Game of Thrones arruinou a história de Cersei e Jaime
Game of Thrones ignorou profecia e acabou arruinando arco de Cersei e Jaime
É ponto pacificado entre os fãs de Game of Thrones que o arco da história de Cersei e Jaime foi arruinado na última temporada. Os showrunners da série e a equipe de roteiristas tinham à disposição ótimas possibilidades para encerrar a história dos irmãos Lannister, mas infelizmente decidiram ignorar tudo e “enxugaram” suas respectivas tramas.
Imagine a frustração dos espectadores após acompanhar por anos o desenvolvimento de Jaime, que de fato se tornou uma pessoa melhor. Apenas para ele subitamente voltar para sua “amante irmã” e morrer ao seu lado. Como se as últimas temporadas de evolução do personagem tivessem sido em vão.
Ademais, para além dessa frustração, tudo fica ainda pior quando levamos em conta a Profecia do Valonqar, que é explorada mais a fundo na saga literária de R. R. Martin. A tal profecia poderia ser a ferramenta perfeita para fornecer um final adequado aos irmãos Lannister em Game of Thrones. No entanto, a série esnobou sua importância e praticamente a cortou do enredo.
A profecia para os irmãos Lannister em Game of Thrones
Os fãs mais dedicados devem se lembrar de uma importância profecia sobre os filhos de Cersei Lannister. Ela afirmava que todos os bebês morreriam, um por um. A questão é que a profecia tinha uma segunda parte, e ela foi ignorada em Game of Thrones.
“[…] E quando suas lágrimas o tiverem afogado, o valonqar envolverá suas mãos em torno de sua garganta pálida e estrangulará a sua vida”, afirmava a segunda metade do prenúncio.
Na mitologia de R. R. Martin, “Valonqar” significa “irmão mais novo” em Alto Valiriano. Portanto, a suposição muito óbvia seria que a profecia previa a vinda de Tyrion Lannister, o único anão na família Lannister (e na série em geral). Considerando que Tyrion matou sua amante Shae estrangulando-a, isso definitivamente parecia uma finalização viável para sua odiada irmã.
Outras interpretações da profecia
Por outro lado, também havia uma segunda interpretação da profecia em Game of Thrones: valonqar poderia se referir não à altura física, mas sim à idade. Enquanto Tyrion ainda era o mais novo dos três irmãos Lannister, Jaime nasceu depois de Cersei. Ele era ligeiramente mais jovem.
Com efeito, muitos fãs especularam que a profecia antecipava Jaime matando sua amante e irmã no futuro. E vendo a direção em que seu arco narrativo estava se encaminhado, isso também era uma opção completamente viável. Jaime poderia ter cuidado de sua amada para salvar mais pessoas de morrerem — algo semelhante ao que Jon fez com Daenerys.
Inegavelmente isso seria um final bastante adequado para a história de amor e ódio dos gêmeos e o arco de personagem de Jaime em Game of Thrones. Mas, em vez disso, ele retrocedeu narrativamente à primeira temporada da série e fez a única coisa que claramente não deveria fazer: voltou para Cersei. Apenas para morrer ao seu lado.