Game of Thrones arruinou a história de Cersei e Jaime

Game of Thrones ignorou profecia e acabou arruinando arco de Cersei e Jaime

- Publicidade -

É ponto pacificado entre os fãs de Game of Thrones que o arco da história de Cersei e Jaime foi arruinado na última temporada. Os showrunners da série e a equipe de roteiristas tinham à disposição ótimas possibilidades para encerrar a história dos irmãos Lannister, mas infelizmente decidiram ignorar tudo e “enxugaram” suas respectivas tramas.

- Publicidade -

Imagine a frustração dos espectadores após acompanhar por anos o desenvolvimento de Jaime, que de fato se tornou uma pessoa melhor. Apenas para ele subitamente voltar para sua “amante irmã” e morrer ao seu lado. Como se as últimas temporadas de evolução do personagem tivessem sido em vão.

Ademais, para além dessa frustração, tudo fica ainda pior quando levamos em conta a Profecia do Valonqar, que é explorada mais a fundo na saga literária de R. R. Martin. A tal profecia poderia ser a ferramenta perfeita para fornecer um final adequado aos irmãos Lannister em Game of Thrones. No entanto, a série esnobou sua importância e praticamente a cortou do enredo.

A profecia para os irmãos Lannister em Game of Thrones

- Publicidade -

Os fãs mais dedicados devem se lembrar de uma importância profecia sobre os filhos de Cersei Lannister. Ela afirmava que todos os bebês morreriam, um por um. A questão é que a profecia tinha uma segunda parte, e ela foi ignorada em Game of Thrones.

“[…] E quando suas lágrimas o tiverem afogado, o valonqar envolverá suas mãos em torno de sua garganta pálida e estrangulará a sua vida”, afirmava a segunda metade do prenúncio.

- Publicidade -

Publicidade

Na mitologia de R. R. Martin, “Valonqar” significa “irmão mais novo” em Alto Valiriano. Portanto, a suposição muito óbvia seria que a profecia previa a vinda de Tyrion Lannister, o único anão na família Lannister (e na série em geral). Considerando que Tyrion matou sua amante Shae estrangulando-a, isso definitivamente parecia uma finalização viável para sua odiada irmã.

Game of Thrones arruinou o arco da história de Cersei e Jaime
Imagem: Divulgação / HBO Max

Outras interpretações da profecia

- Publicidade -

Por outro lado, também havia uma segunda interpretação da profecia em Game of Thrones: valonqar poderia se referir não à altura física, mas sim à idade. Enquanto Tyrion ainda era o mais novo dos três irmãos Lannister, Jaime nasceu depois de Cersei. Ele era ligeiramente mais jovem.

Com efeito, muitos fãs especularam que a profecia antecipava Jaime matando sua amante e irmã no futuro. E vendo a direção em que seu arco narrativo estava se encaminhado, isso também era uma opção completamente viável. Jaime poderia ter cuidado de sua amada para salvar mais pessoas de morrerem — algo semelhante ao que Jon fez com Daenerys.

Inegavelmente isso seria um final bastante adequado para a história de amor e ódio dos gêmeos e o arco de personagem de Jaime em Game of Thrones. Mas, em vez disso, ele retrocedeu narrativamente à primeira temporada da série e fez a única coisa que claramente não deveria fazer: voltou para Cersei. Apenas para morrer ao seu lado.

- Publicidade -

Certamente, você também vai gostar:

> How i Met Your Mother tem grande easter egg que os fãs não viram