FILMAÇO com Meryl Streep é uma das joias esquecidas da Netflix
Filmaço com direito a todo o talento de Meryl Streep, protagonista da trama, para elevar o elenco
A reunião de Meryl Streep e Steven Soderbergh, respectivamente, atriz e cineasta definidores de uma geração inteira do cinema, só poderia gerar um filme impactante e arrebatador. É o caso de A Lavanderia, lançado em 2019 como original Netflix.
A trama está intrinsecamente ligada ao escândalo de proporção global conhecido como ‘Panama Papers’, que escancarou documentos confidenciais de multinacionais em paraísos fiscais offshore. O caso expôs políticos, empresários, celebridades e autoridades estatais de dezenas de países.
O filme inicia com um acidente de barco fatal para o marido da personagem vivida por Meryl Streep. Nesse ínterim, ela se recupera do evento e busca uma indenização. Logo, descobre inúmeras fraudes e lavagem de dinheiro envolvendo toda sorte de agentes políticos e econômicos (de políticos a terroristas!).
Meryl Streep protagoniza A Lavanderia com outros nomes de peso
Além de Meryl Streep, 21 vezes indicadas ao Oscar, completam o elenco Antonio Banderas e Gary Oldman, vivendo personagens ligados a esses esquemas criminosos. A Lavaderia não tem medo de citar nomes: inclusive, menciona a antiga empresa Odebrecht, conhecida pelo escândalo do Petrolão.
Como toda boa obra de Steven Soderbergh, o filme usa e abusa do sarcasmo para abordar seus temas mais espinhosos… Ao passo que faz uso de cenas que quebram a quarta parede, estabelecendo diálogos diretos com o público.
Ademais, a história é apresentada em capítulos, decisão acertada do roteirista Scott Z. Burns. Cada qual representa um segredo a ser desvendado. Vale citar no elenco, além da sempre maravilhosa Meryl Streep, os atores David Schwimmer, Jeffrey Wright, Sharon Stone e James Cromwell.
Crítica social misturada com bom humor
Steven Soderbergh, em A Lavanderia, adota uma abordagem que entrelaça humor negro e crítica social para expor as negociações internacionais corruptas e práticas ilegais envolvendo empresas de fachada e subornos. O filme concentra sua crítica nos Estados Unidos e suas taxas de juros, utilizando o humor como uma ferramenta acessível para desmantelar as complexidades desses temas e revelar as falcatruas presentes nas negociações internacionais.
Apesar da intenção louvável, algumas análises argumentam que o filme fica aquém ao tentar equilibrar o entretenimento com a abordagem de questões críticas. Conhecido por sua destreza em produções mais descontraídas e criativas, como a trilogia Onze Homens e um Segredo e Logan Lucky: Roubo em Família, Soderbergh é, segundo algumas críticas, mais eficaz nesse estilo de filme.
Entretanto, é inegável o mérito de trazer à tona um escândalo que impactou milhões de pessoas ao redor do mundo. E com o talento de Meryl Streep para elevar o elenco. Ademais, o filme não apenas destaca a corrupção nas negociações internacionais, mas também destaca a importância de expor eventos que afetam vastas comunidades globalmente.
Sinopse de A Lavanderia, original Netflix com Meryl Streep
No submundo do mercado financeiro, ocorria um colossal esquema global de lavagem de dinheiro envolvendo proeminentes figuras políticas e do ramo empresarial, datado ao menos desde os anos 1970.
Eis que em 2017, o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação publicou o maior vazamento de informações potencialmente criminosas da história. O dossiê, um amontoado de 11,5 milhões de arquivos secretos (e contaminados de corrupção ativa e passivos), foram obtidos a partir do escritório de advocacia Mossack Fonseca, no Panamá.
Como resultado, o vazamento balança vigorosamente a esfera pública – e uma crise na política internacional.
Ramón Fonseca (Antonio Banderas) e Jürgen Mossack (Gary Oldman) comandam o tal Mossack Fonseca, um escritório que gerencia dezenas de empresas.
Nesse ínterim, juntos, eles se envolvem em toda sorte de fraude, sempre dispostos a faturar mais alguns milhões. O crime da vez seria o desvio do pagamento de uma indenização a Ellen Martin (Meryl Streep). Após seu marido Joe (James Cromwell) falecer devido a um acidente de barco.
Ciente de que está sendo passada para trás, Ellen decide investigar sozinha o escritório de advocacia que está lhe dando calote. Ao longo do filme, Antonio Banderas, Gary Oldman e Meryl Streep entregam atuações poderosas – e por vezes, hilárias. Não deixe de conferir!