YouTube!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.