Fé Nas alturas tem história real? A verdade por trás do filme

Conheça a verdade por trás de Fé Nas alturas

- Publicidade -

Fé Nas Alturas é um emocionante filme de drama que narra a trágica experiência da família White. Doug White, um farmacêutico de 56 anos, junto com sua família, embarca em um avião para Archibald, Louisiana. Após a morte de seu piloto, Doug age imediatamente para proteger seus entes queridos.

- Publicidade -

Ele contata o controle de tráfego aéreo para ajudá-lo a pousar o avião fretado. Doug já tinha pilotado, mas não este modelo em questão. O filme Fé Nas Alturas é dirigido por Sean McNamara e apresenta performances convincentes do talentoso conjunto de atores que inclui Dennis Quaid, Heather Graham e Jesse Metcalfe.

Se a narrativa emocionante e realista deste filme deixou você curioso para saber se ela é ou não baseada em uma história real, então você está no lugar certo. Logo abaixo você descobre junto com a gente se o longa é ou não baseado em uma história real.

Fé Nas Alturas é baseado em uma história real?

- Publicidade -

Sim, Fé Nas Alturas é baseado em uma história real. É o verdadeiro conto heróico de Doug White e sua família, que foi transformado em um roteiro épico de Brian Egerton. Conforme relatos, Doug e sua família compareceram ao funeral de seu irmão e estavam em um voo de volta para Louisiana em abril de 2009.

Assim, em Fé Nas Alturas, eles embarcaram em um King Air, seu avião fretado particular, em Marco Island, Flórida. Logo após a decolagem, contudo, Joe Cabuk, o piloto aposentado de seu jato, ficou inconsciente. Tudo que a família ouviu foi um som incomum depois que a cabeça do piloto bateu em algum lugar.

- Publicidade -

Publicidade

Doug assumiu o avião e se comunicou por rádio com a torre de controle para informá-los sobre a situação. Agora o nome do filme faz mais sentido, certo?! Ao se comunicar com a torre, Doug pediu para que eles lhe ajudassem a fazer um pouso de emergência.

O Aeroporto Internacional de Fort Myers estava pronto para receber o avião e vários voos foram encaminhados. Lisa Grimm, uma piloto experiente e controladora de tráfego aéreo no Miami Air Route Traffic Control Center, pediu a Doug para desligar o piloto automático e controlar o avião manualmente.

Anteriormente, Doug tinha feito aulas de voo por 150 horas, mas ele operava um Cessna 172 monomotor. Um modelo bem diferente da aeronave que ele teria que pousar em Fé Nas Alturas. Mas por conta da sua experiência anterior, mesmo com um avião diferente, ele precisou de apenas 20 minutos para aprender a mecânica do avião. Ele estava calmo e composto durante todo o incidente.

- Publicidade -

Doug salva a família e tem que lidar com o corpo do piloto

O corpo de Joe Cabuk caiu sobre o assento e Doug pediu à esposa que o ajudasse com a situação. Ela também ficou surpresa ao vê-lo manter a calma, mas por dentro ele estava super estressado.

Acredita-se que ele pediu a sua família para orar bastante. As filhas vomitaram e choraram com o desenrolar do incidente, mas levaram suas orações a sério. Foi disso, inclusive, que surgiu o nome Fé Nas Alturas.

- Publicidade -

Doug realmente pilotou o avião para salvar sua família em Fé Nas Alturas?

Doug anteriormente voou com o Cessna a uma altura de 7 mil pés. Mas neste modelo, ele precisava ficar a pelo menos 10 mil pés de altura. Ele entrou em uma “zona” enquanto a equipe transmitia informações de um piloto da King Air para Doug.

Fé Nas alturas tem história real? A verdade por trás do filme
Imagem: Divulgação/Amazon Prime Video

- Publicidade -

Isso foi feito para que ele pudesse entender melhor a mecânica do avião para não ficar totalmente confuso na hora de pousar o modelo. Depois de vários percalços, a família retratada em Fé Nas Alturas chegou ao seu destino. Doug sentiu uma conexão com os controladores de tráfego aéreo e passou a ter um novo respeito por eles.

Ele também acreditava que não recompensam a equipe de forma justa por seus esforços. A equipe que ajudou Doug recebeu a mais alta honraria na cerimônia da Associação Nacional de Controladores de Tráfego Aéreo realizada em Orlando, na Flórida.

A família teve a chance de conhecer seus salvadores e todos aplaudiram o sucesso da colaboração. Em entrevista à Fundação AOPA, Doug deu mais detalhes sobre o incidente. Ele disse:

“Havia campainhas, luzes âmbar, buzinas, era como um circo. A única coisa em que eu estava me concentrando era em manter a velocidade no ar e as asas niveladas. Você sabe, apenas pilote o avião.”

Ele também falou sobre o pouso retratado em Fé Nas Alturas:

“Foi bem tranquilo, para ser honesto. Não quicou e nem pulou. Ele simplesmente pousou e parou a 3500 pés ou menos. Perguntei em qual pista eles queriam que eu usasse.”

Doug perguntou do rádio a Joe antes dele morrer

De alguma forma, antes da morte de Joe, ele perguntou sobre o rádio e como usá-lo. Doug falou:

“Eu estava interessado em ouvir o controle de tráfego aéreo, olhar pela janela e aprender sobre o sistema IFR. E não sei porque fiz isso, mas me lembro de perguntar a Joe qual botão apertar para usar o rádio.”

Fé Nas alturas tem história real? A verdade por trás do filme
Imagem: Divulgação/Amazon Prime Video

A coincidência parece nada menos que um milagre. Se Doug não fizesse as perguntas certas, as chances de sua sobrevivência seriam quase nulas.

Assim,é desnecessário dizer que Fé Nas Alturas é um filme biográfico de sobrevivência que retrata como, durante uma tragédia, as estrelas podem se alinhar e guiá-lo por meio de uma experiência de quase morte.

Isso mostra o verdadeiro poder de ser controlado, não hiperventilar e seguir o caminho lógico em uma situação prejudicial. Sempre mantendo uma mentalidade positiva.

É claro que nem todo mundo consegue fazer isso, mas dá para ver no filme como essa postura de Doug foi claramente um dos motivos pelos quais ele conseguiu salvar sua família e a si mesmo. Além, é claro, do fato dele já ter pilotado algumas vezes.

Isso com certeza foi outro “detalhe” que fez diferença no resultado final dessa história. Mesmo que ele nunca tivesse pilotado um King Air. No final das contas, apesar da situação horrível, parece que o destino conspirou para dar tudo certo. Fé Nas Alturas está disponível no catálogo do Prime Video.

Certamente, você também vai gostar:

> As Pequenas coisas da Vida tem história real? A verdade por trás da série

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da sua série favorita.