Game of Thrones: A cena que não faz nenhum sentido na série
Cena de Game of Thrones não faz qualquer sentido na série
Arya Stark matando o Rei da Noite no episódio 3 da 8ª temporada de Game of Thrones pode ter sido uma surpresa bem-vinda para os fãs no início. Mas, ao olharmos para trás no programa, veremos que não apenas não faz sentido, como também encerra de forma abrupta um longo mistério sem uma conclusão satisfatória.
Por que os Vagantes Brancos são construídos como um ameaça existencial apenas para serem despachados por uma adolescente em Game of Thrones? Como Arya, como salvadora, combina com a profecia de Azor Ahai? Por que os Vagantes Brancos existem e quais são seus objetivos? Se o Rei da Noite acabou sendo tão fácil de matar, por que os espectadores passaram anos com medo dele?
Ao revisarmos essa escolha de narrativa chocante, mas confusa, veremos por que ela se destaca entre todas as cenas da série que fazem zero sentido.
Como Arya matou o Rei da Noite em Game of Thrones
Game of Thrones fez um esforço para justificar a morte do Rei da Noite pelas mãos de Arya. A série, inclusive, deu alguns indícios em episódios anteriores antes do momento acontecer. Quando Arya esfaqueia o Rei da Noite, ela usa uma adaga valiriana chamada Catspaw. A mesma lâmina que quase matou Bran na 1ª temporada.
Mas nesse episódio de Game of Thrones, porém, Arya a usa para justamente salvar a vida de Bran. Usou-se vidro de dragão no cabo da adaga, o mesmo material usado para criar o Rei da Noite milhares de anos atrás. Nos episódios anteriores ao fatídico momento, vemos Arya se aproximando furtivamente de Jon, imitando o mesmo movimento que ela faz para se aproximar do Rei da Noite.
Os fãs também vêem o famoso movimento de trocar a adaga de mãos na 7ª temporada da série. O mesmo movimento que lhe permite matar o Rei da Noite na 8ª temporada. Sem contar que toda a jornada de Arya a leva de uma criança mal-humorada a uma assassina furtiva. Portanto, existem alguns eventos anteriores que configuraram Arya como a assassina do Rei da Noite.
Não faz sentido Arya ter matado o Rei da Noite
Apesar disso, existem muitas razões mais importantes pelas quais Arya matando o Rei da Noite não faz sentido no contexto mais amplo de Game of Thrones. Para começar, toda a trajetória da série aponta para Jon Snow como o herói que inevitavelmente vai se deparar com o Rei da Noite. Ele tem lutado e lidado com os Vagantes Brancos desde a 1ª temporada.
Jon encara o Rei da Noite várias vezes, aparentemente provocando um confronto no futuro. A profecia de Azor Ahai implica que ele ou Daenerys ou uma combinação dos dois salvará a humanidade dos Vagantes Brancos. Então, depois de anos preparando os fãs para esta luta épica, Arya acaba matando o Rei da Noite de uma hora para outra. Como assim?
Arya não apenas apareceu aleatoriamente e salvou o mundo, mas Jon e Daenerys quase não se envolveram na destruição do Rei da Noite em Game of Thrones. Na verdade, Arya ainda poderia ter matado o Rei da Noite, mesmo que Jon e Daenerys ficassem em casa, levantassem os pés e bebessem um pouco de chá.
Para ter esse final, então por que fizeram do casal a personificação de “As Crônicas de Gelo e Fogo”? Está mais para “Adolescente assassinada furtiva sem rosto”.
Game of Thrones é conhecido por surpreender o público
Para ser justo, porém, a série sempre usou essa técnica de surpreender o público mudando as expectativas. Aqueles que não leram os livros de antemão ficaram chocados com a morte de Ned Stark e horrorizados com o Casamento Vermelho. Então, talvez alguém possa argumentar que Arya matando o Rei da Noite é outra reviravolta inesperada que subverte as expectativas do público em Game of Thrones.
O problema, porém, está no fato de que tanto a morte de Ned Stark quanto o Casamento Vermelho fazem sentido no contexto da série. Podem ser eventos surpreendentes, mas, em retrospectiva, podemos ver claramente porque os personagens fizeram as escolhas que fizeram. Também podemos, novamente em retrospecto, ver como esses eventos se encaixam na história geral.
Com essas surpresas, parece que há um ponto, apesar delas parecerem algo inesperado em Game of Thrones. Até certo ponto, se parece muito com aquele premissa da diferença entre um susto em um filme de terror e um filme de terror assustador. Qualquer um pode chocar o público, mas a diferença está em como eles conquistam o espectador de uma forma que faça sentido e tenha significado.
Os Vagantes Brancos não serviram para nada
Além da decisão de fazer Arya matar o Rei da Noite, parece que no final das contas, os Vagantes Brancos se tornaram insignificantes, apesar da construção feita em torno desses vilões. Durante anos, a série fez os fãs acreditarem que a politicagem e as disputas entre os personagens sedentos por poder não significavam nada em comparação com a ameaça iminente dos Vagantes Brancos.
No entanto, a história toma outro rumo no final, fugindo dessa construção em cima deles em Game of Thrones. No final das contas, os Vagantes Brancos morrem e a série volta com suas histórias sobre politicagem e brigas. Portanto, isso levanta a questão: para que incluir os Vagantes Brancos na história se ia terminar dessa forma?
E mais, para que incluir vários mistérios sobre os Vagantes Brancos se eles nunca seriam resolvidos? Quem exatamente são essa criaturas? O que significa sua aparência assustadora? Talvez, faça sentido que a série não responda essas perguntas tediosas. Mas levantar essas questões e nunca respondê-las não parece uma ideia.
A Falta de respostas sobre os Vagantes Brancos
Parece que a falta de respostas sobre os Vagantes Brancos tem mais a ver com a falta de planejamento do que com uma escolha consciente e deliberada. Claro, inúmeros fãs ficaram insatisfeitos com a última temporada de Game of Thrones. Arya matando o Rei da Noite está entre as muitas reclamações por parte do público.
Mas, ao contrário de algumas opções de narrativa que incomodaram os fãs, a série deu a entender que os Vagantes Brancos seriam importantes para o programa. Que eles teriam grande influência para o futuro da série. A cena de abertura do seriado, inclusive, começa com eles.
Porém, a Arya matando o Rei da Noite de forma tão rápida acabou minando toda essa construção feita em cima dos personagens ao longo de Game of Thrones. Por isso essa cena não faz sentido.
Então, o que você acha?
> Os anéis de Poder terá várias mudanças na Terra Média
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.